Ligue-se a nós

Android

MWC 2018: Os smartphones que vão ser apresentados

Bruno Fonseca

Publicado a

Passaram algumas semanas desde que abordámos na Leak tudo o que podíamos esperar do MWC. Agora que são conhecidas mais algumas novidades resolvemos voltar a pegar no tema e antecipar da forma mais completa possível todas as novidades que serão apresentadas no MWC 2018.

Samsung

Samsung Galaxy S9 e S9+

A Samsung anunciou que o Galaxy S9 e S9 Plus serão apresentados no dia 25 de fevereiro, um dia antes de o MWC começar. Apesar de não existirem confirmações oficiais acerca destes equipamentos, já sabemos quase tudo graças às informações e rumores que foram chegando à Internet.

Na prática não vão existir alterações de fundo comparativamente aos antecessores. Espera-se que tenham os mesmos ecrãs Super AMOLED de 5,8 e 6,2 polegadas com resolução QHD + e uma relação de aspecto de 18,5:9. O modelo Plus deverá possuir uma configuração de câmara dupla na parte traseira e  6 GB de memória. Já o modelo standard virá com uma única câmara e 4 GB de RAM. Ambos devem ser alimentados pelo chipset Snapdragon 845 ou Exynos 9810, dependendo da região.

MWC 2018

Foto: Evan Blass (fonte)

Os novos equipamentos da Samsung também terão classificação IP68 para proteção contra água e poeira e terão a nova funcionalidade Intelligent Scan. Destaca-se também a câmara com abertura variável.

Samsung DeX Pad

A Samsung também deverá apresentar o novo acessório DeX Pad juntamente com a série Galaxy S9. À semelhança do modelo do ano passado, vai permitir a ligação do smartphone a um monitor, teclado e rato para utilizá-lo como um computador.

Logo à partida a área redonda que suportava o S8 numa posição inclinada já não existe. O novo design vai acomodar o S9 numa posição mais direita para funcionar de forma mais eficaz como touchpad. Está também presente uma porta redesenhada de ventilação.

Foto: Evan Blass (fonte)

Foto: Evan Blass (fonte)

A renderização partilhada por Evan Blass também revela as portas presentes nesta doca. Assim encontramos uma porta HDMI, duas USB e outra USB-C para a entrada de energia. O que falta aqui? A porta Ethernet que estava presente na versa anterior.

É nesta doca que conseguimos ver pela primeira vez o Galaxy S9 de um ângulo mais baixo. Nomeadamente, é possível observar um novo design ao nível do altifalante e ainda a saída para auscultadores de 3.5mm. O novo design da grelha do altifalante pode indicar que o S9 poderá vir com colunas estéreo.

LG

A LG anunciou que vai lançar a versão 2018 do seu topo de gama, o LG V30 na MWC em Barcelona, com a empresa a anunciar que este novo telemóvel irá ter novas capacidades de Inteligência Artificial (IA), especialmente no reconhecimento de voz e câmara.

A empresa Sul Coreana chamou a esta nova funcionalidade “Vision AI” – que envolve uma análise automática de imagens para obter recomendações para o modo de disparo, similar ao que a Huawei faz no Mate 10, que tem como motor o processador Kirin 970.

Também irá reconhecer objectos e dar algumas sugestões de compra tendo em conta aquilo que vê na imagem, algo similar ao que a Google faz nos telemóveis Pixel.

Outra nova funcionalidade interessante é o uso destas tecnologias para melhorar a performance da câmera em ambientes com pouca luz.

A LG já veio a público dizer que o “Vision AI” é a próxima geração de tecnologia para reconhecimento de imagems, que foi concebido para analisar objectos e recomendar o melhor modo de disparo, isto dentro dos modos que vêm de fábrica, ou seja, modo de retrato, comida, animais de estimação, panorama, cidade, flores, e ainda nascer e pôr do sol.

Os rumores sugerem que este aparelho irá contar com o novo processador Snapdragon 845 da Qualcomm e um armazenamento que irá até 256GB.

Huawei

As informações acerca dos dispositivos que a Huawei pode revelar no MWC são escassas. O que sabemos é que não veremos os sucessores dos smartphones P10 e P10, pois os dois irão fazer sua estreia no dia 27 de março em Paris.

Importa salientar que no MWC 2017, a Huawei revelou o Watch 2 e Watch 2 Classic. É possível que este fabricante anuncie os sucessores em Barcelona. No entanto até este momento não existem quaisquer rumores que suportem esta teoria.

Outras informações indicam que este fabricante pode anunciar novos MateBooks. A Huawei revelou um teaser para a conferência de imprensa que terá lugar a 25 de fevereiro no MWC.

LER MAIS
HyperX: Kingston lança cartões microSD para jogadores e não só!

