Ligue-se a nós

Android

Análise/Review – Samsung Galaxy S9+, o Android mais poderoso?

Nuno Miguel Oliveira

Publicado a

Huawei P20 Samsung Galaxy S9

Um dos smartphones mais esperados do ano passou pelas nossas mãos, nomeadamente o Samsung Galaxy S9 / S9+ e com ele também chegaram várias perguntas.

  • O Galaxy S9 é o melhor telemóvel do momento ?
  • A Câmara é realmente inovadora ?

Em suma, vale a pena comprar o novo topo de gama da Samsung ?

Estou a testar o Samsung Galaxy S9+ desde dia 13 de Março e posso dizer com toda a certeza que estamos aqui a falar de um dos melhores telemóveis à venda actualmente, no entanto acho que a Samsung podia e devia ter feito ainda melhor.

Por um lado olhamos para o Samsung Galaxy S9 ou S9+ e vemos um aparelho extremamente poderoso, bonito e com uma câmara fotográfica espectacular, mas é assim tão diferente do modelo do ano passado, o Galaxy S8 ?

E mais, qual é a melhor escolha, S9 ou S9+ ?

Diferenças entre o Galaxy S9 e o Galaxy S9+

Galaxy S9Galaxy S9 Plus
Tamanho do ecrã5.8”, 570ppi6.2”, 529ppi
Dimensões147.7 x 68.7 x 8.5 mm158.1 x 73.8 x 8.5 mm
Peso163 g189 g
Bateria3,000mAh3,500mAh
Câmera12MP traseira/8 MP frontal12 MP ângulo Amplo + 12 MP Tele-foto /8MP Frontal
Memória RAM4GB6GB

A Samsung fez algo que pessoalmente não gosto, diferenciou ainda mais os dois modelos topo de gama. Este ano, para além do tamanho do aparelho, tamanho do ecrã e capacidade da bateria, o Galaxy S9+ tem uma câmara traseira extra e mais 2 GB de memória RAM que o seu irmão mais pequeno.

Ou seja, se quiser o topo dos topos de gama da Samsung, o Galaxy S9 não serve e vai ter de optar pelo Galaxy S9+, mas porquê que temos de fazer esta escolha?

Pessoalmente se tivesse o Galaxy S9 e o S9+ à minha frente, com as mesmas especificações, escolheria sempre o S9, devido ao seu tamanho.

Mas há mais! O Galaxy S9+ não tem uma câmara a mais. O Galaxy S9 é que tem uma câmara a menos !

Muitos dos principais rivais da Samsung já disponibilizam todos os seus topos de gama com sistemas de câmara dupla! Deixando mais uma vez o Galaxy S9 em desvantagem face à concorrência.

Mas vamos voltar à Análise / Review… Em equipa que ganha não se mexe não é ?

É verdade e como ex-treinador que sou, percebo perfeitamente essa ideia. O Galaxy S8 foi uma aposta ganha da Samsung. Aliou desempenho a um design brutal, mas no entanto, sendo a Samsung uma das maiores potências tecnológicas do mundo, devia ter feito muito mais.

Se colocarmos o S9 ao lado do S8, vai ter dificuldade em perceber qual é qual e isso não é bom. E mesmo em termos de desempenho, se tiver um S8 no bolso, ou até mesmo um S7, será que vale a pena o investimento na actualização ?

Leia as próximas linhas para tirar a sua conclusão.

Ecrã

Samsung Galaxy S9 S9+

O Galaxy S9, tal como o Galaxy S8 no passado, tem o melhor ecrã do mercado, aqui não há qualquer tipo de discussão.

Acham que é por acaso que a Apple compra o ecrã do iPhone X à Samsung ? Desenganem-se. Se há coisa que a Samsung sabe fazer é ecrãs OLED com qualidade brutal.

O Ecrã do Galaxy S9+ oferece uma qualidade difícil até de explicar, a reprodução de cor, o brilho e até a clareza do conteúdo no ecrã é indiscritível. A isto junta-se a excelente resolução Quad HD+ (2960×1440) e 529 ppi do ecrã de 6.2”.

