Está tudo à espera do Windows 11, um sistema operativo que na opinião de Microsoft, irá levar a experiência de utilização a um nível completamente novo.
Afinal de contas, temos um novo foco na segurança, uma interface completamente nova, bem como algumas modificações ao que está acontecer debaixo do capô, onde até podemos incluir a possibilidade de correr aplicações Android, isto nunca esquecendo os muito prometidos aumentos de performance e de eficiência.
Curiosamente, apesar de todas as promessas, e menções a “nova geração”, temos vários utilizadores um pouco reticentes relativamente ao novo lançamento. Será que vamos ter assim “tantas mudanças” relativamente ao velho e fiável Windows 10? Provavelmente não.
Então porquê lançar este Sistema Operativo agora? Bem, provavelmente, porque este poderá ser o último grande lançamento da Microsoft.
Windows 11 a caminho! Provavelmente o último SO ‘tradicional’
Portanto, o Windows 10 deveria ter sido o último lançamento da Microsoft, significando uma transição a 100% para o modelo de Sistema Operativo como serviço. No entanto, por várias razões, a gigante Norte-Americana decidiu dar mais um passo em frente, rumo ao ’11’. Muito provavelmente para aproveitar todo o trabalho que foi feito no agora cancelado Windows 10X, mas também para ter um último grande lançamento no mundo do software.
Último lançamento? Porquê? Bem… O futuro está na Cloud! Incluindo o futuro dos atuais sistemas operativos.
Ou seja, a instalação de um sistema operativo vai deixar de ser um fator a ter em consideração, à medida que mais e mais sistemas se mudam para a Cloud. Bem, deixar de ser um fator é um pouco exagerado, mas num futuro próximo, vai ser possível ter acesso a todas as ferramentas de trabalho, através de um simples browser, que apenas irá precisar de um SO super simples para funcionar.
Consegue imaginar ter acesso a tudo e mais alguma coisa, com um computador super simples. É que não vai precisar de ter placas gráficas poderosas, quantidades enormes de RAM ou processadores super rápidos para jogar ou trabalhar. Apenas vai precisar de um monitor e acesso à Internet.
Claro que ainda estamos a anos de distância deste ‘novo mundo’. Mas se o Windows 10 já era tido como o “Derradeiro Windows”, contando agora com 6 anos de mercado. É muito provável que o Windows 11 seja mesmo o último SO tradicional.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!