Connect with us

Auto

Gosta de segurança na condução? Tem de conhecer o novo Seat Tarraco!

Nuno Miguel Oliveira

Publicado a

A Leak como site focado em tecnologia que é, foi na passada semana a Espanha! Para assistir ao evento de lançamento do novo SUV topo de gama da Seat, o Tarraco.

Basicamente, além de ser um SUV bonito, com um feeling jovem e desportivo, conta também com vários sistemas de auxílio à condução que irão com toda a certeza pô-lo muito mais à vontade atrás do volante, especialmente se tiver toda a família a viajar consigo.

Isto, porque o Tarraco tem uma versão com 7 lugares, o ideal para uma família numerosa.

Segundo o engenheiro de Segurança Ativa da Seat, ‘Esteban Alcántara’, a ideia é tentar “evitar algumas das principais causas de acidentes, como as distrações ou excesso de velocidade”.

Em suma, a versão base do Seat Tarraco vem com um ‘travão de emergência automático’! Que irá tentar travar o carro, quando detetar uma colisão iminente com um peão, ciclista ou claro… outro carro! Para além desta funcionalidade, o ‘Lane Assist’ é também standard, ou seja, o Tarraco consegue conduzir sozinho na sua faixa de rodagem e consegue ainda ligar para os serviços de emergência se tiver um acidente.

Contudo, se quiser uma condução ainda mais autónoma, poderá optar pelo ‘Active Cruise Control’, que consegue manter o carro numa certa velocidade previamente definida. Consegue ainda acelerar ou travar consoante a velocidade do carro à sua frente.

Similarmente, poderá contar com um sistema de aviso de ‘Pontos Cegos’, que irá verificar se existem ou não carros em locais que sua a vista não atinge, e claro, não poderia faltar o clássico ‘Light Assist’ que ativa os médios e ou máximos automaticamente consoantes as condições da estrada.

Importa também falar do ‘Assistente de Emergência’ que pode puxar o carro para a berma da estrada, se o Tarraco sofrer uma avaria catastrófica.


Mas vamos falar das coisas por tópicos:

Pré-Crash

Subviragem, Sobreviragem ou travagens bruscas são algumas das situações que ativam o Pre-crash! Ou seja, o assistente de pré-colisão do Seat Tarraco!

  • O veículo deteta automaticamente se está na eminência de ter um acidente, sendo capaz de reagir em apenas 0,2s. Em paralelo, em função da situação, aperta os cintos de segurança, ativa os sinais intermitentes, sobe os vidros e fecha o teto panorâmico. Evitando assim que qualquer extremidade do corpo possa sair do habitáculo.

Reduzir consequências

“Os sistemas de Segurança Ativa representam um papel cada vez mais importante na proteção tanto dos ocupantes como do veículo ou dos restantes utilizadores da via. Em alguns casos pode evitar acidentes e, inclusive, reduzir as suas consequências quando ocorrem”

  • Um exemplo disso é o novo Rollover Assist integrado no Seat Tarraco que se ativa na eventualidade de capotamento. Neste caso, o veículo realiza uma chamada de emergência, desliga o motor, desbloqueia as portas, liga os sinais intermitentes e muda a ventilação, entre outras funções.

Sensores sempre alerta!

A tecnologia eletrónica que está por trás dos sistemas de assistência representa “uma grande revolução” no desenvolvimento dos modelos. “As inovações ao nível de de segurança avançam a passos gigantes! Como comprova a integração dos sensores e unidades de comando ‘inteligentes’.

  • Graças a eles, o automóvel é capaz de identificar possíveis causas de acidentes e reagir de forma a evitá-los! A forma de avisar o condutor é outra revolução. Pois, aos avisos luminosos, somam-se agora sinais acústicos, assistentes de voz, vibração no volante e até a correção da direção ou a travagem autónoma, tudo sem intervenção humana.

Para finalizar, segundo ‘Esteban Alcántara’, o carro do futuro será a soma de todos os sistemas de assistência! E assim, o papel do condutor irá ser apenas de mero passageiro e espectador. Isto, enquanto os sistemas de segurança se adaptam às situações do dia a dia na estrada.

“O próximo passo e talvez o mais importante… É ligar todos os veículos entre si! Contribuindo para o nosso grande objetivo de ‘Zero Acidentes’.”

Leia mais sobre o Seat Tarraco aqui.


Leia também:

Outras notícias de hoje:

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro computador aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

PUB Banner ESET

Últimas Notícias

Apple5 horas atrás

Qualcomm afirma que o iOS 12.1.1 viola o ‘Ban’ do iPhone na China!

Enquanto que a Apple está a tentar, a todo o custo, apelar contra o bloqueio das vendas dos seus iPhone...

Hardware6 horas atrás

Gigabyte lançou a sua RAM AORUS RGB sem unidades ‘Dummie’

Como vos dissemos há alguns meses, a GIGABYTE, foi a primeira fabricante do mercado a lançar memória RAM RGB com...

Especiais7 horas atrás

De que precisa o Huawei P30 Pro para bater o Galaxy S10?

A Samsung está a trabalhar arduamente no Galaxy S10. O objetivo é cimentar a primeira posição e não permitir que...

Android9 horas atrás

Xiaomi POCOFONE F1 com nova promoção. Ainda pode aproveitar!

O Pocophone F1 um dispositivo que vale realmente a pena, sobretudo pela relação qualidade/preço. Agora podem adquirir este smartphone por...

Android10 horas atrás

Estão são as palavras mais procuradas de 2018. Adivinha alguma?

São 24 as palavras que melhor ajudam a compreender o ano de 2018 – termos pesquisados pelos milhões de utilizadores...

Android11 horas atrás

Samsung e LG vão apresentar smartphones 5G na MWC!

Já há muito tempo, que os rumores e leaks mencionam que a Samsung está a planear revelar um smartphone 5G...

Especiais12 horas atrás

Oops!? Bug no Facebook expôe fotos de 6.4 milhões utilizadores!

Um novo bug no Facebook, expôs fotografias de 6.8 milhões de utilizadores, para aplicações de terceiros… Que como deve imaginar,...

Android16 horas atrás

HTC Desire 12s: Boa aposta ou grande erro por menos de 200 Euros

Quando me lembro da HTC, especialmente dos primeiros tempos, recordo-me de equipamentos que nos faziam suspirar e que eram verdadeiros...