Ligue-se a nós

Android

Análise: Samsung Galaxy Note 9, o pacote completo!

Nuno Miguel Oliveira

Publicado a

Já tivemos a oportunidade de testar o mais recente topo de gama da Samsung, o Galaxy Note 9! Se estão curiosos acerca do novo topo de gama nas próximas linhas contamos tudo.

Contudo, é preciso dizer que após a análise ao Galaxy S9+, fiquei algo desiludido com a Samsung… Será que passados 6 meses a marca se redimiu?

  • Análise/Review – Samsung Galaxy S9+, o Android mais poderoso? – Clique aqui!

Dito isto, vamos ademais à análise propriamente dita!


Introdução

O Samsung Galaxy Note 9 é um pouco maior e um pouco mais poderoso que o seu antecessor. Mas também é preciso dizer que é ligeiramente mais caro.

Em paralelo, é o maior telemóvel Android que irá conseguir comprar em 2018!

Tem um ecrã Super AMOLED de 6.4” e uma super bateria de 4000mAh que irá facilmente aguentar todo o dia mesmo com um uso intensivo.  Isto já para não falar da hipótese de conseguir meter as mãos em 1TB de armazenamento aliado a 8GB de memória RAM. (Na configuração mais alta, claro está)

No entanto, nem tudo é positivo,  o Bixby continua a ser ‘estranho’, ainda não temos Android 9.0 Pie… E se o antecessor ja era caro, este não fica nada atrás!

A verdade é que irá conseguir quase tudo o que o Note 9 oferece no agora significativamente mais barato Galaxy S9+. Mas também é verdade que são os pequenos refinamentos do Galaxy Note 9 que fazem deste aparelho um telemóvel fenomenal.

Design

Como deve imaginar, é extremamente difícil identificar as diferenças entre o Galaxy Note 8 e o Galaxy Note 9 olhando apenas para a frente do aparelho… Algo que já tínhamos sentido com o Galaxy S9 e S9+! Afinal de contas, 2018 foi o ano dos ‘refinamentos’ para a Samsung.

Pois bem, isto não quer dizer que tudo tenha ficado igual! Pois, o Note 9 tem agora um ecrã ligeiramente maior com 6.4”. No entanto, o telemóvel em si é ligeiramente mais pequeno, mas mais largo e grosso que o Note 8.

As curvas do ecrã ajudam muito no manuseamento do aparelho, tornando-o confortável, mas claramente muito difícil de usar apenas com uma mão. Os botões laterais continuam numa posição facilmente acessível, e mantêm o ‘click’ audível que toda a gente gosta.

E talvez o mais importante no design deste telemóvel… Não existe qualquer tipo de ‘Notch’! A Samsung continua a sua demanda contra a infame ‘monocelha’ e ainda bem, é uma autêntica lufada de ar fresco neste mercado de clones do iPhone X.

É na traseira de vidro que irá encontrar a maior diferença no design em relação ao Note 8.

De forma semelhante ao S9, o sensor de impressão digital está agora colocado numa posição bem mais confortável para o utilizador, logo abaixo do sistema de duas câmaras.

Se bem que preferia que estivesse um pouco mais abaixo, e talvez com uma saliência maior… Pois, dei por mim a ter de olhar para a parte de trás do aparelho para conseguir usar o método de autenticação.

Ecrã

O ecrã Super AMOLED de 6.4” é simplesmente fenomenal! Já o tinha dito na análise do Galaxy S9+, mas volto a sublinhar… A Samsung tem DE LONGE o melhor ecrã do mercado! Não é por acaso que até a própria Apple decidiu usar painéis da sua rival no iPhone X e seus sucessores, a empresa Coreana continua imbatível nesta área.

A resolução de 2960 x 1440 torna a experiência de utilização do smartphone um autêntico mimo, no entanto precisa de mudar a resolução, pois o aparelho vem por defeito com a resolução de 2220 x 1080 para poupar bateria. Dito isto, as cores são bem saturadas e precisas, e claro que sendo um ecrã AMOLED, os pretos são simplesmente fantásticos.

Multimédia

Consumir conteúdos multimédia HDR no ecrã ‘Infinito’ do Note 9 é uma experiência que todos os amantes de tecnologia deviam de ter pelo menos uma vez na vida!

E claro que o facto da entrada áudio de 3.5mm ainda se manter é também excelente. Mas se não gostar de usar auscultadores, pode ainda contar com um bom par de colunas estéreo.

Câmaras

As câmaras do Note 9, são exatamente as mesmas que equipam o Galaxy S9 Plus!

