LEIA ISTO antes de vender telemóveis, tablets, consolas e PC!

Vivemos numa sociedade onde cada vez mais o que já não é necessário a uns, é bastante útil a outros. Por isso, é muito comum vendermos os nossos telemóveis, tablets e PC nas plataformas de usados. Eu próprio já vendi e vendo diversas coisas, como também as compro em segunda mão. Neste artigo, iremos ver como quem vende se deve proteger antes de efetuar o negócio.

Devemos SEMPRE apagar todos os nossos dados antes de vender o que quer que seja a alguém.

POCO X3 Pro: loja oficial da Xiaomi deixa escapar especificações!

WhatsApp: a primeira imagem da grande novidade nas mensagens!

Dito isto, o que os utilizadores deverão fazer é repor as definições de fábrica dos diversos aparelhos. Portanto, isto não apenas apaga todos os dados potencialmente confidenciais, mas também põe o dispositivo de volta ao estado que o encontramos quando abrimos pela primeira vez.

A propósito, encontraremos uma breve descrição de como redefinir as configurações de fábrica de diversos tipos de tecnologia. Desde telemóveis a wearables e consolas de jogos. Mas se não abordarmos especificamente o gadget que pretendemos, no menu de definições concerteza encontraremos a resposta.

No entanto, antes fazermos este procedimento de formatação do dispositivo, é importante fazermos uma cópia do que queremos guardar. Curiosamente existem várias maneiras de guardamos as nossas coisas, o que é muito bom. De fato, poderemos guardar as fotos dos telemóveis na nuvem em locais como o Google Fotos ou o iCloud. Também guardar os nossos ficheiros em pens USB ou serviços na nuvem como o Google Drive ou o Microsoft OneDrive. E ainda as nossas definições, mensagem e registos em serviços do próprio fabricante, no caso Android e iOS

Temos um grande stock de consolas PS5 a caminho!

PC Windows

Um computador é um dos dispositivos mais importantes para formatar corretamente. Porque em muitos casos ele irá manter informações ainda mais confidenciais do que os telemóveis por exemplo.

vender

Em primeiro lugar, vamos abrir as definições no menu Iniciar. Entretanto vamos entrar no menu de “Update e Segurança”. Em seguida, do lado esquerdo escolhemos “Recuperação”. E na opção “Repor este PC” selecionamos começar e em seguida “Repor definições de fabrica”. Depois, escolhemos todos os discos, para eliminar os dados de todos os nossos discos. Por último, selecionamos “Eliminar ficheiros e limpar” e confirmamos a operação.

A Microsoft torna a reposição de um PC muito fácil, o que é bom.

Descubra a localização de qualquer pessoa através de um link!

MacBooks e Macs

Entretanto, se estivermos à espera que a formatação de um MacBook ou Mac seja mais fácil do que um PC Windows, estamos com azar…

vender

Primeiramente, reiniciamos o sistema e pressionamos as teclas Command + R juntas para entrar no menu de Recuperação. Em seguida, selecionamos no menu a ferramenta de discos e deveremos ver as unidades que temos dentro do sistema.

Portanto, precisamos de limpar todas as barras da partição de instalação do MacOS, que provavelmente aparecerá no final da lista. Assim, fazemos isso clicando com o botão direito e selecionamos “Eliminar” em cada unidade aplicável.

Curiosamente, esta é uma abordagem tradicional para pôr um PC no estado de fábrica. Além disso, pode parecer um pouco assustador no início, mas na verdade é isto que o Windows 10 efetivamente faz por trás da interface.

Por último, voltamos ao menu de Recuperação ou reiniciamos e usamos o atalho Command + R em  e selecionamos Instalar MacOS para ficarmos no estado inicial.

China começou a proibir o uso de veículos Tesla

iPhones e iPads

Surpreendentemente, repor telemóveis ou tablets iOS é uma experiência muito mais amigável. Assim, basta irmos para o menu de Definições e, em seguida, para o menu Geral.

vender

Em seguida, encontramos aqui a opção Redefinir, lá escolhemos “Apagar todo o conteúdo e configurações” para iniciar o processo de formatação. Por último, precisamos da password do Apple ID e o após isso o dispositivo fará o resto sozinho.

Audi disse adeus aos motores a combustão! E agora?

Apple Watch

Inegavelmente, a maneira mais rápida e fácil de repor um Apple Watch é usando o próprio relógio. Portanto, selecionamos Geral no menu de Definições e navegamos até o fim para encontrar o menu Redefinir.

vender

Em seguida, devemos encontrar a opção Apagar todo o conteúdo e definições, que apaga totalmente o seu Apple Watch.

Curiosamente, também podemos executar este procedimento no iPhone ou no iPad que estiver emparelhado com o relógio. Assim, abrimos a aplicação Watch e selecionamos Geral na guia My Watch. Depois, como no relógio, navegamos até o fim para encontrar a opção Reset.

Instagram Kids? Versão para menores a caminho do mercado

Google Chromebooks

A Google implementou uma excelente maneira de fazer a reposição de fábrica no Chromebook OS. Então, a Google chama-o Powerwash, porque não é apenas para quem quer vender o seu antigo Chromebook. Assim, um Powerwash de x em x meses pode ajudar a manter o Chromebook mais agradável.

vender

Entretanto, existem algumas maneiras de iniciar o procedimento. Portanto, clicamos em Ctrl, Alt, Shift e “r” juntos no ecrã de login para abrir a Powerwash. Este atalho é muito útil se não conseguimos por alguma razão chegar ao ecrã inicial do Chrome OS.

