Windows 11: as atualizações estão cheias de grandes novidades!

Como não pode passar um dia sem falarmos do Windows 11, já que as novidades são muitas, aqui está mais uma e está relacionada com os updates. Quando chegou o Windows 10 a Microsoft apostou numa política onde lançava as atualizações principais, os tais feature updates, na primavera e no outono. Com o Windows 11 a Microsoft quer mudar as coisas e como tal vai alterar esta política de lançamento de atualizações. Mas há muito mais novidades!

Windows 11: as atualizações estão cheias de grandes novidades!

De facto, com o novo sistema operativo, a Microsoft vai apontar num grande lançamento por ano, em vez de dois. Isto faz sentido.

Podemos dizer que o Windows 10 a partir de um certo momento foi alvo de muitas experiências e otimizações. O objetivo era romper-se com o grafismo mais antigo e também com muitos modos de funcionamento. Considerando que a maioria dessas coisas já estão implementadas no Windows 11, não faz sentido estar a lançar dois grandes updates anuais, quando se pode lançar só um. Para além disso, isto tem vantagens. É que deste modo, as coisas podem ser mais testadas. Isto dando origem a menos problemas e infelizmente fomos tendo tantos no Windows 10.

Quando é que chega o próximo grande update?

Ora o Windows 11 é lançado em meados de Outubro. Assim não fazia grande sentido lançar um update logo a seguir. Assim o primeiro grande update chega na segunda metade de 2022.

Entretanto cada grande update vai ser suportado durante 24 meses.

Para além desta novidade, o resto fica mais ou menos tudo igual. Assim, à semelhança do Windows 10, o Windows 11 vai continuar a receber updates cumulativos mensais às terças-feiras. Algo conhecido como Patch Tuesday.

Claro que teremos também os updates cumulativos opcionais. Estes até chegam primeiro aos insiders e depois a todos.

Os updates serão cada vez mais pequenos e rápidos a instalar

serão 40% menores e vão instalar-se mais depressa do que em qualquer outra versão anterior do Windows. O que pode acontecer é o processo de instalação ser mais transparente e tudo ir sendo feito à medida que usamos o nosso PC. Depois é so reiniciar e já está.

É no fundo o que acontece com os smartphones Android. O update é descarregado, reiniciamos o smartphone e quando ele volta a ligar acaba o processo. Durante este tempo podemos continuar a utilizá-lo sem qualquer problema.

Vamos saber quanto leva a instalar as atualizações do Windows 11

Uma das melhores formas de tornar este processo de update mais simples é sem dúvida dizer-nos quanto tempo vai levar a instalação até termos o computador pronto para continuarmos as nossas tarefas. Ora isto já começou a aparecer tanto no menu Iniciar como na app de definições dentro do Windows Update. Mas este valor não surge por acaso. De facto, analisa o hardware onde o Windows está a ser corrido e é com base nisso que dá uma estimativa.

Esta informação foi avançada pelo site XDA. No entanto, na nossa instalação do Windows 11 havia dois updates por fazer mas não nos mostrou nada relativo ao tempo de duração dos updates. Apenas descarregou e instalou.

Windows 11 updates

No entanto o sistema ainda não deve estar muito afinado. Ou seja, o tempo estimado seriam cinco minutos para a instalação desta atualização mas na realidade levou 30 segundos. Eventualmente os mecanismos de machine learning ainda não estão afinados.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!