O XDA Developers é sempre uma excelente fonte de informação no que diz respeito a novidades nos smartphones. Isto tem sido verdade para muitos fabricantes e a Samsung não é excepção. Nas próximas linhas vamos mostrar como vai funcionar o Android Pie para o Galaxy S9 Plus. Primeiro as imagens, depois o vídeo.

Android Pie para o Samsung Galaxy S9 Plus: Uma instalação bem sucedida do Samsung Experience 10.0

Como acontece com a grande maioria dos fabricantes, a Samsung leva meses a levar a última versão do Android para muitos topos de gama. Apesar deste fabricante não ter revelado quando vai disponibilizar o Android Pie, O XDA-Developers utilizou uma ferramenta denominada Firmware.Science para instalar o Samsung Experience 10.0, baseado no Oreo, no Android 9 Pie.

Em primeiro e se olharmos para as imagens abaixo facilmente percebemos que esta empresa ainda está numa fase alpha do desenvolvimento. Mas isto não é uma surpresa, até porque o Pie é relativamente recente.

Outra questão visível é que o Samsung Experience 10.0 influencia fortemente a aparência do Android. As mais assinaláveis são o novo sistema de cartões que muitos elementos utilizam. Assim, qualquer item acaba por ter cantos curvos e oferece uma experiência mais parecida com o que a Google quer obter com o Material design.

Android Pie para o Samsung Galaxy S9 Plus: Uma mudança completa

No entanto, a Samsung não mexeu apenas na página principal. As definições também mereceram uma atenção especial. Para além de alterações em alguns menus, parece que a Samsung vai apostar fortemente na navegação por gestos.

Se isto foi o que vimos das imagens, agora existe um vídeo que revela mais pormenores.

O vídeo de dezoito minutos aborda os principais pontos da nova interface. Importa salientar que este vídeo se centra no S9, enquanto as imagens anteriores diziam respeito ao S9 Plus.

No Experience 10.0 vai notar alguns espaços no topo de o ecrã que podem incluir o nome do menu ou algo relevante a essa página. Isto surge por volta dos 2:25 minutos.

ícones em forma de bolha

Também se pode observar a utilização de ícones em forma de bolha nos items de menu. Uns contêm diversas informações enquanto outras são apenas uma única linha. Cada bolha está separada por um pequeno espaço em braco.

A Samsung ainda está a trabalhar na build final do Android 9.0 Pie para o Galaxy S9. Assim, algumas coisas poderão mudar até ao lançamento.

Não sabemos ao certo quando é que a Samsung vai lançar o novo Android Pie para a linha Galaxy S9 e S9 Plus. No entanto, se seguir o mesmo “modus operandi” não contém com ele antes de 2019.