Depois, como alternativa, no ecrã inicial, clicamos na parte do relógio na zona inferior direita do ecrã. E em seguida, clicamos no ícone de definições, que se parece com uma engrenagem. Selecionamos Avançado na parte inferior do painel principal e deslizamos para baixo para encontrar o Powerwash.

A memória RAM vai aumentar 20% nos próximos meses!

Telemóveis e tablets Android

Curiosamente, o local onde teremos acesso à opção de reposição de fábrica no Android, varia um pouco dependendo da versão do Android que temos no nosso dispositivo. Mas também a marca e modelo poderá fazer com que a opção se encontre noutro sítio.

vender

No entanto, o local padrão nos telemóveis Android é na parte das definições de sistema. Onde eeralmente é chamado de Reposição ou Repor. Entretanto, aqui encontraremos um conjunto de estilos de reposição. Muitos dos quais são projetados para resolver problemas se os dispositivos começarem a apresentar comportamentos estranhos.

Portanto, ao escolhermos apagar todos os dados (reposição de fábrica) ou semelhante, o Android irá mostrar um ou dois avisos para garantir que não estejamos a fazer isto acidentalmente. E será necessário inserir o PIN de desbloqueio para confirmar a operação.

Entretanto, se não conseguimos encontrar a opção no nosso dispositivo. Podemos sempre entrar nas definições e fazer uma pesquisa por “Repor”, “Reposição” ou Fábrica” e essa pesquisa irá mostrar a opção pretendida.

Esqueça os Intel Core 11000 de Março, olhe para os Core 12000!

Smartwatches Wear OS

Os relógios Wear OS muitas vezes podem parecer iguais, mas também significa que há uma maneira consistente de os redefinir para a configuração original.

vender

Em primeiro lugar, deslizamos levemente de cima para baixo no ecrã para abrir o menu suspenso. Em seguida, clicamos no botão de definições. Depois, deslizamos para baixo até Sistema. Por último, selecionamos Desconectar e Redefinir.

Windows 10: erro a instalar o último update? Veja como resolver!

Consola Microsoft Xbox One

vender

Primeiramente, pressionamos o botão Home no comando da Xbox. Depois, selecionamos o ícone da engrenagem para entrarmos no menu de definições. Em seguida, vamos para System, Console Info e Reset console.

Aqui encontraremos diversas opções de reposição com e sem remover dados, como instalações de jogos. Por último, escolhemos Redefinir e Remover Tudo para colocar a consola no estado de fábrica.

Galaxy S20 e Note 20 recebem maravilhas do Galaxy S21!

Consola Sony PS4

Surpreendentemente, a maneira mais confiável de repor a PS4 para os padrões de fábrica é através do modo de segurança.

vender

Assim, desligue a consola e segure o botão ON/OFF na próprio PS4 (em vez do teclado) até ouvir dois bips. Isso o inicia no modo de segurança.

Depois irá aparecer um menu básico de solução de problemas, que inclui Initialise PS4 (Reinstalar software do sistema), que é a opção de que precisamos. No entretanto, esta opção demora algum tempo, mas deixa a consola pronta a ser vendida.

É possível evitar a lentidão de um PC ao longo dos anos?

Consola Nintendo Switch

Existem duas maneiras de fazer a reposição numa Nintendo Switch. Assim, a primeir é uma reposição de fábrica que não elimina os nossos dados. Portanto, se pretendemos vender, esta não é a opção que pretendemos. Mas pode ser útil para outras situações.

vender

Entretanto, quando a consola estiver desligada, vamos clicar nos botões de aumentar e diminuir o volume e, em seguida, no botão ON/OFF para ligar a consola. Em seguida, deverá surgir o ecrã de recuperação, que permite realizar a reposição de fábrica sem eliminar os nossos dados.

Todavia, para uma reposição completa, ligamos a Nintendo Switch e vamos para o menu de definições da consola. Em seguida, vamos para a parte inferior deste menu e selecionamos Sistema. Por último, na parte inferior, encontramos Opções de formatação, onde tem a opção de reposição de fábrica que pretendemos.

A gama Pixel é uma aposta falhada da Google! E agora?

Smartwatches Huawei e Honor

Os relógios Huawei e Honor usam o mesmo software. Então, o procedimento de reinicialização é muito semelhante entre os modelos.

vender

Assim, no menu definições, encontramos uma opção Redefinir que permite que se restaure o relógio para o Seu estado original. Mas poderá ser necessário que a bateria esteja num determinado nível de carga antes que a opção funcione. Normalmente superior a 20%.

Em suma, a privacidade digital é um assunto cada vez mais importante. Sobretudo nos nossos telemóveis, onde por vezes tem conteúdo bastante íntimo e privado. E ninguém pretende que desconhecidos tenham acesso às nossas fotos, aos nossos contactos, mensagens, e-mails, etc. Por isso, é crucial que todos os utilizadores dispositivos digitais tenham cuidado na hora da venda. Por um pequeno descuido ou falta de informação, a pessoa a quem vamos vender fica com acesso às nossas fotos das últimas férias e provavelmente com acesso a contas e conteúdos bem mais importantes…

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
João Fidalgo
Desde sempre que me fascino por gadgets eletrónicos, no entanto os smartphones são a minha perdição. Estou sempre atento ao próximo grito no mundo mobile...

Leia também