PS4 e XBOX: Qual a melhor velocidade para jogar online?

Qual a melhor velocidade de Internet para jogar online? Apesar dos tempos atuais, ainda existem muitos utilizadores a fazer esta pergunta. É verdade que a maioria das pessoas tem uma Internet ultra-rápida em casa. Ainda assim, o problema não é tanto na velocidade que chega a nossa casa, mas sim na forma como a distribuímos. Assim, ou devido a uma má recepção de Wi-Fi em algumas divisões ou a problemas nos cabos, nem sempre conseguimos a velocidade que desejávamos. O mesmo acontece quando vamos de férias e temos de recorrer a um hotspot 4G que nem sempre tem a melhor recepção. Nas próximas linhas vamos analisar a melhor velocidade para jogar online de forma geral e depois no caso de cada consola.

melhor velocidade

Dito isto, cada jogo e consola têm os seus próprios requisitos. No entanto, existem três pontos que têm impacto na velocidade de jogo. Em suma, temos a velocidade de download, de upload e também a latência.

A melhor velocidade de download

Como sabe a velocidade de download é o tempo que a informação leva a chegar do servidor externo até à sua consola ou PC. Neste campo a velocidade de download aconselhada para a maioria das sessões de jogo são 3Mbps. Assim, como vê, não é muito nos tempos que correm.

melhor velocidade

A melhor velocidade de upload

Já a velocidade de upload é a velocidade com que a informação é carregada do seu dispositivo para o servidor. De facto é muito importante uma vez que é necessário estar sempre a enviar informações do seu estado para a Internet. É isto que lhe permite estar a jogar. Os requisitos aconselháveis neste campo são de 1Mbps.

Latência/Ping

No entanto, por vezes há casos em que os jogadores têm uma boa velocidade de acesso à Internet, quer download, quer upload, mas depois as coisas não correm bem. A culpa é desta latência, ou melhor, do ping.

Na prática, a latência é a velocidade com que o seu dispositivo comunica com o servidor. Esta latência, ou se preferir, o ping é medido em milisegundos (ms). Na prática, quanto maior for o número, pior será. É que conforme referi, mesmo que tenha uma ligação à Internet muito rápida irá ter problemas caso exista uma latência demasiado grande.

Aqui a regra é quanto menor melhor. Algo na casa dos 20ms já é bom, mas nem sempre é possível. Em última análise deverá mesmo tentar manter o ping abaixo dos 150ms. É que caso contrário vai ter problemas a jogar.

Os requisitos das diferentes consolas e computador ao nível da melhor velocidade

PC

Claro que diferentes sistemas e jogos têm requisitos diferentes. Dito isto, importa olhar para os requisitos mínimos de cada uma delas.

melhor velocidade

Para computador as velocidades mínimas de download situam-se entre os 3 e os 6Mbps

No caso do upload recomenda-se pelo menos 1 Mbps.

Já o ping máximo deverá ser de 100 ms.

XBOX One

No caso da Xbox One os valores não são muito diferentes.

melhor velocidade

Assim, recomenda-se uma velocidade mínima de download de 3 Mbps.

Já o upload é também de 1 Mbps.

Por fim recomenda-se um ping máximo de 150 ms.

Playstation 4

As recomendações da Playstation 4 sã iguais às da Xbox.

melhor velocidade

Assim temos uma velocidade mínima de download de 3 Mbps.

Já o upload é também de 1 Mbps.

Por fim recomenda-se um ping máximo de 150 ms.

Os valores da Xbox e PS4 são também os mesmo valores requeridos pela Nintendo Switch.

melhor velocidade

No entanto, no caso da Wii U as coisas já são um pouco diferentes.

Assim a velocidade mínima de download desce para os 2 Mbps.

Há a velocidade mínima de upload mantém-se nos 2 Mbps.

Recomenda-se um ping máximo de 150 ms.

As ligações

A melhor opção é sempre a ligação por cabo, especialmente ligado diretamente ao Router. No entanto, isto nem sempre é possível. Quando isto não acontece só há duas hipóteses. Ou usamos uma ligação wireless ou powerline.

Atualmente as ligações wireless funcionam muito bem e desde que não hajam interferências ou que o router esteja muito longe da consola tudo vai funcionar bem. Convém sempre fazerem um teste de velocidade nas consolas ou no PC para verem como tudo corre.

No caso dos powerline eu tenho experiência com várias marcas existentes no mercado. De facto, já testei de tudo e para mim há uma marca em que confio. E não tenho qualquer patrocínio ou oferta para dizer isto. Sempre que utilizei powerlines Devolo nunca tive qualquer problema e utilizo numa base diária tanto para consolas como para box de televisão.

Neste campo recomendo dois modelos em particular.

O Devolo Magic 2 WiFi disponibiliza velocidades até 2400 Mbps. Vem com 2 portas Ethernet Gigabit e ainda disponibiliza uma ligação Wi-Fi fazendo de ponto de acesso. É verdade que não é propriamente barato mas graças ao novo standard que utiliza é um dos mais rápidos.

Entretanto, para gastar menos dinheiro mas ainda assim ficar bem servidor pode optar pelo Devolo dLAN 1200+ WiFi ac. É igualmente bom e disponibiliza velocidades até 1200Mbps. Tem acesso também a 2 portas Gigabit e Wi-Fi.