Após vários anos de utilizadores a queixarem-se das cores dos ecrãs Super AMOLED da Samsung, parece que a empresa conseguiu finalmente alcançar a perfeição.

O Galaxy S9 também é inteligente o suficiente para perceber os seus hábitos, aumentando ou diminuindo o brilho do ecrã consoante a situação em que se encontra, tendo em conta as situações em que o fez manualmente.

E claro, a curvatura antigamente denominada por ‘Edge’ está de volta, aproveitando a própria construção do aparelho para aumentar a ilusão de ecrã ‘infinito’, incluíndo como é costume algumas funções escondidas, que pode configurar a seu gosto.

Design

A Samsung optou por não mudar drasticamente o design do ano passado, o que é perfeitamente aceitável tendo em conta que o S8 ainda é um dos telemóveis mais bonitos do mercado.

Mas a verdade é que existem algumas diferenças, a começar pelos materiais usados.

O Galaxy S9 usa agora vidro ‘Gorilla Glass 5’ tanto na frente como atrás, tornando-o ainda mais resistente a quedas e/ou riscos, diminuindo um pouco a necessidade de utilização de uma capa(vidro continua a ser vidro, use uma capa!).

O corpo de alumínio parece ser um pouco mais robusto e por isso também um pouco mais ‘premium’.

As grandes diferenças estão na traseira, com a mudança na posição do sensor de impressão digital para debaixo da câmara (ou câmaras se estivermos a falar do S9+).

No entanto, não sou muito fã da nova posição até porque passo a minha vida a sujar a lente das câmeras… a saliência não é profunda o suficiente e o sensor também podia estar um pouco mais afastado, como alguns rivais da gigante Sul Coreana fazem. Algo que pode ser corrigido com uma boa capa.

As margens do Galaxy S9 encolheram em média cerca de 1.2mm, o que não é uma diferença significativa mas é um passo na direção certa para a eliminação das margens num futuro muito próximo.

Foi mantida a saída para auscultadores e o botão Bixby…

Este botão é das coisas que menos gosto no aparelho e tenho dificuldade em perceber sequer a sua existência. Mas pior que ele existir, é não ter qualquer tipo de relevo para diferenciação.

Perdi a conta das vezes que tentei diminuir o volume e abri a Bixby, isto porque os botões são iguais e é impossível identificar qual é qual apenas com o toque. Em 2018 ter de olhar para os botões para perceber onde estou a carregar não faz o mínimo sentido.

Em suma, meter uma capa neste menino pode ser doloroso, mas provavelmente necessário até porque um novo ecrã para este bicho pode ser bastante caro… choose wisely !

Câmera

Samsung Galaxy S9 S9+

A câmera foi um dos focos da Samsung para o novo topo de gama de 2018 !

Dito isto, o Galaxy S9/S9+ é o primeiro smartphone de sempre a incluir uma lente com abertura adaptável, funcionalidade pensada para deixar entrar mais luz e reduzir os artefactos na captura de imagem, ou seja, aumentar a qualidade fotográfica do seu telemóvel.

A ideia deste sistema é mudar entre duas aberturas, uma mais fechada de f/2.4 para ambientes com mais luz e outra mais aberta de f/1.5 para situações com pouca luz.

A abertura muda automaticamente quando a câmara deteta pouca luz, mudando entre as duas aberturas. Mas claro que se não gostar dos algoritmos da Samsung, pode mudar a abertura manualmente no modo ‘Pro’.

Melhor do que ler o que eu escrevo aqui, é ver as fotos que tive a oportunidade de tirar com pouca luz.

Fotos com pouca luz

Fotos durante o dia

Live Focus ou Foto com Efeito ‘Bokeh’

Para quem não sabe este modo produz um efeito com fundo desfocado, frequentemente utilizado para reduzir distrações e enfatizar o assunto primário, ou… então apenas tirar aquelas fotos porreiras para o Instagram.

