Hoje, num evento de lançamento que decorreu na China, a Vivo anunciou os muitos aguardados smartphones – Vivo NEX. O Vivo NEX é a versão de produção do smartphone Vivo Apex que foi apresentado pela empresa chinesa durante o Mobile World Congress.

O smartphone vem um ecrã “total” Super AMOLED Ultra FullView de 6,59 polegadas com uma relação ecrã-corpo de 91,24% e resolução de ecrã de 2316 x 1080 pixéis. Todos os sensores no dispositivo estão escondidos debaixo do ecrã. Assim, ao invés de um auscultador temos a tecnologia Screen SoundCasting que promete uma boa qualidade sonora.

Devido às molduras estreitas que rodeiam o ecrã, a Vivo necessitou de criar uma solução exclusiva para a câmera frontal que já tinhamos abordado tantas vezes na Leak. Assim, um dos destaques deste smartphone é uma câmara que se esconde na própria moldura. Deste modo o utilizador apenas necessita de a ativar na aplicação câmara e ela é revelada. Este processo é controlado por motores de precisão.

A nova aposta da Vivo apresenta uma tecnologia de análise das impressões digitais no ecrã que já vai na terceira geração. Segundo a empresa, aumenta em 10% o tempo de desbloqueio do ecrã e melhora o seu funcionamento. Na parte traseira, está uma configuração de câmara dupla constituída por um sensor de 12 megapixéis, abertura f/1.8 e estabilização ótica de imagem de 4 eixos e um sensor secundário de 5 megapixéis com Abertura f/2.4.

Este equipamento também conta com o Vivo Game Engine, que foi desenvolvido em parceria com a Tencent Games. O objetivo é disponibilizar uma experiência de jogo mais imersiva com base na otimização de software e hardware. Ao mesmo tempo também está otimizado para executar jogos desenvolvidos com o motor Unreal Engine.

Em paralelo, o Vivo NEX também possui áudio 3D de 7.1 canais.

O smartphone Vivo NEX vai estar disponível em três variantes. O modelo topo de gama, denominado Vivo NEX S, vem equipado com o processador Snapdragon 845 da Qualcomm. A isto junta-se a placa gráfica Adreno 630, 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno.

A variante de gama média tem as mesmas especificações que a de topo-de-gama, menos no armazenamento. Neste modelo encontramos 128 GB de capacidade.

A variante mais barata das três, chamada Vivo NEX A, vem com o recém-lançado Snapdragon 710 da Qualcomm, juntamente com 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno. Todos os modelos são alimentados por uma bateria de 4.000mAh com suporte de carregamento rápido de 22.5W. As opções de conectividade nos dispositivos incluem Dual 4G VoLTE, Wi-Fi 802.11 ac (2.4GHz / 5GHz) 2 × 2 MIMO, Bluetooth 5 LE, GPS + GLONASS e USB Tipo-C.

Estes smartphones vêm equipados com o assistente pessoal da empresa, o Jovi, que trabalha com tecnologia de inteligência artificial. Ele suporta várias funcionalidades, como leitura inteligente de mapas, enciclopédia, compras, tradução, entre outros.

O Vivo NEX vai estar disponível em duas opções de cores – Preto e Vermelho. O modelo topo de gama tem 8GB de RAM e vai custar cerca de 780 Euros. Já o gama média custa cerca de 700 euros. Por outro lado, a variante mais barata custa cerca de 600 Euros.