Loucura nas placas gráficas usadas! Cuidado quando for comprar!

Como já deve ter percebido, o mundo do mining está a sofrer um pouco, não só pela queda no valor das moedas propriamente ditas, e consequente descida na rentabilidade das operações, mas também pelo facto do Ethereum estar prestes a entrar num novo ciclo, onde o mining se irá tornar obsoleto. (Além de tudo isto, temos ainda de considerar as novas regulamentações e proibições à volta das criptomoedas na China, especialmente no campo do mining.) Mas afinal o que tem isto a ver com comprar placas gráficas usadas?

Loucura nas placas gráficas usadas! Cuidado quando for comprar!

Pois bem, como disse ontem, isto já resultou numa autêntica loucura no mercado de usados, com muitas RTX 30 a aparecerem a preços muito interessante. Ou seja, na China, o mercado de placas gráficas já está a voltar ao normal.

Entretanto, por cá, as coisas AINDA não estão assim, mas vão eventualmente ficar muito parecidas. Afinal de contas, além de todas as razões que mencionei em cima, temos ainda de ter em conta que a disponibilidade de novos modelos está melhor, e que os preços estão a baixar. Mas hoje vamos focar-nos no mercado de usados… Vamos ver muita placa gráfica boa e provavelmente barata nas muitas plataformas ‘Marketplace‘, mas é preciso ter cuidado!

rtx, comprar placas gráficas usadas

Portanto, com a chegada de muita e boa placa gráfica ao mundo dos usados, será que isto equivale a boas oportunidades? Sim! Claro que sim. Eu não concordo com o estigma que existe na indústria, que uma placa usada que minou, é uma placa que está toda ‘destruída’. Isso não é verdade. Aliás, temos um exemplo recente muito interessante, de uma RTX 2080 Ti que foi utilizada para o mining de criptomoedas durante 1 ano, 24 horas por dia. Se perdeu performance? Sim, começou a aquecer mais. Se foi uma diferença significativa? Não. Se pode ser arranjada? Sim, basta mudar os thermal pads e pasta térmica.

Mining

Assim, consoante o preço da aquisição, podemos vir a encontrar alguns negócios muito interessantes, apenas tem de ter em conta algumas coisas. Ou seja, ter alguns cuidados.

Vamos perceber quais?

Se for comprar uma placa gráfica usada, tem de ter algumas coisas em consideração. Bons negócios existem, mas precisam de ser estudados. Por isso, se por ventura for comprar uma placa usada tem de olhar para isto:

  • Diferença de Preço: Muito importante! É preciso estudar bem o mercado antes de optar por um modelo usado. Se a diferença for pouca, pague a diferença e compre novo.
  • Hardware: Deve olhar bem para a placa, especialmente para os chips de memória (queimados, descolorados), e potencial descoloração da placa lógica. Além disso, olhe também para as saídas de imagem.
  • Testes de Stress: Assim que chegar a casa, teste muito bem a sua nova placa, a começar logo pelo FurMark, para perceber se ela ainda se aguenta à “bomboca”.

Em suma, vai ser possível arranjar bons negócios no OLX, Facebook Marketplace, etc… Tem é de estar atento!

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 10: aumentar drasticamente a velocidade do PC!

Todos queremos um sistema operativo a funcionar o mais rápido possível. Dito isto, existem formas simples de o conseguirmos e nem sequer precisamos de...

Windows 11 tem tecnologia para apps ocuparem menos espaço!

O Windows 11 chega no dia 5 de Outubro com várias alterações ao nível de design e inclusivamente um novo centro de notificações. No...

Bomba! Sex Education na Netflix nunca mais será a mesma!

Apesar do imenso sucesso que os vários projetos fazem na Netflix. A verdade é que com o passar dos anos, e sucessivo lançamento de...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!