Android: Huawei bloqueia launchers de terceiros no EMUI 9

Muitos fabricantes de smartphones gostam de personalizar a interface do sistema operativo Android. Isto é algo que a Xiaomi faz com o MIUI, a Samsung com o One UI e a a Huawei com o EMUI. Ora é mesmo esta última interface que surge nas notícias hoje, uma vez que há novidades, que podem não agradar muito aos fãs da personalização.

Se tem um smartphone da Huawei com o EMUI 9 e quer personalizar o launcher, pode esquecer

É que segundo as informações que chegaram à Internet, a Huawei vai bloquear os launchers de terceiros no EMUI 9. Em suma, se não gostar da interface proprietária dos smartphones da Huawei e quiser instalar outra a que está habituado não há nada a fazer.

Simplesmente não vai conseguir!

Isto torna-se especialmente “chato” para quem até já adquiriu programas de personalização. Eu por exemplo, aprecio bastante o EMUI, sobretudo pelas funcionalidades. No entanto, em tempos já usei o Nova Launcher, sendo que até já tinha adquirido o Prime. Ora, se ainda usasse e adquirisse um smartphone Huawei com o EMUI 9, bem o podia esquecer.

Quais as razões que levaram a Huawei a tomar esta decisão?

A Huawei afirmou que recebeu o feedback de utilizadores que encontraram vários problemas quando quiseram utilizar launchers de terceiros. De facto, já surgiam ocasionalmente alguns problemas com o Nova Launcher no Mate 20 Pro. Assim, a empresa afirma que para manter a experiência do utilizador, resolveu bloquear estes launchers.

Bloatware que pode provocar sobreaquecimento

Para além disso, a Huawei acrescenta que a maioria dos launchers de terceiros vêm pré-instalados com bloatware, que por sua vez afeta o desempenho do telefone. Assim, às vezes, devido ao alto consumo de energia por parte de tais aplicações, o smartphone também começa a ter problemas relacionados com aquecimento.

O problema da publicidade indesejada

Outra questão que a empresa chinesa abordou foi a publicidade. A Huawei afirmou que a maioria dos launchers de terceiros está carregada de anúncios, pop-ups e aplicações que correm em segundo plano. Isto para além de prejudicar a utilização, também representa um risco para a privacidade.

Casa roubada, trancas à porta

Assim, a Huawei decidiu que, a partir do EMUI 9, os utilizadores não terão permissão para definir launchers de terceiros como padrão.

Se por um lado alguns utilizadores não parecem incomodados, outros estão. É que a liberdade de utilização é uma das caraterísticas principais do sistema operativo Android. Ao bloquear-se esta instalação, é limitar um bocado as coisas.

O que acham deste medida? Concordam e compreendem ou não?