Não sabemos ao certo se o Samsung DeX pegou ou não. No entanto, não há como negar que é uma funcionalidade muito interessante. Na prática podemos utilizar o nosso telemóvel como computador. Para que isto funcione apenas necessita de colocar o seu dispositivo na doca que se chama DeX. Agora eis que a Samsung está a trabalhar num futuro DeX sem fios.

Esta informação chega do site SamMobile e tudo começou com a mensagem de um moderador no fórum europeu da Samsung.

DeX sem fios: Uma questão que deu origem a uma resposta interessante

Um utilizador do fórum da Samsung perguntou se existia alguma solução sem fios para o DeX. Ora o moderador respondeu que a Samsung está a trabalhar num sistema sem fios para o DeX. No entanto, ainda não existe uma data provável para o lançamento do Dex sem fios.

DeX sem fios

Embora ainda não se saiba exatamente que sistema a Samsung vai utilizar não é difícil tentarmos adivinhar.

Provavelmente, pode haver um dongle HDMI que se liga à televisão ou ao monitor, à semelhança do que acontece com o Chromecast. Assim quando quiser utilizar o seu dispositivo móvel como um computador basta integrá-lo com esse receptor e utilizar a ligação bluetooth para interligar o telemóvel com o teclado e rato. É um funcionamento interessante para o DeX sem fios.

Se isto acabar por acontecer vai ser semelhante a uma solução denominada Continuum, um produto da Microsoft para telefones com Windows 10.

Isto é sem dúvida uma solução interessante e prática e não parece ser assim tão complexa de implementar. Afinal de contas, conforme referimos, existe o Chrome.

Será que as soluções que transformam o telemóvel num computador valem realmente a pena?

Na teoria sim, na prática tenho algumas dúvidas. A Samsung faz isto com a gama S8 e S9 (incluindo os Note) e a Huawei (embora de forma menos divulgada) também. Os dispositivos deste fabricante compatíveis com este sistema são o Mate 10 Pro, a gama P20 e claro o próximo Mate 20.

Realmente é interessante podermos transformar o nosso smartphone num computador, especialmente com um DeX sem fios. Ainda assim, por enquanto, é uma experiência limitada. Podemos fazer algumas coisas, mas não podemos fazer tudo. Ou seja, precisamos sempre do nosso computador.

Concluindo, no futuro poderá valer a pena. Para já ainda não. É algo vendido como uma excelente feature mas que depois acabamos por não usar.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.