Samsung Galaxy S9 S9+ Review

Galaxy S9 vs Galaxy S8 – Comparação de fotos com pouca luz

Muito se falou da re-definição da câmera fotográfica, por isso deixamos aqui uma comparação entre o Galaxy S8 e Galaxy S9 em fotos com pouca luz.

Samsung Galaxy S9 S9+

Galaxy S8

Samsung Galaxy S9 S9+

Galaxy S9

Tirem as vossas próprias conclusões.

Super Câmera Lenta

A outra nova funcionalidade é a câmera super lenta, capaz de capturar vídeo a 960fps, transformando um instante de 0.2 segundos num vídeo de câmara lenta de 6 segundos.

Com muita luz, é fantástico como podem ver no vídeo acima, desde que mantenha o telemóvel estável na sua mão enquanto filma. Pode usar o modo automático, que começa a câmara lenta assim que identifica movimento no quadrado assinalado no ecrã, mas provavelmente será melhor fazê-lo manualmente, não vá perder o timing correcto.

No entanto, com pouca luz vai ter dificuldade em fazer um vídeo com qualidade, com alguns soluços na imagem devido à captura de luz que fica um pouco estranha, provavelmente devido à quantidade de informação que o telemóvel recebe neste modo.

AR Emoji

Samsung Galaxy S9 Review

Criação de um AR Emoji – Exemplo

Os AR Emoji também fazem parte da lista de novas funcionalidades do telemóvel, sendo a resposta da Samsung aos Animoji da Apple, permitindo a criação de um avatar 3D com base na sua própria face.

Mesmo com um setup bastante fácil, rápido e intuitivo, o resultado final fica um pouco aquém da solução da Apple, por vezes até assustador ! A personalização da personagem é limitada e é também visível que a deteção facial fica a anos luz da câmera TrueDepth do iPhone X, com o avatar a ter imensas dificuldades em imitar a expressão do utilizador.

Um ponto positivo são os .gifs que são gerados no acto da criação do avatar, algo bastante divertido de enviar no Facebook ou WhatsApp em conversas com os nossos amigos.

Conclusão da Câmara

Em suma, esperava um pouco mais da câmara do Galaxy S9, o que não dizer que o telemóvel não seja capaz de tirar fotos fantásticas, porque consegue. Só que tendo em conta todo o ‘Hype’ e até a campanha da empresa, não acho que seja uma evolução assim tão grande em relação ao ano passado ou até mesmo à concorrência existente e prestes a chegar ao mercado.

No geral, se quiser um telemóvel capaz de tirar fotos fantásticas, o Galaxy S9+ é sem qualquer tipo de dúvida a melhor ou uma das melhores escolhas do mercado.

Som

O novo sistema de som é uma aposta ganha da Samsung. Com uma segunda coluna localizada na parte de cima do aparelho, o volume é agora significativamente mais alto e claro do que antes, oferecendo uma maior imersão em jogos e ou filmes.

A Samsung diz que o novo sistema é 40% mais alto que o anterior, algo que tive oportunidade de comprovar ao acordar toda a gente às 3h da manhã ao abrir o Spotify com o volume no máximo. Tudo isto graças à tecnologia Dolby incluída com o dispositivo, que até pode ajustar manualmente nas definições.

Desempenho

O Samsung Galaxy S9+ é sem dúvida neste momento o Android mais poderoso no mercado, como podem ver pelos resultados de desempenho em baixo:

  • AnTuTu 3D Benchmark – 247510 pontos
  • GeekBench Benchmark – Single-Core: 3736 | Multi-Core: 8875

Ao contrário de outros mercados em que o S9 conta com o Qualcomm Snapdragon 845, em Portugal o processador é o Samsung Exynos 9810, mas isto não é mau, nem a primeira vez que a marca faz isto, os dois processadores são equivalentes.

