Huawei: Android Pie para o Mate 9 já disponível!

A Huawei tem vindo a revelar grande preocupação no que diz respeito ao manter os seus smartphones atualizados. De facto, é interessante que alguns equipamentos mais antigos continuem a receber atualizações e correções de segurança com alguma regularidade. Agora, eis que chegou a vez de um topo-de-gama de 2016, receber a versão estável do novo sistema operativo da Google. Chegou o Android Pie para o Mate 9!

Android Pie para o Mate 9 é a segunda grande atualização de sistema operativo

O Mate 9 já fazia parte do programa beta para receber o Android Pie. Agora chegou finalmente a versão estável que logo à partida garante mais desempenho e também funcionalidades adicionais.

A nova atualização chega com o nome de código EMUI 9.0.1.150 e vem com muitas funcionalidades.

Pie para o Huawei Mate 9

Claro que logo à partida temos de destacar também que recebe todas as novidades do Android Pie, nomeadamente a navegação por gestos. Para além disso, temos também o HiVision que é a alternativa deste fabricante chinês ao Google Lens. Este sistema permite identificar objetos e monumentos famosos e ainda o número de calorias contidas no que está a comer.

O HiVision integra ainda um sistema de tradução em tempo real.

Tudo o que tem de fazer é apontar a câmara a um determinado texto ou placa num determinado idioma, para ele ser traduzido em tempo real.

Android Pie para o Mate 9: está ainda presente a funcionalidade Huawei Share…

Esta é uma funcionalidade que permite a impressão com apenas um clique. Com um simples toque num botão, pode imprimir documentos para dispositivos suportados sem a necessidade de um cabo ou outro dispositivo.

Entretanto a interface foi redesenhada com a Huawei a focar-se nos elementos e nos sons. Experimentem colocar o despertador e vão sentir a diferença quando tocar.

Possibilidade de se verificar a utilização de aplicações

Para além disso existe ainda uma função que permite verificar a utilização das aplicações. Nisto se inclui o tempo durante as notificações e o tempo gasto em cada aplicação.

Outra das novidades é tornar as cores mais cinzentas a um dado momento para não incomodar o sono.

Entretanto, esta atualização já está a ser disponibilizada na China. Em breve, chegará a todas as partes do mundo.

Lembramos que esta é a segunda grande atualização de sistema operativo desde que o Mate 9 foi lançado em Novembro de 2016. Eventualmente será a última.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também