Ou seja, uma lente de 12MP com estabilização ótica de imagem e abertura variável. (capacidade de trocar entre f/1.5 e f/2.4 consoante as condições de luz). Bem como uma segunda lente de 12MP f/2.4 e também estabilização ótica de imagem, que é usada para o ‘Modo Retrato’ da Samsung, mas também possibilita um zoom ótico de 2x.

A nível de Hardware, a Samsung decidiu utilizar os mesmos componentes do Galaxy S9+, porque sinceramente, o sistema continua super poderoso! Contudo, isto não quer dizer que a empresa não tenha tentado melhorar o sistema via software!

Isto porque, o que torna o sistema de câmaras do Note 9 único, é o uso de Inteligência Artificial! Que conta com duas novas funcionalidades, ‘Otimização de Cena’ e ‘Deteção de Falhas’.

Embora isto não seja novidade nenhuma no mercado! Afinal de contas, é algo que já existe no mercado há algum tempo nos telemóveis da Huawei e da LG.

Dito isto, o Note 9 consegue identificar até 20 cenários! Desde um por do sol até um animal de estimação, em que irá automaticamente afinar a exposição, cor e contraste da foto para a tentar melhorar.

  • Sim… Tentar! Nem sempre o efeito é o que desejávamos, mas é algo que também acontece nas rivais.

É preciso também dizer, que com o mesmo sistema de câmaras, temos também acesso ao fantástico modo de ‘Câmara Super Lenta’ de 960FPS!


Aqui têm alguns exemplos do poder das câmeras do Note 9.

Dia

Noite


Câmera frontal

Similarmente, o Note 9 conta ainda com uma câmara frontal de 8MP f/1.7. Que consegue capturar imagens decentes em ambientes de pouca luz, e fotos muito satisfatórias com boa iluminação! Mas que deixa um pouco a desejar em relação às câmeras traseiras…

Claro que os AR Emojis continuam, agora com mais opções de personalização! Mas o sistema continua muito aquém do sistema da Apple, conseguindo ter resultados quase assustadores.

Performance

Tal e qual como a maioria dos smartphones deste ano, o Galaxy Note 9 conta com um Qualcomm Snapdragon 845! Ou então não… Pois em Portugal, a Samsung comercializa os seus Galaxy S e Galaxy Note com o seu próprio SoC Exynos, que no fundo sao equivalentes à solução da Qualcomm.

 

O que teoricamente significaria uma performance bastante semelhante ao Galaxy S9, mas é algo que não corresponde à verdade! É notório que o Note 9 é bem mais ágil que o seu irmão mais velho, possivelmente devido às otimizações que a Samsung mencionou na apresentação

É preciso ainda dizer que poderá encontrar este telemóvel com 6GB ou 8 GB de RAM consoante o estado da sua carteira e claro estado psicológico no momento da compra.

Em suma, é preciso dizer que nunca tive qualquer problema de performance com o novo Note! Mas é bem provável que seja devido ao novo sistema de arrefecimento da Samsung.

Afinal de contas, a Samsung implementou um novo sistema de ‘Water Carbon Cooling’ para manter o processador o mais fresco possível! Sim, aqueles sistemas de arrefecimento a água que vemos nos PC’s super entusiastas já chegaram aos telemóveis!

Basicamente, jogar títulos intensivos como ‘Fortnite‘ causam um aquecimento excessivo do processador, que por sua vez, baixa a sua performance para tentar diminuir a temperatura… É uma luta performance vs calor, em que o único derrotado é o utilizador. Por isso, este novo sistema ajuda a manter o processador mais fresco durante mais tempo, mantendo o telemóvel com um desempenho sem ‘soluços’.

Já temos a ‘Oreo’ mas onde está o ‘Pie’?

A Google já lançou o Android 9.o Pie há algum tempo. Certamente que a Samsung teve a oportunidade de lançar o seu Note 9 com a versão mais recente do sistema operativo da Google… Mas não o fez!

Por isso, o software que irá encontrar no Note é igualzinho ao que já encontrava no Galaxy S9. Incluindo a Skin ‘TouchWiz’… Ups, ‘Samsung Experience’.

Dito isto, a clássica loja ‘Galaxy Apps’, e aplicações próprias da Samsung continuam pré-instaladas no aparelho, algo que pessoalmente não sou o maior fã, mas admito que pode ter a sua utilidade para alguns utilizadores.

A nova S-Pen

A S-Pen é o que torna os Galaxy Note únicos no mercado! Mas agora, está ainda melhor! A Samsung apetrechou ainda mais a ‘S-Pen’, tornando-a até um utensílio divertido.

