A Oppo lançou oficialmente na China o seu mais recente smartphone, o Find X, que segue algumas tendências do setor. No entanto, adiciona outras que vão, sem dúvida, chamar à atenção dos utilizadores. O aspeto mais notável é que vem com um ecrã praticamente sem molduras e sem monocelha, a grande moda de 2018.

Na China, este dispositivo está disponível em três variantes. Temos um modelo de 128GB, outro com 256GB e por fim uma edição premium que responde pelo nome de Lamborghini Edition.

Oppo Find X: Design

O design do Oppo Find X é realmente algo que não passa despercebido, tanto na parte frontal, como traseira. Nesta última, importa destacar sem dúvida um estilo que faz lembrar o Huawei P20, já que aposta em gradientes, sendo que as cores mudam um pouco mediante o ângulo de visão.

Oppo Find X

Entretanto este dispositivo não possui uma saída para auscultadores, sendo que a porta USB tipo-C pode ser utilizada para esse efeito. A bandeja do cartão SIM está localizada na parte inferior do dispositivo juntamente com o alti-falante, enquanto os botões de volume estão localizados no lado esquerdo da moldura, com o botão de ligar à direita.

Oppo Find X: Um ecrã inovador e uma câmara frontal também

Para retirar a monocelha mas ainda assim dar uma experiência de ecrã total, a Oppo optou por esconder a câmara frontal, algo a que chamou Câmara 3D Stealth. Quando o utilizador quiser tirar uma fotografia, o módulo de câmara aparece e posteriormente volta-se a esconder. Assim é possível à Oppo oferecer uma verdadeira experiência de ecrã total.

Encontramos um painel de 6,4 polegadas com uma proporção de 19:5:9. É verdade que isto não é uma tecnologia nova, uma vez que o Vivo NEX utiliza algo semelhante. Ainda assim neste ponto a OPPO ganha. É que a taxa de rapidez a deslizar o módulo de câmara é de 93,8%, ou seja, mais rápida que no modelo concorrente. Entretanto a OPPO também chama ao seu ecrã, ecrã panorâmico. Isto deve-se à combinação de duas partes de vidro com o ecrã frontal para criar um efeito de visão panorâmico.

Oppo Find X: Especificações

O Oppo Find X vem com um ecrã de 6,4 polegadas, OLED, que disponibiliza uma resolução Full HD. Ao nível do processador destaca-se um Qualcomm Snapdragon 845, que se junta até 8GB de RAM e opções de armazenamento que vão até 256GB. No total, existem duas variantes, uma com 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento e outra com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. Também importa destacar o suporte para armazenamento expansível através de um cartão microSD.

esta

Ao nível da bateria, o Find X vem com uma bateria de 3,730mAh que pode ser recarregada através de uma porta USB Tipo-C e, embora não utilize a tecnologia QuickCharge da Qualcomm, ainda pode ser recarregada rapidamente graças à tecnologia proprietária da Oppo.

Oppo Find X: Câmaras

As câmaras parecem ser a verdadeira estrela da companhia, com o Find X a disponibilizar uma câmara 3D de 25 megapixéis na parte frontal que utiliza inteligência artificial e inclui um sistema de análise 3D. Já na parte traseira está uma configuração de câmara dupla com um sensor de 16 megapixéis e um sensor secundário de 20.

Mas vamos centrar-nos na câmara frontal. Conforme referimos estamos perante um sensor de 25 megapixéis com capacidades de inteligência artificial. Na realidade existem dois sensores à frente, mas apenas um está vísivel. O outro, no fundo, é uma câmara de infravermelhos utilizada para a funcionalidade de reconhecimento facial.

A câmara frontal também pode ser utilizada para os emoticons 3D. No fundo, o que é possível fazer com os topos de gama da Samsung e do iPhone X. Quanto às câmaras traseiras, possuem Estabilização Ótica de Imagem, focagem automática, Flash de LED de Tom Duplo e aberturas de f/2.0 para ambos os sensores.

Oppo Find X: Sistema operativo e conetividade

O Oppo Find X executa o sistema operativo ColorOS 5.1 baseado no Android 8.1 Oreo. É um equipamento Dual-SIM, o que significa que pode utilizar dois serviços diferentes. Importa ainda destacar a conectividade Bluetooth 5.0, bem como Wi-Fi 802.11a / b / g / n / ac. O Find X também virá com o Assistente do Google e vai receber a versão beta do Android P.

Oppo Find X: Preço

Olhando para as especificações deste equipamento facilmente percebemos que ele não será barato. Assim, na Europa vai ser possível adquiri-lo por 999 Euros.