Huawei Mate Fold chega este mês. Tudo sobre o dobrável!


Por em

A Huawei é uma das fabricantes de smartphones que vai apresentar o seu primeiro smartphone dobrável no próximo mês. O novo dispositivo pode ser conhecido por Huawei Mate Fold, Mate Flex ou outro.

Este equipamento revolucionário será apresentado ao mundo no MWC 2019. Depois, em Abril ou Maio já poderemos comprar este smartphone.

A propósito deste dispositivo o site LetsGoDigital juntou todas as informações para criar as renderizações 3D deste dispositivo. Nas próximas linhas dizemos-lhe tudo o que poderá esperar do novo smartphone dobrável.

Huawei Mate Fold: as informações começaram a ser reveladas em outubro de 2017

Entretanto, a Huawei foi divulgando algumas informações ao longo do tempo. Assim, em outubro de 2017, Richard Yu, CEO do Consumer Business Group da Huawei, reportou pela primeira vez que a Huawei tem um smartphone dobrável em desenvolvimento.

Além disso, a empresa já tinha um protótipo funcional de um dispositivo de dois ecrãs, acrescentou Richard Yu.

Havia apenas um pequeno espaço entre eles que necessitava de ser eliminado.

Huawei Mate Fold

Logo a seguir falou-se que a rival Samsung se queria destacar e ser a primeira a apresentar um dispositivo dobrável. Ironicamente, os dois modelos devem chegar quase ao mesmo tempo.

Huawei Mate Fold
O smartphone dobravel da Samsung

O próprio Richard Yu indicou que a Huawei vai apresentar o seu smartphone dobrável 5G no MWC 2019.

Huawei Mate Fold
24 de Fevereiro é a data do evento de apresentação

Esta afirmação foi feita na semana passada no final da apresentação do chipset Balong 5000, o primeiro router comercial 5G da Huawei. O smartphone dobrável também estará equipado com o novo Balon-5000.

Huawei Mate Fold: Será mesmo este o nome escolhido?

No que diz respeito ao nome ainda existem várias opções em aberto. No final do ano passado, a Huawei submeteu uma série de pedidos de marcas para os nomes dos modelos Mate Flex, Mate Flexi, Mate Fold e Mate F. Dito isto, embora ainda não esteja claro qual será o nome exato, é claro que a Huawei pretende aproveitar a designação Mate.

Huawei Mate Fold: As especificações

Em termos de especificações, ainda há muito pouco conhecimento acerca do smartphone dobrável da Huawei.

A empresa desenvolve os seus próprios processadores, sendo que o Kirin 980 com uma Unidade de Processamento Neural (NPU) dupla é o mais recente.

huawei em modo tablet
Uma espécie de tablet

Este processador foi apresentado no último trimestre de 2018.

O Kirin 980 foi usado pela primeira vez na série Mate 20. Assim, provavelmente este chipset também poderá ser encontrado no telefone dobrável da Huawei.

O novo Kirin 980 conta com os mais recentes núcleos de alta performance da ARM, os Cortex-A76! Em paralelo, também conta com 4 núcleos Cortex-A55 de baixo consumo energético, para tarefas menos pesadas.

Em suma, o processador está separado em dois núcleos de alta performance e dois núcleos de alta eficiência Cortex-76! Em paralelo, conta ainda com 4 núcleos de baixo consumo Cortex-A55. Dito isto, a Huawei desenvolveu ainda a sua própria tecnologia ‘Flex-Scheduling’ para gerir de forma extremamente eficiente a carga de trabalho.

Aliás deverão haver muitas semelhanças com o Mate 20 Pro.

Ainda não se sabe se o dispositivo também está equipado com a M-Pen, como é o caso do smartphone para jogos Mate 20 X.

uma forma interessante de dobrar
Será possível partilhar jogos e conteúdos multimédia com outra pessoa? Era sem dúvida uma boa ideia!

Ao nível da utilização parece mais provável que o smartphone dobrável da Huawei se abra num formato de tablet, assim como a Samsung. A única questão é se o ecrã se dobrará para dentro ou para fora.

Há rumores de que a Huawei vai escolher um ecrã maior do que a Samsung!

É possível também que o dispositivo total seja um pouco maior. É também provável que o ecrã esteja do lado de fora. Isto permite a criação de uma superfície maior.

Entretanto, este método também é tecnicamente mais fácil de produzir e também será mais barato. É que assim não terá de colocar um ecrã extra do lado de fora.

Huawei Mate Fold: Os preços

No que diz respeito ao preço do primeiro smartphone dobrável da Huawei, ainda nada de sabe. Entretanto, sabe-se que o Samsung Galaxy Fold deve custar cerca de € 1.600 (128 GB). No caso da Huawei devemos ter um preço de 1,495 €.

Jogos na aposta da Huawei
Uma experiência de jogo espetacular

Entretanto a Huawei agendou uma conferência de imprensa para domingo, 24 de fevereiro. É nesta altura que o smartphone dobrável 5G será apresentado. A empresa também pode lançar simultaneamente um novo notebook MateBook e um tablet MediaPad.

Há mais fabricantes com smartphones dobráveis

Outros fabricantes que provavelmente também vao lançar  um smartphone dobrável no MWC são a Samsung, a Motorola e a Xiaomi. A LG provavelmente só vai revelar o seu equipamento a um número limitado de empresas. Também a Oppo vai aproveitar o Mobile World Congress para divulgar mais informações acerca do seu smartphone dobrável.

Leia também

Ou veja mais notícias de Android, Especiais, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Vídeo do smartphone dobrável da Samsung cai na Internet

iOS 13 só deve estar disponível a partir do iPhone 7/Plus

Seguinte