Samsung Galaxy Note 8: A melhor aposta para a produtividade

357840
0
Share:

É verdade que o Samsung Galaxy Note 8 é um dos smartphones mais caros do mercado, algo que facilmente se explica pelas caraterísticas técnicas e funcionalidades que disponibiliza aos utilizadores. No entanto, apesar do fator preço, este equipamento anda a conquistar rapidamente o mundo como revela a rede global de publicidade em dispositivos móveis AppBrain. Nos Estados Unidos conquistou 1% de quota de mercado em apenas 4 semanas, 1.7% na Coreia do Sul e 1% do mercado australiano em apenas 3 semanas.

Depois da nossa análise ao Samsung Note 8, voltámos a pegar neste equipamento e quisemos descobrir quais as caraterísticas que mais apelam aos utilizadores. A resposta parece-nos óbvia: – a produtividade. Nas próximas linhas vamos explicar-vos porque motivo o Note 8 é provavelmente um dos melhores equipamentos do mundo para quem quer garantir uma boa capacidade de trabalho, esteja onde estiver.

Samsung Galaxy Note 8: S Pen

Falar da gama Note implica necessariamente falar da S Pen e este é aliás um ponto forte que distingue o Note 8 do Samsung Galaxy S8+, para além da pequena diferença no tamanho do ecrã.

Samsung Galaxy Note 8

A S Pen é sem dúvida um acessório muito útil e é difícil compreenderem o quão valiosa é sem a experimentarem. Ao pressionarmos a caneta que se encontra na parte inferior do equipamento passa a estar pronta a utilizar. Quando a retiramos do local onde fica guardada surge de imediato o menu que consiste num ícone que flutua do lado direito mas que pode ser arrastado para onde quisermos. Para o efeito basta que o pressionemos com a S-Pen e o arrastemos até ao local pretendido.

É graças a este menu que rapidamente ficamos com acesso a todas as ferramentas que foram especialmente desenvolvidas para serem usadas com esta caneta.

Neste menu temos logo à partida cinco atalhos por defeito, nomeadamente, a seleção inteligente, escrever no ecrã, mensagem em direto, traduzir e o bixby vision. Importa salientar que é muito fácil adicionar atalhos para novas funções como ampliar ou pintar e até para o arranque de algumas aplicações.

Esta caneta pode também ser utilizada para desenhar notas, mesmo quando o ecrã está em standby. Assim e mesmo com o ecrã em Standby basta tirarmos a S Pen para podermos desde logo desenhar ou adicionar notas até um máximo de 100 páginas.

A S Pen pode também ser utilizada para tirarmos notas por cima de uma determinada captura de ecrã. É possível alternamos entre diferentes tipos de canetas, até para um marcador, e escolher a cor com a qual pretendemos sublinhar.

Este acessório pode ainda dar uma ajuda quando pretendemos ampliar uma determinada parte do ecrã, para nos permitir uma melhor leitura.

Para além do que já referimos é ainda possível selecionar partes do texto para se traduzir de imediato para outro idioma.

Se analisarmos tudo o que referimos acima, de facto uma só caneta dá acesso a diversas funcionalidades que por si só, podem ajudar a reduzir para metade o tempo que perdíamos a executar determinadas tarefas.

A dimensão do Ecrã

Muitos utilizadores queixam-se do ecrã demasiado grande do Samsung Galaxy Note 8. De facto, quando o recebemos para teste pareceu um pouco estranho no início, mas acreditem que é eventualmente um dos pontos mais positivos.

Como sabem o Note vem com um ecrã Quad-HD+ Super AMOLED de 6,3 polegadas e com uma resolução de 2960 × 1440 pixéis. A isto junta-se o brilho de 1200 nits. Se começarmos pelo último aspeto, percebemos rapidamente que garante uma boa visibilidade mesmo sob luz solar direta. O resultado? Podemos trabalhar em qualquer lugar.

Em paralelo, torna-se mais fácil aceder a todo o tipo de páginas, mesmo aquelas que (por algum motivo) ainda não responsivas. Ao colocarmos o equipamento na horizontal conseguimos navegar praticamente por qualquer site, como se estivéssemos num computador.

As multi-tarefas

No Samsung Galaxy Note 8 é possível abrir duas aplicações em simultâneo, tornando-as visíveis e acessíveis de imediato. O ecrã fica dividido em dois, com cada uma das aplicações na sua área. Posteriormente o utilizador pode editar a dimensão das janelas e até trocar conteúdos entre as aplicações. Ao utilizarmos a capacidade de multi-tarefa é possível minimizarem janelas, tal e qual como fariam numa aplicação normal de computador.

As duas aplicações combinadas, num único ícone, podem ser lançadas diretamente a partir da janela principal ou através do painel de aplicações localizado no rebordo direito do Note 8.

Bateria que dura

A bateria é normalmente uma das maiores preocupações para os utilizadores. No entanto se adquirirem o Note 8, isto vai deixar de ser um problema. O Galaxy Note 8 possui uma bateria de 3,300 mAh, com tecnologia de carregamento rápido e que disponibiliza mais ou menos uma duração entre 15 e 18 horas com uma utilização intensiva, como por exemplo aceder às redes sociais, navegamos na Internet, jogamos e ainda assim obtemos energia até cerca da meia noite.

Um smartphone que se transforma em computador

O segredo para esta transformação chama-se DeX Station e provavelmente já ouviram falar dela aquando do lançamento do Samsung Galaxy S8 e claro está, do Note. Na prática garante ao utilizador uma experiência Android estilo computador e vem com portas USB, outra LAN, uma USB-C para carregamento e saída de imagem HDMI.

Assim que ligam este equipamento a um monitor, com o teclado e o rato, transforma-se de imediato num PC Android. Mas atenção não pensem que vão estar a utilizar o vosso smartphone apenas ligado a um ecrã grande. A experiência é diferente. Têm atalhos otimizados e acesso a cada aplicação, ficheiro e função que estiver no vosso smartphone.

A janela principal assemelha-se de facto ao sistema operativo Windows, o que faz os utilizadores “sentirem-se em casa”. Existem três botões principais no canto inferior esquerdo, como Todas as aplicações, aplicações recentes e principal. Junto a esses estão afixadas diversas aplicações que podem retirar para substituir por outras.

Outra boa notícia? As aplicações que todos nós usamos ao nível da produtividade como o Word, Excel e Powerpoint estão presentes e funcionam perfeitamente com o DeX. Parece de facto que estamos perante um computador de secretária. No entanto tenham em conta que será necessária uma subscrição do Office 365.

Conclusão

Ao analisarmos tudo o que referimos acima rapidamente se percebe que o Samsung Galaxy Note 8 é de facto o equipamento ideal para os utilizadores que trabalham e que precisam de um companheiro à altura. Se considerarmos de facto tudo aquilo que pode fazer pela nossa produtividade, é sem dúvida um investimento que terá retorno ao longo dos vários meses e anos de utilização. Se querem saber acerca deste equipamento podem ler a nossa análise completa aqui.

Share:
Patricia Fonseca

Dê a sua opinião