Acabou de chegar à Internet uma boa notícia para quem tem um Huawei P20 Pro ou o Mate 20 Pro e tem por hábito assistir a conteúdos vídeo. É que agora já é possível assistir a estes conteúdos HD com a máxima qualidade, provenientes de plataformas como o YouTube ou o Netflix.

Como sabem, tanto o P20 Pro como o Mate 20 Pro (mais recente) são verdadeiros equipamentos de topo. Têm ecrãs com uma elevada qualidade, alto desempenho e fazem magia com as três câmaras. No entanto, havia algo que lhes faltava.

É que apesar de suportarem conteúdos HDR e Full HD, isto não acontecia com o stream de conteúdos proveniente de plataformas como o YouTube e o Netflix. Mas porquê?

HD

Assim ficávamos sempre com uma qualidade inferior ao que na realidade o smartphone era capaz de disponibilizar.

A culpa disto acontecer era a falta de suporte para a certificação Widevine L1. Deste modo a qualidade nunca era a melhor.

Widevine quê?

Em determinados smartphones, por mais poderosos que sejam, a resolução de conteúdos Netflix nunca passava os 480p.

No entanto, isto não era um problema com a Internet, nem com a aplicação do Netflix ou YouTube!

A questão está na falta de algo…

É que estes serviços de streaming são protegidos por sistemas DRM (de proteção de conteúdos) e necessitam da mais segura solução da Google, o Widevine DRM. Só com a presença deste certificado é que é possível reproduzir vídeos com qualidade superior a 720p.

Uma nova atualização para o P20 Pro e para o Mate 20 Pro que faz magia

A Huawei lançou uma nova atualização para o P20 Pro e Mate 20 Pro que vem com suporte para as certificações Widevine L1. Agora já vai ser possível reproduzir vídeos HD com qualidade total.

Esta novidade está incluída na atualização do EMUI 9.0 para o P20 Pro que é baseada no sistema operativo Android Pie.

“Ativa” o HD e também a reprodução de conteúdos HDR.

Assim, é sem dúvida uma boa novidade para as capacidades multimédia desta plataforma.

Para além disso, a nova atualização chega com o suporte para gestos e a segunda geração da tecnologia GPU Turbo. O objetivo é sempre garantir mais velocidade.

Dois equipamentos de topo

Huawei Mate 20 Pro é o mais recente topo-de-gama. Tem um ecrã QHD+ de 6.39 polegadas ideal para conteúdos multimédia. O mesmo acontece com o P20 Pro e com o seu ecrã de 6.1 polegadas.

Entretanto, o Mate 20 Pro é alimentado pelo chipset Kirin 980, enquanto o P20 utiliza o 970. Destaca-se ainda o suporte até 8 GB de memória.

Ao nível das câmaras, os dois equipamentos apostam numa configuração de câmara tripla.

Já recebeu a atualização? Conte-nos tudo nos comentários.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.