Samsung vs Huawei – Será que a Samsung quer perder a guerra?

Samsung vs Huawei – Os últimos relatórios de contas da Samsung, indicam que o departamento ‘Mobile’ está em queda. Entretanto, alguns rivais estão num tremendo crescimento. Onde podemos destacar a gigante Chinesa, Huawei!

É que no seu crescimento surpreendente, já ultrapassou a Apple, e tem agora todas as armas apontadas ao trono da Samsung.

Hmm… Será que isto é propositado? Será que a Samsung está a deixar que a Huawei roube o trono?

Realmente pode parecer estranho dizer que a fabricante que ocupa atualmente o primeiro lugar no ranking de vendas, esteja a pensar dar o seu lugar a um rival direto.

Mas vamos por partes…

Recentemente, a Samsung anunciou num comunicado que iria investir fortemente nas seguintes áreas:

  • AI
  • 5G
  • Mercado Auto
  • Biofarmaceutica

E talvez as mais importantes para este artigo, ‘Semi-Condutores’ e ‘Ecrãs’, de forma a cimentar a liderança que a Samsung conquistou nos últimos meses.

Contudo, o mais interessante deste comunicado de imprensa… é que não existe qualquer menção a investimento em Smartphones! Isto, por parte da empresa que lidera o mercado a nível mundial!

Será que os planos da Samsung não passam por uma aposta nos smartphones?

A Samsung A Huawei

Afinal de contas, se olharmos para os lançamentos de 2018, a empresa não primou pela inovação… Lançando um S9/S9+ igualzinho ao S8 do ano passado, e um Note 9, que apesar de contar com algumas melhorias, é também ele uma cópia do Note 8 de 2017.

É preciso salientar que, apesar da falta de inovação, estes smartphones são sem qualquer dúvida topos de gama de relevo, e discutivelmente, os melhores aparelhos do mercado. Mas não é preciso ter um olho analítico, para perceber que a Samsung baixou um pouco o seu ritmo de inovação, e por consequência, a aposta no mercado de smartphones.

As características mais importantes dos topo de gama da Samsung, como o ecrã AMOLED curvo ou até a S-Pen… Não são qualquer novidade no mercado, no fundo, já andam por cá há vários anos.

Isto, enquanto a competição, nomeadamente, vinda da China, está a postar fortemente no mercado, trazendo características inovadoras!

Como sistemas de três câmeras traseiras, sensores de impressão digital no ecrã, câmeras frontais ‘pop-up’, que por sua vez, trazem consigo os ecrãs REALMENTE ‘infinitos’.

Tudo características, que há alguns anos, esperaríamos da Samsung… No entanto, chegaram ao mercado pelas mãos da Huawei, Vivo e Oppo.

Dito isto, o mercado é como o algodão… Não engana!

A Samsung A Huawei

No segundo trimestre de 2018, as vendas caíram em 8.3 milhões de unidades, em relação ao mesmo período do ano passado. Em paralelo, a quota de mercado da Samsung, também caiu em cerca de 2%

Ao mesmo tempo, a Huawei cresceu imenso, aumentando as vendas em 15.7 milhões de unidades, e ganhando cerca de 5% de quota de mercado! Aliás, a própria empresa já ‘ameaçou‘ que irá ultrapassar a gigante Sul Coreana no fim do próximo ano… O que na realidade, não é um futuro muito distante, é já no próximo ano!

Será que a Samsung está mesmo a tirar o pé do acelerador?

A resposta é bastante simples, o mercado de smartphones está a ficar cada vez menos lucrativo, enquanto que o fabrico de semi-condutores, módulos de memória e até ecrãs, começa a ser um negócio cada vez maior para a empresa.

Por isso, faz todo o sentido, que o foco da Samsung esteja apenas a mudar, dos smartphones, para os semi-condutores e módulos de memória!

Afinal de contas, as vendas mundiais de smartphones estão neste momento em queda! Aliás, é uma tendência que já vem de há algum tempo atrás.

Isto, porque os mercados mais desenvolvidos, como os Estados Unidos e a Europa, estão completamente saturados.

Similarmente, até o mercado Chinês está agora em queda. Dito isto, os únicos mercado com um crescimento real, são os mercados dos países em desenvolvimento, como a Índia.

No entanto, é um mercado que apenas olha para os modelos ‘Budget’, e por isso, as margens de lucro são muito baixas.

A Samsung A Huawei Samsung vs Huawei
Xiaomi Pocophone F1

O mercado de smartphones está a transformar-se lentamente no mercado de PC’s! Usamos todos os dias, são essenciais para a nossa vida, mas… Não precisamos de comprar um novo todos os anos.

Devido a isto, o mercado está a ficar mais pequeno, e por isso, fazer lucros também se tornou bastante mais complicado.

No fundo, no mercado de telemóveis, os fabricantes têm três areas em que podem apostar:

  • Hardware
  • Software
  • Marca

Em suma, têm Hardware que mais ninguém tem, software único com funcionalidades exclusivas… Ou então, uma marca extremamente popular, que venda o produto sozinha. (coff coff Apple)

Pensem bem… Nos últimos anos, chegou ao mercado alguma funcionalidade realmente inovadora, e realmente necessária?

Quando à Marca, a Samsung era realmente um supra-sumo! Mas, hoje em dia, as fabricantes Chinesas já a apanharam, e já fazem eventos de lançamento gigantescos, e criam hype no mercado, que antigamente não se via.

A Samsung A Huawei Samsung vs Huawei
Evento de Lançamento – Huawei Honor 10

Para finalizar, isto não quer dizer que a Samsung não volte a apostar nos smartphones! Afinal de contas, até já confirmou a apresentação do seu tão esperado telemóvel dobrável para Novembro.

Isto, já para não falar de todo ‘Hype’ que se encontra à volta do Galaxy S10.

Em suma, a Samsung está apenas a fazer aquilo que a Sony fez há alguns anos

A Samsung A Huawei Samsung vs Huawei

Como deve saber, o departamento de telemóveis Sony Xperia está em queda há vários anos, no entanto, a empresa conseguiu triplicar o seu valor na bolsa.

Como?

Fácil, focando-se noutros mercados! Nomeadamente, no mercado de semi-condutores, ao vender sensores de imagem como se não houvesse amanhã. E em paralelo, apostando no seu ecossistema Playstation, que está mais lucrativo que nunca.


Samsung vs Huawei – O que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!