Inicio Auto Gosta de segurança na condução? Tem de conhecer o novo Seat Tarraco!

Gosta de segurança na condução? Tem de conhecer o novo Seat Tarraco!

A Leak como site focado em tecnologia que é, foi na passada semana a Espanha! Para assistir ao evento de lançamento do novo SUV topo de gama da Seat, o Tarraco.

Basicamente, além de ser um SUV bonito, com um feeling jovem e desportivo, conta também com vários sistemas de auxílio à condução que irão com toda a certeza pô-lo muito mais à vontade atrás do volante, especialmente se tiver toda a família a viajar consigo.

Isto, porque o Tarraco tem uma versão com 7 lugares, o ideal para uma família numerosa.

Tarraco

Segundo o engenheiro de Segurança Ativa da Seat, ‘Esteban Alcántara’, a ideia é tentar “evitar algumas das principais causas de acidentes, como as distrações ou excesso de velocidade”.

Em suma, a versão base do Seat Tarraco vem com um ‘travão de emergência automático’! Que irá tentar travar o carro, quando detetar uma colisão iminente com um peão, ciclista ou claro… outro carro! Para além desta funcionalidade, o ‘Lane Assist’ é também standard, ou seja, o Tarraco consegue conduzir sozinho na sua faixa de rodagem e consegue ainda ligar para os serviços de emergência se tiver um acidente.

Tarraco

Contudo, se quiser uma condução ainda mais autónoma, poderá optar pelo ‘Active Cruise Control’, que consegue manter o carro numa certa velocidade previamente definida. Consegue ainda acelerar ou travar consoante a velocidade do carro à sua frente.

Similarmente, poderá contar com um sistema de aviso de ‘Pontos Cegos’, que irá verificar se existem ou não carros em locais que sua a vista não atinge, e claro, não poderia faltar o clássico ‘Light Assist’ que ativa os médios e ou máximos automaticamente consoantes as condições da estrada.

Importa também falar do ‘Assistente de Emergência’ que pode puxar o carro para a berma da estrada, se o Tarraco sofrer uma avaria catastrófica.


Mas vamos falar das coisas por tópicos:

Pré-Crash

Tarraco

Subviragem, Sobreviragem ou travagens bruscas são algumas das situações que ativam o Pre-crash! Ou seja, o assistente de pré-colisão do Seat Tarraco!

  • O veículo deteta automaticamente se está na eminência de ter um acidente, sendo capaz de reagir em apenas 0,2s. Em paralelo, em função da situação, aperta os cintos de segurança, ativa os sinais intermitentes, sobe os vidros e fecha o teto panorâmico. Evitando assim que qualquer extremidade do corpo possa sair do habitáculo.

Reduzir consequências

Tarraco

“Os sistemas de Segurança Ativa representam um papel cada vez mais importante na proteção tanto dos ocupantes como do veículo ou dos restantes utilizadores da via. Em alguns casos pode evitar acidentes e, inclusive, reduzir as suas consequências quando ocorrem”

  • Um exemplo disso é o novo Rollover Assist integrado no Seat Tarraco que se ativa na eventualidade de capotamento. Neste caso, o veículo realiza uma chamada de emergência, desliga o motor, desbloqueia as portas, liga os sinais intermitentes e muda a ventilação, entre outras funções.

Sensores sempre alerta!

Tarraco

A tecnologia eletrónica que está por trás dos sistemas de assistência representa “uma grande revolução” no desenvolvimento dos modelos. “As inovações ao nível de de segurança avançam a passos gigantes! Como comprova a integração dos sensores e unidades de comando ‘inteligentes’.

  • Graças a eles, o automóvel é capaz de identificar possíveis causas de acidentes e reagir de forma a evitá-los! A forma de avisar o condutor é outra revolução. Pois, aos avisos luminosos, somam-se agora sinais acústicos, assistentes de voz, vibração no volante e até a correção da direção ou a travagem autónoma, tudo sem intervenção humana.

Para finalizar, segundo ‘Esteban Alcántara’, o carro do futuro será a soma de todos os sistemas de assistência! E assim, o papel do condutor irá ser apenas de mero passageiro e espectador. Isto, enquanto os sistemas de segurança se adaptam às situações do dia a dia na estrada.

“O próximo passo e talvez o mais importante… É ligar todos os veículos entre si! Contribuindo para o nosso grande objetivo de ‘Zero Acidentes’.”

Leia mais sobre o Seat Tarraco aqui.


Leia também:

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Google Fotos acaba de receber uma novidade! Já a encontrou?

A Google não para de atualizar as suas aplicações. Quer seja, o Maps, o Gboard, o Lens, ou outras, tudo tem merecido a atenção...

WhatsApp recebe uma mega-novidade que todos querem!

O WhatsApp prepara-se para receber uma mega-novidade que todos querem! De facto, é talvez a que vai dar mais jeito a quem utiliza esta...

Samsung Galaxy A02: quanto vale o novo smartphone económico?

Ainda ontem dizia que a Samsung fez um excelente trabalho com os smartphones Galaxy das gamas A e M. Isto a propósito de uma...

Xiaomi prepara Mi 10T Lite e já sabemos a capacidade da bateria!

A Xiaomi deve apresentar em breve os smartphones Mi 10T e Mi 10T Pro. Aparentemente, o Xiaomi Mi 10T Lite deve-se juntar mais tarde....

iPhone 12 Pro: conheça as novas opções de cor!

Os smartphones vermelhos no mundo da Apple não são nada de novo. Já os vimos no iPhone XR, no iPhone 11 e até no...