Primeiras Impressões Mate 20 Pro: O S10 vai ter de ser mesmo muito bom

Eu sei que já deve estar farto de ler sobre o novo Huawei Mate 20 e Mate 20 Pro… Mas a verdade, é que os novos topo de gama da Huawei, estão muito além de toda a concorrência.

Pois, tal e qual como os sucessivos leaks revelaram, os Mate 20, oferecem características que simplesmente ainda não existiam no mercado… E que vão continuar a não existir na concorrência, pelo menos nos próximos 5 meses.

Na minha mais honesta opinião, a Huawei conseguiu juntar tudo o que o iPhone XS tem de bom… Com tudo o que o Galaxy S9+/Note 9 tem de bom, num só aparelho!

Tornando o Mate 20 Pro no primeiro rival do iPhone XS digno desse nome, e ao mesmo tempo tomando o trono de Android mais poderoso do mercado.

Mas vamos por partes…


Design

Apesar do Huawei Mate 20 e Mate 20 Pro serem tal e qual aquilo que vimos nos leaks, na mão, o aparelho é impressionante!

No entanto, existem algumas diferenças entre si…

Enquanto que o Mate 20 tem um ecrã plano, com uma notch extremamente pequena, o Mate 20 Pro tira uma página do Note 9 e do iPhone XS, ao contar com ecrã curvo e uma notch bastante maior. (Devido aos sensores necessários para o reconhecimento facial 3D).

Além disto, dispõe também de um sensor de impressão digital no ecrã, que é supostamente 10% mais rápido que os outros sensores do mercado. (Que curiosamente não consigo desfrutar, porque o Reconhecimento Facial é demasiado rápido, e ainda não me falhou uma única vez.)

Dito isto, o Mate 20 Pro conta com um ecrã OLED curvo de 6.4”, com a fantástica resolução de 3120 x 1440, e uma proporção de 19.5:5 (86.90% de ocupação da frente do aparelho.)

Performance

A nível de performance, a Huawei afirmou de boca cheia, que os seus novos Mate 20 são os reis da performance! Isto, quando falamos de processador, RAM, Wi-Fi, GPS, performance de câmera e ainda performance de bateria… Ou seja, TUDO!

Mate 20 Pro

E o mais incrível, é que eu acredito que seja tudo isto e muito mais! A Huawei conseguiu-me convencer com este Huawei Mate 20 Pro! E ou muito me engano, ou a Samsung se põe a pau com o Galaxy S10… Ou irá acabar mesmo por ser relegada para a segunda posição do mercado de smartphones.

Afinal de contas, estes smartphones contam com um primeiro processador de 7nm do mundo Android, o Kirin 980.

Um SoC que aliado a 6GB de RAM LPDDR4X do Mate 20 Pro, ou 4GB/6GB do Mate 20, 128GB de armazenamento, LTE Cat. 21 (1.4Gbps) e Wi-Fi Super rápido, temos aqui um pacote que é como o algodão, não engana ninguém.

Isto já para não falar da bateria de 4200mAh do Mate 20 Pro, que suporta carregamento rápido de 40W. (70% de bateria em 30min!) E em paralelo, carregamento rápido sem fios 15W.

Aliás, a Huawei está tão orgulhosa da sua bateria, que tornou os novos Mate 20, os primeiros smartphones capazes de carregar outros aparelhos sem fios.

  • Aproveitando ainda para espetar uma farpa na rival Apple!

Mate 20 Pro

Câmeras

Contudo, nem tudo é positivo… Pois algo que acabo por não entender, é diferença nas câmeras entre o Mate 20 Pro e Mate 20…

Mate 20 Pro

O Mate 20 Pro conta com um excelente sistema de três câmeras. Composto por uma lente de 40MP de ângulo amplo, uma lente de 20MP de ângulo super amplo e por fim um lente telefoto de 8MP.

Entretanto, o Mate 20, tem um sistema também de três câmeras, mas significativamente mais fraco… Com uma lente de 16MP de ângulo ultra amplo, uma lente de 12MP de ângulo amplo e por fim, uma lente de 8MP telefoto.

Na frente, podemos encontrar a mesma câmera para selfies do P20 Pro, com 24MP. Com o Mate 20 Pro ainda a conter os vários sensores para o reconhecimento facial 3D.


Conclusão

A Huawei parece estar a fazer tudo, ou quase tudo bem no mercado! Apanhando um ano menos bom da Samsung, e um ano em que a Apple decidiu mais uma vez não mexer muito no design do seu iPhone.

Mate 20 Pro

Aproveitando o momento, com um autêntico All-In, na forma do Huawei Mate 20 Pro!

