Instagram Kids? Versão para menores a caminho do mercado

Tem um filho (ou filha) menor, e está constantemente com medo daquilo que este ou esta anda a meter nas redes sociais? Pois bem, pelos vistos não está sozinho! Afinal de contas, a equipa de desenvolvimento do Facebook decidiu lançar uma versão do Instagram para menores de 13 anos.

Porquê? É simples, todos os menores que realmente querem uma conta no Instagram, apenas precisam de mentir na verificação de idade.



Instagram Kids? Versão para menores a caminho do mercado

Instagram Kids

Portanto, a ideia do Facebook não é limitar os utilizadores, mas sim oferecer uma plataforma mais segura e simples, para os mais jovens terem o seu primeiro ‘gostinho’ deste mundo.

Sabia que Facebook e Instagram está interdito a menores de 13 anos? Sim! Mas a verificação é muito pouco eficaz

Se tem mais ou menos a minha idade (~30 anos), é muito provável que tenha tentado entrar em sites quando era mais jovem, que lhe perguntavam a idade, com o objetivo de saber se tinha menos de 18 anos de idade. Pois bem, como é óbvio, meti sempre uma data qualquer que me permitisse entrar. Aliás, por vezes, até acho que passei esta ‘barreira’ com 100 anos ou mais em cima. E claro, como é óbvio, é exatamente isso que os jovens de hoje em dia também fazem.

Curiosamente, além do Instagram Kids, parece que o Facebook também está a desenvolver uma tecnologia IA para perceber a idade de um utilizador quando este se inscreve na plataforma. (Mas é provável que os dados necessários sejam mais que muitos, e que seja algo que entra dentro da segurança e privacidade do utilizador.)

Dito tudo isto, parece que o Instagram Kids vai ser uma versão ‘slim’ da rede social, com um grande controlo parental, um pouco como o já lançado Messenger Kids, que foi desenhado para crianças entre os 6 e 12 anos.

Em suma, hoje em dia, com a tecnologia cada vez mais enraizada nas nossas vidas, é completamente normal ter jovens prontos a entrar nas redes sociais para manter o contacto com os seus amigos. Especialmente nesta altura pandémica, em que as escolas e associações desportivas se encontram encerradas. Por isso, em vez de proibir, talvez seja boa ideia arranjar alternativas viáveis.

Contudo, se me perguntarem se estas plataformas irão ter algum sucesso, e que os ‘putos’ vão deixar de enganar as verificações de idade… Diria que muito provavelmente não. Até porque na minha opinião, uma criança não deve ser controlada 100% do tempo, mas sim bem educada para ter cuidado neste mundo.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também