Tudo o que pode esperar do MWC 2018 (Atualizado)

Já falta muito pouco para o MWC (Mobile World Congress), a maior feira de smartphones do mundo, onde normalmente são apresentados os topos de gama da Samsung, Huawei, Nokia, LG, Xiaomi, Sony, entre outras.

Depois da CES vem a MWC

Depois do início do ano termos visto as tendências tecnológicas na CES. Chega a altura de começar a pensar na maior feira de smartphones do mundo, a MWC 2018. Podem marcar no calendário de 26 de fevereiro a 1 de março em Barcelona. Nesta feira vamos poder ver o que as pequenas e grandes fabricantes de smartphones têm para oferecer.

Com o aproximar da data começam o rumores e as fugas de informação, e é mesmo isso que vamos abordar aqui. Deixo vários links para saberem mais informação de cada detalhe.

Samsung

A maior empresa de smartphones do mundo é sempre a que desperta mais curiosidade. O ano passado a marca sul-coreana decidiu não apresentar o seu topo de gama na feira. Reservando posteriormente um evento próprio para a ocasião.

Na edição de 2018 o caso vai ser diferente, espera-se que a empresa apresente o seu novo Samsung Galaxy S9 e S9+ no dia de abertura. Estes dois novos dispositivos devem vir com algumas melhorias a nível de design e na câmara. Tal como o novo processador da Qualcomm, o Snapdragon 845.

A empresa pode muito bem não ficar por aqui e apresentar o sucessor do tablet Samsung Galaxy Tab S3.

Samsung Galaxy S9
Possível Samsung Galaxy S9

Huawei

A Huawei continua a sua escalada para o topo da melhor marca de smartphones. Depois da apresentação da sua série Mate, podemos agora esperar as novidades da série P. Os rumores indicam que a marca vai apostar nos nomes Huawei P20, P20 Plus e P20 Lite.

As novidades nesta série podem chagar a nível de design e na câmara, detalhes onde as marcas mais tentam inovar. No design fala-se que poderá vir com uma monocelha parecida à do iPhone X, o que podia trazer novos recursos. Em relação à câmara a inovação pode passar por acrescentar mais uma lente na traseira, ficando assim com 3. O seu processador quase de certeza que deverá ser o kirin 970 que encontramos no Mate 10.

Atualização:

A Huawei é das empresas que recai mais dúvidas sobre o que irá apresentar na MWC. Há rumores que indicam que a empresa pode não apresentar os seus novos topos de gama na feira. Deixando as atenções todas para o Samsung S9, para depois fazer um evento posterior e apresentar a sua linha P.

O ano passado a empresa apresentou também a segunda geração do seu smartwatch o seu Watch 2 e Watch 2 Classic. Este ano ainda não tivemos nenhum rumor acerca de uma nova geração, mas não quer dizer que a marca não nos surpreenda.

MWC Huawei P20
Possível Huawei P20

Sony

A Sony tem muito por onde inovar, visto que se tem mantido no mesmo design já alguns anos. O ano passado apresentou o seu Sony Xperia XZ Premium com ecrã 4k e Super câmara lenta a 960 fps. Apesar de ser um bom dispositivo, não teve o sucesso desejado, como vem acontecer desde o Z3.

Este ano a marca japonesa tem de arriscar e apostar forte, se quer voltar a ter sucesso. Para tal deve seguir as tendências do mercado, apostando no que deverá ser o Sony Xperia XZ Pro. Deve ser o primeiro smartphone da marca com um ecrã OLED 18:9 e com um conjunto de dupla câmara traseira. O novo processador deverá ser o mesmo que quase todos topos de gama, o SD 845.

Sony Xperia XZ Pro
Possível Sony Xperia XZ Pro

Nokia

O ano passado foi o ano do regresso da conhecida Nokia ao mundo mobile. Renasceu das cinzas e tem conquistado os utilizadores, apesar de ter jogado pelo seguro com o seu Nokia 3, 5, 6 e 8. Além do conhecido 3310, que poucas parecenças tem com a versão nostálgica.

Ainda não se sabe muito sobre o que a marca anda a tramar, mas afirmou que queria impressionar, mas fala-se de um Nokia 1, 6(2018) e 9. Este último será um verdadeiro topo de gama, para combater as grandes marcas do mercado. Enquanto que o Nokia 1 deverá ser um smartphone de gama baixa, podendo mesmo vir com Android Go.

Ainda existem os rumores de um Nokia 10, mas este só deverá ser apresentado em setembro.

Nokia 6(2018)
Possível Nokia 6 (2018)

Xiaomi

A Xiaomi é outra marcar chinesa que tem evoluído ano após ano, e que cada vez tem mais seguidores.

Ainda não temos a certeza se a marca vai apresentar o seu topo de gama, Mi 7 na MWC, mas a probabilidade é grande. O que terá mais probabilidades de ser apresentado é o irmão maior, o Xiaomi Mi Max 3 e a sua super bateria, que deverá ter uma dupla câmara traseira.

Atualização:

Sabemos que a Xiaomi vai comparecer na MWC, o que vai apresentar é que continua uma incógnita. Além dos rumores do Mi 7 (que poderá não ser apresentado na feira) e do Max 3, poderá aparecer também um Mix 2S. Esta nova versão do Mi Mix 2 foi falada por aparecer umas alegadas imagens online, supostamente falsas. Estas imagens mostravam um design frontal muito parecido ao iPhone X, com a sua monocelha. Mas como não há fumo sem fogo, podemos muito bem ter surpresas interessantes.

Xiaomi Mi Max 3
Possível Xiaomi Mi Max 3

Marcas sem grandes revelações

LG – a LG deverá ser a grande ausente do palco principal. Os rumores indicam que a empresa está a passar por uma fase de análise, parando mesmo a produção atual do G7, que só deverá ser apresentado em abril.

Atualização:

Apesar de não ser apresentado o G7, os rumores indicam que a LG poderá apresentar um V30+‘α’. Esta nova versão do V30 pode vir com funções de inteligência artificial, provavelmente centrada no Google Assistant. Mas ainda nada foi confirmado, por isso não fiquem muito entusiasmados.

Alcatel – a marca apresentou a sua nova linha de 3 novos smartphones na CES, por isso é pouco provável que faça uma grande revelação.

Atualização:

Foi na CES que a empresa apresentou a sua nova linha de smartphones, o Alcatel 1, 3 e 5. Mas ao que tudo indica a marca vai marcar presença na MWC, o que pode indicar algumas novidades por anunciar. Os rumores apontam para pelo menos uma variante do modelo 3, que pode ter o nome de 3V.

Asus – toda a linha Zenfone 4 foi apresentada na segunda metade do ano passado, por isso esta é outra marca que não deve apresentar algo de perder a cabeça.

BlackBerry – esta marca anda um pouco longe das tendências e dos utilizadores normais, como tal deverá só apresentar o sucessor do BlackBerry KEYone.

Motorola – com os rumores a preverem 7 novos modelos, é muito provável que a marca apresente algo na MWC. Mas de tantos modelos o que poderia chegar ao palco principal poderia ser o Moto G6 e G6 Plus, mas não é algo em que eu acredite.