As aplicações abrem rapidamente, salvo algumas excepções, o que julgo ser por falta de optimizações dos programadores destas aplicações. Melhor que isso é conseguir ter quase todas as apps do smartphone abertas ao mesmo tempo, sem nenhuma fechar graças aos 6GB de memória RAM.

Irá navegar pelo TouchWiz, conhecido também como Samsung Experience (amado por uns, odiado por outros) sem qualquer problema, fora um soluço ou outro.

Navegar na internet é fantástico, o Chrome desliza como se fosse manteiga e os jogos também! Pode jogar qualquer jogo neste telemóvel com uma performance brutal. Dou o exemplo do Tekken que correu quase como no meu PC Gaming.

Escusado será dizer que com o Galaxy S9 ou S9+ irá conseguir trabalhar, jogar ou até tudo ao mesmo tempo sem qualquer tipo de problema.

Bateria

Samsung Galaxy S9 Review

Tendo em conta que estou a testar a versão Plus, com uma bateria de 3500 mAh, esperava mais do novo topo de gama da Samsung.

No entanto irá com toda a certeza aguentar um dia de uso exigente, por exemplo, na quinta feira passada, saí de casa pelas 6h da manhã, tive de usar a partilha de Internet devido à excelente qualidade do Wi-Fi da ‘muy nobre’ FCUL e ainda cheguei a casa por volta das 23h com 15%.

Mas não se aventure, pois se não o carregar, no segundo dia provavelmente vai passar bastante tempo offline.

Preço e Disponibilidade

O Galaxy S9 está disponível desde dia 16 de Março na Phone House em várias cores a partir dos 869€ com a variante S9+ a partir dos 969€.

Conclusão

O Samsung Galaxy S9+ é sem dúvida um excelente telemóvel e se o comprar vai ter certamente máquina para vários anos.

No entanto é impossível não ficar um pouco desiludido e dizer que esta actualização podia sem qualquer problema ser chamada de Galaxy S8.1 ou Galaxy S8s.

Com o Galaxy S9/S9+ a oferecer o mesmo design e ecrã do S8 do ano passado com alguns refinamentos noutras partes, é provável que muitos consumidores esperem pelo modelo do próximo ano que provavelmente irá ser feito de raiz com um design nunca antes visto.

Dito isto, os refinamentos feitos neste aparelho, pegam num bom telemóvel(S8), e levam-no a um patamar de excelência(S9).

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro computador aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

9 Comentários

9 Comments

  1. luis viegs

    26 Março, 2018 at 14:18

    Gostava de ver comparado o S 9/9+ com o Note 8

  2. Nobre Luso

    13 Abril, 2018 at 17:18

    Olá a todos os fãs da SAMSUNG, sobretudo aos que – tal como eu – são os felizardos donos do fantástico e lindo GALAXY S9+
    Na verdade, além de ser o mais avançado smartphone da actualidade (e nesta data, 13 Abril 2018, já está nas lojas o Wuawei 20 Pro), continua a ser o mais elegante e admirável dispositivo Android!

    Eu poderia escrever milhares de linhas de apreço sobre o Galaxy S9+
    Mas acrescentarei apenas que, tendo partido do Galaxy 1 e tendo comprado todos os modelos com número ímpar (1, 3, 5, 7Edge e agora o 9+), este é mesmo o melhor smartphone do mundo!

    Até ao Galaxy S11+…

  3. Maria cidalia

    4 Maio, 2018 at 18:27

    Eu tenho o Samsung s9plus mas acho que vem com defeito… o auta voz liga sozinho cada vez que faço ou recebo uma chamada. Tambem deixo de ouvir por alguns segundos quando estou ao telefone. Já é o segundo que tenho porque me trocaram o primeiro pelo mesmo problema. Estou desiludida… um telemóvel tão caro e com um falho destes …

Partilhe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Publicidade

Hardware

Entretenimento

Publicidade

Auto

Jogos


Copyright © 2018 Leak.pt Todos os direitos reservados