Primeiras Impressões Mate 20 Pro: O S10 vai ter de ser mesmo muito bom

Eu sei que já deve estar farto de ler sobre o novo Huawei Mate 20 e Mate 20 Pro… Mas a verdade, é que os novos topo de gama da Huawei, estão muito além de toda a concorrência.

Pois, tal e qual como os sucessivos leaks revelaram, os Mate 20, oferecem características que simplesmente ainda não existiam no mercado… E que vão continuar a não existir na concorrência, pelo menos nos próximos 5 meses.

Na minha mais honesta opinião, a Huawei conseguiu juntar tudo o que o iPhone XS tem de bom… Com tudo o que o Galaxy S9+/Note 9 tem de bom, num só aparelho!

Tornando o Mate 20 Pro no primeiro rival do iPhone XS digno desse nome, e ao mesmo tempo tomando o trono de Android mais poderoso do mercado.

Mas vamos por partes…


Design

Apesar do Huawei Mate 20 e Mate 20 Pro serem tal e qual aquilo que vimos nos leaks, na mão, o aparelho é impressionante!

No entanto, existem algumas diferenças entre si…

Enquanto que o Mate 20 tem um ecrã plano, com uma notch extremamente pequena, o Mate 20 Pro tira uma página do Note 9 e do iPhone XS, ao contar com ecrã curvo e uma notch bastante maior. (Devido aos sensores necessários para o reconhecimento facial 3D).

Além disto, dispõe também de um sensor de impressão digital no ecrã, que é supostamente 10% mais rápido que os outros sensores do mercado. (Que curiosamente não consigo desfrutar, porque o Reconhecimento Facial é demasiado rápido, e ainda não me falhou uma única vez.)

Dito isto, o Mate 20 Pro conta com um ecrã OLED curvo de 6.4”, com a fantástica resolução de 3120 x 1440, e uma proporção de 19.5:5 (86.90% de ocupação da frente do aparelho.)

Performance

A nível de performance, a Huawei afirmou de boca cheia, que os seus novos Mate 20 são os reis da performance! Isto, quando falamos de processador, RAM, Wi-Fi, GPS, performance de câmera e ainda performance de bateria… Ou seja, TUDO!

Mate 20 Pro

E o mais incrível, é que eu acredito que seja tudo isto e muito mais! A Huawei conseguiu-me convencer com este Huawei Mate 20 Pro! E ou muito me engano, ou a Samsung se põe a pau com o Galaxy S10… Ou irá acabar mesmo por ser relegada para a segunda posição do mercado de smartphones.

Afinal de contas, estes smartphones contam com um primeiro processador de 7nm do mundo Android, o Kirin 980.

Um SoC que aliado a 6GB de RAM LPDDR4X do Mate 20 Pro, ou 4GB/6GB do Mate 20, 128GB de armazenamento, LTE Cat. 21 (1.4Gbps) e Wi-Fi Super rápido, temos aqui um pacote que é como o algodão, não engana ninguém.

Isto já para não falar da bateria de 4200mAh do Mate 20 Pro, que suporta carregamento rápido de 40W. (70% de bateria em 30min!) E em paralelo, carregamento rápido sem fios 15W.

Aliás, a Huawei está tão orgulhosa da sua bateria, que tornou os novos Mate 20, os primeiros smartphones capazes de carregar outros aparelhos sem fios.

  • Aproveitando ainda para espetar uma farpa na rival Apple!

Mate 20 Pro

Câmeras

Contudo, nem tudo é positivo… Pois algo que acabo por não entender, é diferença nas câmeras entre o Mate 20 Pro e Mate 20…

Mate 20 Pro

O Mate 20 Pro conta com um excelente sistema de três câmeras. Composto por uma lente de 40MP de ângulo amplo, uma lente de 20MP de ângulo super amplo e por fim um lente telefoto de 8MP.

Entretanto, o Mate 20, tem um sistema também de três câmeras, mas significativamente mais fraco… Com uma lente de 16MP de ângulo ultra amplo, uma lente de 12MP de ângulo amplo e por fim, uma lente de 8MP telefoto.

Na frente, podemos encontrar a mesma câmera para selfies do P20 Pro, com 24MP. Com o Mate 20 Pro ainda a conter os vários sensores para o reconhecimento facial 3D.


Conclusão

A Huawei parece estar a fazer tudo, ou quase tudo bem no mercado! Apanhando um ano menos bom da Samsung, e um ano em que a Apple decidiu mais uma vez não mexer muito no design do seu iPhone.

Mate 20 Pro

Aproveitando o momento, com um autêntico All-In, na forma do Huawei Mate 20 Pro!

Mas não fica por aqui, porque podemos ver uma grande aposta num mercado emergente… O de Gaming! Com o Mate 20 X, e o seu estrondoso ecrã de 7.1”. (Impressionante na mão!) Bem como na aposta de um Mate 20 mais simples, mas também poderoso e visualmente apetecível.

Para finalizar, o Huawei Mate 20 e Mate 20 Pro irão chegar ao mercado com o Sistema Operativo Android 9.0 Pie, com a ‘skin’ EMUI 9.0.

Se quiser saber os preços:

Fique atento, a nossa review detalhada do Huawei Mate 20 Pro irá chegar nos próximos dias. Entretanto, se quiser mais informações, clique aqui.