A ‘stylus’ tem agora conectividade Bluetooth, por isso, pode utilizá-la remotamente para controlar algumas funções do seu Note 9.

Além disso, é agora um add-on bastante porreiro para a experiência fotográfica!

Como podemos ver pelo facto de quando tira a ‘S-Pen’ mantendo pressionado o seu único botão, a aplicação de câmera é lançada automaticamente!

  • Carregue uma vez para tirar uma foto, ou carregue duas vezes para tocar entre a câmera traseira e câmara frontal.

Torna a confusão que é tirar uma foto de grupo algo estupidamente simples! Além disso, é algo que está aberto aos programadores. Por isso é possível que veja mais aplicações a utilizar as novas capacidades da ‘S-Pen’ no futuro.

No entanto, com Bluetooth, a Samsung teve também de implementar uma bateria neste gadget! Que consegue carregar completamente após 40 segundos dentro do Note 9. (Autonomia de 30 minutos)

Bateria

Primeiramente, claro que com uma bateria de 4000mAh, o Note 9 vai ser capaz de aguentar um dia de uso intensivo! Mas não espere muito mais que isso, ainda continua um pouco aquém daquilo que a Huawei oferece no Mate 10 Pro e P20 Pro.

Em paralelo, o Note 9 suporta carregamento rápido com e sem fios. Por isso não tem desculpa para não dar um bom ‘boost’ durante o dia se for necessário.

Em suma, se é daquelas pessoas que sai de casa com 100%, garanto-lhe que nunca vai ter problemas de bateria durante o dia.

Conclusão

Samsung Galaxy Note 9

Tendo tudo em conta, o Galaxy Note 9 é o melhor Android que pode comprar atualmente!

É sem dúvida muito caro! Mas as melhorias feitas à S-Pen, performance e bateria transformam um aparelho decente (S9+), num smartphone extremamente poderoso (Note 9).

Contudo, se já for o feliz dono de uma Galaxy Note 8, Galaxy S8/S8+ ou Galaxy S9/S9+… Não me parece que faça muito sentido trocar de telemóvel.

Os preços em Portugal são de 1 279,99€ para a versão de 512 GB e 1029 para a versão de 128GB. Mais informações podem ser encontradas aqui.

Já no Brasil os preços para a versão de 6 GB de RAM + 128 GB de ROM são de R$ 5.499. Já a de 8 GB de RAM + 256 GB de ROM custa R$ 5.999.

Samsung Galaxy Note 9

Outras notícias de hoje:

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro computador aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

PUB Banner ESET

Últimas Notícias

Hardware5 horas atrás

NVIDIA GeForce GTX 1660 Ti!? Afinal que placa gráfica é esta?

NVIDIA GeForce GTX 1660 Ti!? Afinal que placa gráfica é esta? – Já escrevi alguns artigos sobre esta nova placa...

Hardware6 horas atrás

NVIDIA RTX 2060 vs GTX 1070 Ti – A nova placa ‘Turing’ impressiona!

NVIDIA RTX 2060 vs GTX 1070 Ti – A NVIDIA afirma que a sua nova GeForce RTX 2060 é mais...

Hardware7 horas atrás

Intel deixou os CPUs em segundo plano para apostar nas placas gráficas?

Como já deve saber, a Intel está a preparar-se para lançar a sua primeira placa gráfica dedicada já no próximo...

Jogos8 horas atrás

Detalhes do APU AMD que alimenta a PlayStation 5 chegaram à Internet

Detalhes do APU AMD que alimenta a PlayStation 5 chegaram à Internet – Depois do leak do fim de semana,...

Especiais9 horas atrás

As melhores configurações de PC para o mês de Janeiro de 2019

As melhores configurações de PC para o mês de Janeiro de 2019 – Como vos disse durante o fim de...

Android9 horas atrás

Mais um leak do Galaxy S10 revela tudo sobre o próximo topo de gama

Mais um leak do Galaxy S10 – Hoje é dia 20 de Janeiro, por isso, falta exatamente um mês para...

Leak10 horas atrás

Google leva multa de 50 milhões devido a violação do RGPD

Desde que o Regulamento Geral de Proteção de Dados entrou em vigor tem havido um olhar mais atento à forma...

Auto11 horas atrás

Fazer ‘Supercharge’ a um Tesla vai ficar mais caro!

Se um conduz um Tesla, então prepare-se que temos novidades para si. A Tesla acabou de anunciar, que irá aumentar o...