Como já deve ter percebido, o mundo do mining está a sofrer um pouco, não só pela queda no valor das moedas propriamente ditas, e consequente descida na rentabilidade das operações, mas também pelo facto do Ethereum estar prestes a entrar num novo ciclo, onde o mining se irá tornar obsoleto. (Além de tudo isto, temos ainda de considerar as novas regulamentações e proibições à volta das criptomoedas na China, especialmente no campo do mining.) Mas afinal o que tem isto a ver com comprar placas gráficas usadas?
Loucura nas placas gráficas usadas! Cuidado quando for comprar!
Pois bem, como disse ontem, isto já resultou numa autêntica loucura no mercado de usados, com muitas RTX 30 a aparecerem a preços muito interessante. Ou seja, na China, o mercado de placas gráficas já está a voltar ao normal.
Entretanto, por cá, as coisas AINDA não estão assim, mas vão eventualmente ficar muito parecidas. Afinal de contas, além de todas as razões que mencionei em cima, temos ainda de ter em conta que a disponibilidade de novos modelos está melhor, e que os preços estão a baixar. Mas hoje vamos focar-nos no mercado de usados… Vamos ver muita placa gráfica boa e provavelmente barata nas muitas plataformas ‘Marketplace‘, mas é preciso ter cuidado!
Portanto, com a chegada de muita e boa placa gráfica ao mundo dos usados, será que isto equivale a boas oportunidades? Sim! Claro que sim. Eu não concordo com o estigma que existe na indústria, que uma placa usada que minou, é uma placa que está toda ‘destruída’. Isso não é verdade. Aliás, temos um exemplo recente muito interessante, de uma RTX 2080 Ti que foi utilizada para o mining de criptomoedas durante 1 ano, 24 horas por dia. Se perdeu performance? Sim, começou a aquecer mais. Se foi uma diferença significativa? Não. Se pode ser arranjada? Sim, basta mudar os thermal pads e pasta térmica.
Assim, consoante o preço da aquisição, podemos vir a encontrar alguns negócios muito interessantes, apenas tem de ter em conta algumas coisas. Ou seja, ter alguns cuidados.
Vamos perceber quais?
Se for comprar uma placa gráfica usada, tem de ter algumas coisas em consideração. Bons negócios existem, mas precisam de ser estudados. Por isso, se por ventura for comprar uma placa usada tem de olhar para isto:
- Diferença de Preço: Muito importante! É preciso estudar bem o mercado antes de optar por um modelo usado. Se a diferença for pouca, pague a diferença e compre novo.
- Hardware: Deve olhar bem para a placa, especialmente para os chips de memória (queimados, descolorados), e potencial descoloração da placa lógica. Além disso, olhe também para as saídas de imagem.
- Testes de Stress: Assim que chegar a casa, teste muito bem a sua nova placa, a começar logo pelo FurMark, para perceber se ela ainda se aguenta à “bomboca”.
Em suma, vai ser possível arranjar bons negócios no OLX, Facebook Marketplace, etc… Tem é de estar atento!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!