Em paralelo, este fabricante pode apresentar o MediaPad M5.  O MediaPad M5 será o sucessor do MediaPad M3, que foi lançado pela primeira vez em 2016. Este dispositivo passou recentemente pela FCC, o que indica que o lançamento nos EUA pode estar iminente.

Huawei MediaPad M5

O Huawei Mediapad M5 que surgiu recentemente nos testes de desempenho com a designação Huawei SHT-AL09 fala de um chipset Kirin 960, uma informação que até já era conhecida. Destaca-se também o sistema operativo Android 8.0 Oreo, ao qual se juntam 4 GB de RAM. Este equipamento conseguiu atingir 6617 pontos no teste multicore e 1905 no teste singlecore.

Alcatel

A Alcatel levantou o véu acerca dos seus três próximos smartphones na CES. Não foram revelados quaisquer nomes,  mas eventualmente terão o nome de Alcatel 5, 3v e 1x.

Todos eles terão um ecrã com a proporção de 18:9 e a relação qualidade/preço a que a Alcatel já nos habituou.

Embora a Alcatel não tenha dito nada acerca das especificações, já sabemos algumas cosias graças ao “leaker” Roland Quandt. Assim, espera-se que o 3V venha com um ecrã Full HD+ de 6 polegadas, o chipset MediaTek MT6737 e 2 GB de RAM. Deverá ter também uma configuração de câmara dupla na parte traseira (16 MP + 2 MP), bateria de 3000 mAh e 16 GB de capacidade de armazenamento. Quanto aos outros equipamentos não são conhecidas quaisquer especificações.

Nokia

Juho Sarvikas, o CEO da HMD Global, anunciou no Twitter que os visitantes do MWC iam poder contar com algo impressionante. Infelizmente não revelou o que podia ser. No entanto, as informações mais recentes dão-nos conta do lançamento do Nokia 1, 4, 7 Plus e 9 ao longo deste ano. É provável que alguns sejam apresentados no MWC, para além do Nokia 8 Sirocco. Eis algumas informações que já são conhecidas.

Nokia 9

Este smartphone virá com um ecrã OLED de 5.5 polegadas fabricado pela LG, sendo que a isto se junta um processador Snapdragon 835 e 128 GB de capacidade de armazenamento. Importa salientar que não existem novidades acerca da resolução, nem da memória RAM.

Nokia 9

Outras carateristicas dão conta de uma câmara frontal de 5 MP para selfies e câmaras duplas de 12 e 13 megapixéis para fotografias e videos. Destaca-se ainda a bateria de bateria de 3,250 mAh com sistema de carregamento rápido (18W), sistema operativo Android Oreo, um cabo USB e uns auscultadores.

Nokia 8 Sirocco

O Nokia 8 Sirocco pode ser a grande coqueluche desta feira e para além do mais recente processador da Qualcomm deverá disponibilizar ainda 6GB de memória.

À semelhança do Nokia 8 que foi apresentado no ano passado, o Nokia 8 Sirocco deverá integrar uma configuração de câmara dupla. É provável que inclua o sensor de 12 megapixéis certificado pela ZEISS e outro com 13. Este dispositivo deverá integrar ainda uma câmara para selfies com 5 megapixéis. Espera-se que este equipamento tenha certificação à prova de água e poeira.

Nokia 7 Plus

O Nokia 7 Plus virá com um ecrã de 6″, mas que deve adaptar-se de forma confortável à mão, graças à proporção de 18: 9.

Dependendo da altura do lançamento, o Nokia 7 Plus pode ser o primeiro smartphone com “ecrã infinito” da HMD Global.

Ao contrário do Nokia 7, que tem uma câmara traseira traseira de 16MP, o Nokia 7 Plus virá com uma configuração de câmara dupla com sensores de 12MP + 13MP com lentes Carl Zeiss.

Já para as selfies, possui um sensor de 16MP com lentes Carl Zeiss e um modo de filmagem profissional.

Outras características mencionadas incluem um corpo de metal, um leitor de impressões digitais cerâmico montado na traseira, tecnologia de áudio espacial de 360° (Nokia OZO) com 3 microfones de captura de áudio, suporte de carga rápida de 18 W e Android 8.0 de base com atualização planeada para o Android 8.1.

Embora não se saiba nada acerca da bateria, já é conhecido que este dispositivo será alimentado pelo processador Snapdragon 660 com 4GB de RAM.

Sony

Segundo o site MyDrivers, a Sony vai apresentar um smartphone emblemático no MWC. Denominado Xperia XZ Pro, deverá integrar um ecrã OLED de 5,7 polegadas com resolução 4K, chipset Snapdragon 845 e 6 GB de RAM.

