Connect with us

Reviews

Yodot Hard Drive Recovery: Como recuperar os seus ficheiros perdidos?

Nuno Miguel Oliveira

Publicado a

Como já deve ter sentido na pele, apagar acidentalmente um ficheiro importante, é um dos piores sentimentos possíveis! Dito isto, a maioria das pessoas, não faz backup dos seus dados regularmente, o que acaba por significar constantes perdas de dados importantes, sem hipótese de recuperação.

Muitas das vezes, fica a desejar poder entrar numa máquina do tempo, para evitar o seu ‘Eu’ do passado, de clicar no botão ‘Esvaziar Reciclagem’.

Mas felizmente, já há maneiras de dar volta a este problema! Hoje em dia, já existem vários programas de recuperação de dados, que funcionam examinando o seu disco, recuperando toda a informação que tenha apagado ou perdido de qualquer maneira.

No entanto, há vários programas deste tipo, por isso fica a questão… Qual usar?

Neste artigo vamos falar do Yodot Hard Drive Recovery, e descobrir se realmente faz tudo aquilo que promete.

O Yodot Hard Drive Recovery é uma ferramenta capaz de recuperar qualquer tipo de dados em vários tipos de armazenamento! Como recuperação de dados num HD ou num singelo cartão SD.

Nesta análise, vamos explicar como funciona, e chegar à sempre importante conclusão… Vale a pena?

O Software propriamente dito

Yodot Hard Drive Recovery

Características:

  • Compatível com Mac e Windows
  • Capaz de recuperar dados de discos externos, Pen’s, cartões SD, etc…
  • Funciona em modo de leitura, por isso, não é capaz de modificar ou copiar informações pessoais.
  • Permite pré-visualizar os dados recuperados no fim do ‘Scan’.

Em suma, o Yodot Hard Drive Recovery não promete tirar cafés, ou massajar-lhe os pés… Ele tem apenas um missão, e é muito bom naquilo que realmente é o seu trabalho.

A interface do utilizador está muito bem conseguida, para que até alguém com pouca experiência à frente de um computador, se consiga desenrascar sem grandes dificuldades. Afinal de contas, consegue usar qualquer funcionalidade do software com 1 ou 2 cliques.

Além disso, é bom ter a segurança de que o programa examina todos os blocos da drive selecionado, mas faz a sua tarefa em modo de leitura, não conseguindo invadir a sua privacidade ao roubar/modificar documentos.

É preciso dizer que a maioria das pessoas pensa na perda de dados, ao apagar um ficheiro, ou esvaziar a reciclagem… Contudo, as coisas muitas vezes não funcionam assim! Pode ser vítima de um vírus, que corrompeu o seu sistema de ficheiros de alguma forma, ou talvez tenha formatado uma partição do disco sem querer.

Como usar?

Como mencionado em cima, o Yodot Hard Drive Recovery é muito fácil de usar, mas falar é fácil… Vamos provar!

Assim que fizer o download, instalar e activar a ferramenta, está pronto a utilizar qualquer modo de recuperação que quiser! Sim, o que quiser, porque vai ter algumas opções, mas neste exemplo, vamos assumir que quer recuperar dados de uma partição previamente formatada.

A primeira coisa que precisa de fazer, é selecionar “Formatted/Reformatted Recovery” no menu principal, depois apenas necessita de escolher a drive em que os dados perdidos se encontravam.

Posteriormente, apenas precisa de escolher o tipo de ficheiros que quer recuperar.

Se apagou uma grande variedade de dados, vai ter de escolher várias opções! Mas se estiver apenas a tentar recuperar uma foto ou um vídeo, pode procurar apenas por fotos ou vídeos.

No fim do ‘scan’, irá ser presenteado com todos os ficheiros recuperados no ‘Data View Screen’, em que poderá escolher todos os dados que pretende recuperar, clicando no botão ‘Save’, ficando estes nas suas diretorias originais, antes do ‘acidente’.

Em síntese, um processo bastante simples e rápido.

Yodot Hard Drive Recovery – Conclusão

Pois bem, este software custa mais ou menos 70€(79.95$). Um preço bastante alto por um programa de computador, especialmente quando estamos a falar de um software que tem apenas um objectivo! Por isso, percebo perfeitamente que seja complicado pagar tanto dinheiro.

No entanto, é preciso dizer que é uma ferramenta muito bem criada, simples, mas acima de tudo… Eficaz! No fundo ira depender de si… Quanto é que valem os seus dados? Será que uma apresentação perdida quando tem uma reunião na manhã seguinte vale este dinheiro? Bem… talvez seja melhor perder o emprego… Apenas a brincar, mas uma brincadeira mais ou menos séria.

Para finalizar, o Yodot Hard Drive Recovery acaba por ser uma ferramenta para urgências, mas que poderá muito safá-las! Seja um projeto importante perdido, ou até as fotografias do seu bebé recém-nascido, este programa irá fazer tudo por tudo para recuperar todos os dados perdidos.

Outras notícias de hoje:

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro computador aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

PUB Banner ESET

Últimas Notícias

Especiais34 mins atrás

Afinal o Google+ morre mais cedo. Descoberta nova falha!

O Google anunciou que encontrou uma segunda vulnerabilidade no Google+. Como resultado, o encerramento do Google+ foi passado de Agosto...

Jogos55 mins atrás

PlayStation Classic já foi pirateada para correr jogos através de uma PEN

A PlayStation Classic é um bom esforço da Sony, para tentar puxar pela nostalgia dos jogadores fãs da sua já...

Android3 horas atrás

OnePlus 6T McLaren Edition: Chegou o fórmula um dos telemóveis

As parcerias entre fabricantes de dispositivos móveis e marcas de carros, levam normalmente a produtos interessantes. É algo que já...

Android4 horas atrás

Android Pie para o Pocophone F1 já disponível. Descarregue já!

Há equipamentos que fazem a diferença no mercado e sem dúvida que o Pocophone F1 é um deles. Na prática este...

Android5 horas atrás

Instale agora mesmo o Android Pie no Xiaomi Mi A2

O Android Pie já chegou ao Xiaomi Mi A2 há alguns dias. Infelizmente os primeiros equipamentos que receberam esta versão...

Hardware5 horas atrás

Gigabyte GeForce RTX 2060 OC sorriu para a câmera!

O popular site de ‘leaks’ VideoCardz, conseguiu meter as mãos numa série de fotos da placa gráfica GeForce RTX 2060...

NVIDIA RTX NVIDIA RTX
Hardware16 horas atrás

(Leak) NVIDIA RTX 2060 ‘Mobility’ a chegar com 6GB de memória!

Os jogadores desesperaram pelo anúncio de novas placas gráficas por parte da NVIDIA, algo que acabou por acontecer no passado...

Android17 horas atrás

Huawei Nova 4: Agora já há muito poucos segredos

Foi hoje que a Honor lançou um dos novos topos-de-gama Honor View 20 com a câmara integrada no ecrã. Agora...