Mas não fica por aqui, porque podemos ver uma grande aposta num mercado emergente… O de Gaming! Com o Mate 20 X, e o seu estrondoso ecrã de 7.1”. (Impressionante na mão!) Bem como na aposta de um Mate 20 mais simples, mas também poderoso e visualmente apetecível.

Para finalizar, o Huawei Mate 20 e Mate 20 Pro irão chegar ao mercado com o Sistema Operativo Android 9.0 Pie, com a ‘skin’ EMUI 9.0.

Se quiser saber os preços:

Fique atento, a nossa review detalhada do Huawei Mate 20 Pro irá chegar nos próximos dias. Entretanto, se quiser mais informações, clique aqui.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

3 comentários em “Primeiras Impressões Mate 20 Pro: O S10 vai ter de ser mesmo muito bom”

  1. Artigo que soa a puro marketing. Vamos por partes, O Mate em todas as suas versões pode ser e tem tudo para ser uma boa máquina, agora tem coisas que a maior parte do pessoal detesta nos Huaweis. Uma skin horrível que quer a toda a força imitar o vetusto iOS. Depois tem a monocelha, que é só a coisa mais detestável que meteram nos smartphones (obrigado Samsung por não caíres na esparrela). Outra vez a imitar a vetusta Apple. Enfim, a Huawei ainda tem muito para evoluir, sendo ainda uma marca muito verdinha!

  2. Olá caro leitor,

    Felizmente não pertenço a qualquer departamento de marketing, nem da Huawei, nem da Samsung 😀

    Em paralelo, curiosamente, fui eu que fez a análise tanto ao S9+, como ao Note 9, e posso dizer sem qualquer problema que o Huawei Mate 20 Pro os mete no bolso a nível de fluidez. Não que o S9+ ou Note 9 sejam lentos ou maus telemóveis, simplesmente o Mate 20 Pro é mais rápido.

    Quanto à skin, também não sou o maior fã da EMUI, mas similarmente, acabo por achar grande piada ao TouchWiz (Ou Samsung Experience, como agora é conhecido). Algo facilmente resolvido com o Nova Launcher ou similar.

    Finalmente, quanto à ‘Notch’, também não sou o maior fã, aliás… Até gosto mais do design do Mate 20 e Mate 20 X, mas posso desculpar pela existência do sistema de reconhecimento facial 3D. (Que até agora ainda não falhou uma única vez.)

  3. Excluindo os pontos já mencionados acima, que concordo na totalidade…
    Creio que poderíamos encontrar mais alguns pontos negativos no aparelho.
    Eles são:

    1- Apenas a versão Mate 20 trás entrada jack 3.5mm, a pro não trás.

    2- Expansão de memória é apenas possível com os novos cartões NM que são exclusivos da Huawei. Há dois lados negativos destes novos cartões…o primeiro é que me fariam comprar um novo cartão e deitar o meu evo plus de 256gb para o lixo e segundo é que não poderíamos usar em mais nenhum aparelho (para já)…podemos também começar a imaginar os valores desses novos cartões, que não serão nada meigos.

    3- A memória interna máxima é de 128gb e 6gb de ram… se quisermos 256gb e 8gb teríamos de ir para a versão Porsche que custa 2000€.

    4- Em termos de performance, o novo chip de 7nm dá uma ajuda, mas segundo todos os testes AnTuTu que têm feito no aparelho, este ficou bem aquém do que se esperava…bem abaixo do iPhone XS e ainda assim abaixo do Xiaomi Shark, entre outros que usam os de 10nm;

    5- Leitor de impressões digitais no ecrã são ópticos e não de ultrassom…o resultado é um pequeno delay relativamente aos sensores convencionais, implicam uma área menor de detecção e não serão possíveis de usar com dedos mais sujos ou gordurosos ou até mesmo molhados…mais ainda, há quem diga que o sensor óptico poderá provocar um burn in acelerado nessa zona do ecrã. Todos estes pontos mencionados acima não acontecerão nos sensores de ultrassom que a Samsung, Apple e outros irão implementar no próximo ano!

    6- Apesar do notch, que não gosto, espero que se consigam arranjar vidros temperados que não retirem sensibilidade nos cantos, como acontece no meu Samsung (para meu desespero), por causa das laterais curvas (edges).

    O Mate 20 pro entusiasma-me, maioritariamente, pela capacidade fotográfica que tem e pela bateria de 4200mha. De resto são algumas novidades que não creio que justifiquem mais um aparelho no mercado acima dos 1000€.

    Tinha a Huawei feito um Mate 20 normal com os mesmos sensores fotográficos do pro e ip68 ao invés do ip53 e seria, para mim, um dos melhores aparelhos do ano… não precisaria dos “gimmicks” de leitor 3d do rosto nem de impressões digitais no ecrã.

    Cumprimentos

Deixe um comentário