Huawei P20 Pro supera câmera do Mate 20 Pro no DxOMark

Mate 20 Pro

Outro dia referi na Leak que os testes do DxOMark ao Huawei Mate 20 Pro estavam quase a sair. O grande dia chegou e a análise a este equipamento foi finalmente divulgada. Considerando que o P20 Pro era o equipamento número um ao nível das câmeras, será que este lugar se mantém? Ou o Mate 20 Pro arrasou o antecessor? São estas as respostas que vamos dar nas próximas linhas.

O primeiro lugar era ocupado pelo Huawei P20 Pro (ou continua a ser?)

Olhando para todos os smartphones que existem na mercado, o Huawei P20 Pro tem sido o campeão ao nível das câmaras.

Depois de vários meses em primeiro lugar, o Mate 20 Pro foi testado e ficou… empatado. Isto significa que temos dois Huawei na primeira posição dos testes da DxOMark, com exatamente a mesma posição.

Mais especificamente, o Huawei Mate 20 Pro conquistou 109 pontos. O smartphone que chega logo a seguir no TOP não é Android. Falamos do iPhone XS Max da Apple. Está quatro pontos atrás deste duo.

Resultados que podem surpreender ao nível da fotografia e vídeo.

O Mate 20 Pro recebeu 114 pontos no campo da fotografia. Já no caso do vídeo conquistou 97 pontos.

Já o P20 Pro conseguiu 114 pontos a nível fotográfico e 98 no vídeo!! Não há mais valia no Mate?

Acaba por ser estranho que tendo o P20 Pro mais um ponto ao nível do vídeo, acabe por ficar empatado no final com o Mate 20 Pro.

O site DxOMark elogiou as imagens capturadas com o Mate pela exposição, alcance dinâmico, pormenores e sombras. Ao mesmo tempo, elogiou o smartphone pelos níveis de ruído e reprodução de cores. Para além disso, destacou também o desempenho impressionante em situações de baixa luz.

Ainda assim há espaço para melhorias. É que texturas mais finas parecem, por vezes, pouco natural. Para além disso, algumas imagens com efeito bokeh provocaram perda de detalhes na face.

Desempenho no campo do vídeo

Segundo o DxOMark a câmara do Mate 20 Pro está muito perto da perfeição graças à focagem automática rápida, bom desempenho, equilíbrio de brancos e renderização de cores.

Ainda assim e apesar da estabilização vídeo ser eficiente, tudo funciona melhor se estiver a andar, ao invés de estar parado.

As capacidades vídeo do P20 Pro e do Mate 20 Pro são muito semelhantes. Ainda assim, os vídeos capturados com o Mate 20 Pro têm mais ruído.

Vamos agora olhar para o Zoom

Teoricamente o Mate 20 Pro tem obrigação de ser melhor. Na prática não foi bem isso que aconteceu. É verdade que segundo o DxOMark a qualidade do Mate é uma das melhores. No entanto, não é a número um. O P20 Pro revela mais detalhe no Zoom. Para além disso as imagens têm também menos ruído.

O DxOMark refere que os resultados mais fracos devem-se ao facto da Huawei ter abandonado a câmara de 20 megapixéis monocromática do P20 Pro para incluir uma grande angular.

Mas afinal em que ficamos?

Na conclusão, o DxOMark afirma que o Mate 20 Pro disponibiliza excelentes fotos e vídeos em todas as ocasiões. Para além disso, a inclusão de um sensor grande-angular garante mais flexibilidade. Ainda assim e vendo friamente as coisas o Huawei P20 Pro bate o Mate 20 Pro. É por pouco, é certo, mas ainda assim bate.

É verdade que estes resultados não vão agradar a todos os utilizadores. No entanto, é o que temos neste momento. O que é estranho é que o Mate 20 Pro tem tudo para conseguir melhor pontuação. Ora vamos olhar para a diferença entre os dois.

Primeiramente, vamos relembrar o sistema de câmeras do Huawei P20 Pro.

Ademais, vamos falar das especificações das câmeras! O Huawei P20 Pro conta com um sistema de três câmeras na traseira, incluindo uma lente principal de 40MP RGB f/1.8, uma lente de 20MP monocromática f/1.6, e por fim, uma lente de 8MP teleobjetiva f/2.4, zoom 3x e OIS.

Todos as três lentes funcionam em conjunto para lhe oferecer a melhor imagem possível, sendo possível observar o seu funcionamento, por exemplo, no Modo Retrato.

Em paralelo, o P20 Pro consegue ainda oferecer um zoom 5X híbrido.

O que no fundo quer dizer que a lente de 8MP oferece Zoom 3X e a lente monocromática oferece um zoom híbrido 2x.

O Mate 20 Pro livrou-se do sensor monocromático, para dar lugar a um sensor de ângulo amplo

Mate 20 Pro vs P20 Pro

A Huawei decidiu trocar o sensor monocromático do P20 Pro, para implementar um sensor de ângulo amplo.

Isto porque a empresa acredita que ao usar sensores maiores, o antigo sensor acaba por perder a sua utilidade.

Em suma, agora o novo topo de gama da Huawei conta com uma lente de 20MP capaz de capturar imagens super amplas, uma outra lente de 40MP de ângulo amplo (igual à do P20 Pro) e ainda uma terceira lente de 8MP teleobjetiva.

Pois bem, agora, a lente de 20MP tem uma abertura de f/2.2. Bem como a impressionante distância mínima de foco de 2.5cm.

Em paralelo, a lente teleobjetiva recebe também uma atualização, pois agora em vez de ser capaz de Zoom 3X, a câmera de 8MP é agora capaz de Zoom 5X, com uma pequena ajuda da IA do aparelho! A primeira câmera de sempre da indústria a conseguir um zoom desta qualidade sem lente retrátil.

Qual é o seu equipamento preferido, o Huawei P20 Pro ou o Mate 20 Pro? Conte-nos tudo nos comentários!

Fonte