DeX sem fios: Uma necessidade ou um capricho da Samsung?

Não sabemos ao certo se o Samsung DeX pegou ou não. No entanto, não há como negar que é uma funcionalidade muito interessante. Na prática podemos utilizar o nosso telemóvel como computador. Para que isto funcione apenas necessita de colocar o seu dispositivo na doca que se chama DeX. Agora eis que a Samsung está a trabalhar num futuro DeX sem fios.

Esta informação chega do site SamMobile e tudo começou com a mensagem de um moderador no fórum europeu da Samsung.

DeX sem fios: Uma questão que deu origem a uma resposta interessante

Um utilizador do fórum da Samsung perguntou se existia alguma solução sem fios para o DeX. Ora o moderador respondeu que a Samsung está a trabalhar num sistema sem fios para o DeX. No entanto, ainda não existe uma data provável para o lançamento do Dex sem fios.

DeX sem fios

Embora ainda não se saiba exatamente que sistema a Samsung vai utilizar não é difícil tentarmos adivinhar.

Provavelmente, pode haver um dongle HDMI que se liga à televisão ou ao monitor, à semelhança do que acontece com o Chromecast. Assim quando quiser utilizar o seu dispositivo móvel como um computador basta integrá-lo com esse receptor e utilizar a ligação bluetooth para interligar o telemóvel com o teclado e rato. É um funcionamento interessante para o DeX sem fios.

Se isto acabar por acontecer vai ser semelhante a uma solução denominada Continuum, um produto da Microsoft para telefones com Windows 10.

Isto é sem dúvida uma solução interessante e prática e não parece ser assim tão complexa de implementar. Afinal de contas, conforme referimos, existe o Chrome.

Será que as soluções que transformam o telemóvel num computador valem realmente a pena?

Na teoria sim, na prática tenho algumas dúvidas. A Samsung faz isto com a gama S8 e S9 (incluindo os Note) e a Huawei (embora de forma menos divulgada) também. Os dispositivos deste fabricante compatíveis com este sistema são o Mate 10 Pro, a gama P20 e claro o próximo Mate 20.

Realmente é interessante podermos transformar o nosso smartphone num computador, especialmente com um DeX sem fios. Ainda assim, por enquanto, é uma experiência limitada. Podemos fazer algumas coisas, mas não podemos fazer tudo. Ou seja, precisamos sempre do nosso computador.

Concluindo, no futuro poderá valer a pena. Para já ainda não. É algo vendido como uma excelente feature mas que depois acabamos por não usar.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Mito ou verdade: o ar condicionado causa dor de garganta?

É suposto o ar condicionado tornar a nossa vida mais confortável. Normalmente, funciona. No entanto, há alturas em que o ar condicionado pode provocar...

Automóveis autónomos não querem que faça o dedo do meio!

A General Motors está determinada em preparar o caminho para um futuro em que os carros autónomos e os veículos autónomos façam mais sentido....

Os fumos do gasóleo representam um risco de incêndio?

O combustível, seja qual for o tipo, tem de ser manuseado corretamente. Isto porque se não tiver cuidado, o mais pequeno erro pode facilmente...

Conduzir em ponto morto poupa combustível: verdadeiro ou falso?

Uma crença comum entre os condutores é que conduzir em ponto morto poupa combustível. De facto, esta é mesmo uma das dicas mais frequentemente...

Melhore a precisão do GPS no Google Maps agora mesmo!

O Google Maps revolucionou a forma como nos deslocamos e exploramos o mundo à nossa volta. Esta poderosa ferramenta de navegação e mapeamento tornou-se...

Não tire o smartwatch do pulso quando vai dormir!

Os smartwatches e outros wearables têm muitas utilizações no que diz respeito ao acompanhamento da condição física e da saúde. Estão cheios de sensores...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados