Mate 20 Pro vs P20 Pro: Afinal quais são as diferenças nas câmeras?

Mate 20 Pro vs P20 Pro – O Huawei P20 Pro impressionou toda a indústria ao ser o primeiro smartphone a implementar um sistema de três câmeras traseiras.

Pois bem, todos os telemóveis da gama Mate 20 seguem a mesma tendência, apesar de algumas diferenças entre si… Mas vamos focar-nos no verdadeiro sucessor do P20 Pro, o Mate 20 Pro.

Dito isto, é preciso dizer que o Huawei Mate 20 Pro elevou aquilo que o P20 Pro trouxe ao mercado, a um nível completamente novo… O que nos leva a perguntar, afinal o que mudou?

Primeiramente, vamos relembrar o sistema de câmeras do Huawei P20 Pro.

Ademais, vamos falar das especificações das câmeras! O Huawei P20 Pro conta com um sistema de três câmeras na traseira, incluindo uma lente principal de 40MP RGB f/1.8, uma lente de 20MP monocromática f/1.6, e por fim, uma lente de 8MP teleobjetiva f/2.4, zoom 3x e OIS.

Todos as três lentes funcionam em conjunto para lhe oferecer a melhor imagem possível, sendo possível observar o seu funcionamento, por exemplo, no Modo Retrato.

Em paralelo, o P20 Pro consegue ainda oferecer um zoom 5X híbrido.

O que no fundo quer dizer que a lente de 8MP oferece Zoom 3X e a lente monocromática oferece um zoom híbrido 2x.

O Mate 20 Pro livrou-se do sensor monocromático, para dar lugar a um sensor de ângulo amplo

Mate 20 Pro vs P20 Pro

A Huawei decidiu trocar o sensor monocromático do P20 Pro, para implementar um sensor de ângulo amplo.

Isto porque a empresa acredita que ao usar sensores maiores, o antigo sensor acaba por perder a sua utilidade.

Em suma, agora o novo topo de gama da Huawei conta com uma lente de 20MP capaz de capturar imagens super amplas, uma outra lente de 40MP de ângulo amplo (igual à do P20 Pro) e ainda uma terceira lente de 8MP teleobjetiva.

Pois bem, agora, a lente de 20MP tem uma abertura de f/2.2. Bem como a impressionante distância mínima de foco de 2.5cm.

Em paralelo, a lente teleobjetiva recebe também uma atualização, pois agora em vez de ser capaz de Zoom 3X, a câmera de 8MP é agora capaz de Zoom 5X, com uma pequena ajuda da IA do aparelho! A primeira câmera de sempre da indústria a conseguir um zoom desta qualidade sem lente retrátil.

Mate 20 Pro vs P20 Pro

Além de tudo isto, o Mate 20 Pro conta com a funcionalidade de processamento de imagem ‘Huawei Master AI 2.0’! Dando uso ao Kirin 980, para permitir ao telemóvel dissecar uma fotografia em secções, tratando-as individualmente.

Uma grande melhoria em relação ao Huawei P20 Pro. Que tratava toda a imagem de uma só vez, com resultados por vezes um pouco estranhos, dando a sensação de uma fotografia demasiado editada.

Similarmente, o novo topo de gama vem ainda com um modo Super HDR! Que combina 10 frames RAW, numa só imagem.

Em suma, o Huawei P20 Pro tinha e tem um sistema de câmeras brutal, líder de mercado… Mas o Huawei Mate 20 Pro chegou para tomar o seu trono!

O Mate 20 Pro consegue tirar melhores fotografias, sem necessitar de um sensor monocromático! Similarmente, consegue tirar fotos de ângulo amplo e com Zooms bastante significativos sem perder qualidade de imagem.

Mate 20 Pro vs P20 ProNa realidade, precisa de gastar um pouco mais para meter as mãos num Mate 20 Pro… Mas se for um fã assumido de fotografia, talvez seja a melhor escolha para si.

Em baixo pode ver as especificações detalhadas das câmeras de ambos os telemóveis:

Mais informações sobre as características do Mate 20 Pro aqui.