Este pode ser o primeiro equipamento da Sony com uma configuração de câmera dupla. Os rumores dão conta de um sensor de 18 MP que se junta a outro de 12. Outras especificações dão conta de uma bateria de 3420 mAh, 128 GB de capacidade armazenamento e uma classificação IP68 para proteção contra água e poeira.

LER MAIS
Hama lança powerbank por 22 Euros que pode até usar num avião

Também se falou dos Xperia XZ2 e XZ2 Compact, que deverão integrar um chipset Snapdragon 845. O XZ2 Compact deverá integrar um ecrã de 5 polegadas com proporção 18:9, 4 GB de RAM e uma configuração de câmera dupla.

Os dois smartphones podem ser revelados no MWC ao lado do Xperia XZ Pro.

Asus

A ASUS é daquelas marcas com que é fácil criarmos uma relação emocional. A imagem forte, o facto de produzirem equipamentos nos mais diversos segmentos, faz com que um fã da ASUS possa beneficiar de um ecossistema de produtos que vai desde componentes a periféricos, passando por computadores e smartphones.

É verdade que a área dos smartphones e tablets não é a mais forte deste fabricante, uma vez que na nossa opinião é mais um complemento do que um foco principal. É talvez por este motivo que não deixa de ser interessante o esforço da ASUS em apresentar todos os anos equipamentos interessantes e que sem dúvida conquistam a sua legião de seguidores.

Esta introdução vem a propósito do lançamento que a ASUS está a preparar e que ao contrário do que aconteceu com o Zenfone 4 que foi apresentado no terceiro trimestre de 2017, terá lugar no MWC.

Na maior feira de telecomunicações do mundo a ASUS vai apresentar o Zenfone 5 e acerca do qual o site Winfuture.de conseguiu obter algumas especificações que saíram do suposto manual do equipamento.

O ASUS Zenfone 5 virá com um ecrã de 5,7″ com uma relação de aspecto de 18:9. O facto de utilizar molduras menores levou à remoção do botão Home onde estava também embutido o sensor de impressões digitais. Este sensor biométrico está agora localizado na parte traseira.

O painel superior frontal abriga o habitual LED para as notificações, a câmara e os sensores.

No entanto e centrando-nos na estética a alteração do sensor para a parte traseira não foi a única alteração ao nível do design.

A ASUS também alterou o design das câmeras traseiras duplas. Ao invés da colocação horizontal na parte superior esquerda, as câmaras estão posicionadas verticalmente num estilo semelhante ao da iPhone X. No entanto, o flash LED está abaixo da configuração da câmara.

O botão de ligar e desligar o equipamento está no lado direito juntamente com os botões de volume. Já o slot para cartões SIM e o microfone secundário estão localizados no lado esquerdo.

O ASUS Zenfone 5 X00PD possui uma porta USB micro na parte inferior rodeada por dois altifalantes enquanto a saída de áudio de 3,5 mm fica no parte superior.

Este equipamento da ASUS deverá alimentado por um processador Snapdragon 430, ao qual se juntam, pelo menos, 3 GB de RAM.

Ainda no campo do Zenfone 5, destacam-se as versões Max e Lite.

O Zenfone 5 Max deverá apresentar uma bateria maciça, embora a sua capacidade seja desconhecida neste ponto. Os rumores sugerem que equipamento terá também um ecrã de 5,7 polegadas, uma configuração de câmara dupla e Android Oreo.

Passando para o Zenfone 5 Lite, espera-se que o dispositivo venha com o chipset Snapdragon 660 juntamente com 4 GB de RAM, segundo o leaker Roland Quandt. Também deverá vir com duas câmaras à frente e outras duas na parte traseira.

ZTE

A ZTE prepara-se para lançar no Mobile World Congress um novo smartphone denominado ZTE Blade V9. Este dispositivo apareceu recentemente no site oficial da empresa em Espanha juntamente com algumas das suas especificações e imagens.

Este smartphone terá um ecrã AMOLED de 5.7 polegadas, com uma resolução de 1080 x 2160 pixéis,  uma proporção de 18:9 e um processador Qualcomm Snapdragon 450. Juntam-se a isto três versões diferentes de memória e capacidade de armazenamento: 2 e 16GB, 3GB e 32GB e 4GB e 64GB, respetivamente. Destaca-se ainda o slot para cartões microSD ou para cartão SIM.

ZTE Blade V9

Quanto a câmaras disponibiliza uma para selfies de 13 MP e duas traseiras com sensores de 5 e 16 megapixéis e abertura focal de 1.8. Importa salientar de que o Blade V9 integra também uma bateria de 3,200 mAh, um leitor de impressões digitais na parte traseira, uns auscultadores e ainda o sistema operativo Android.

O ZTE Blade V9 possui um design em metal e é considerado um smartphone de gama média. Estará disponível nas cores preto e dourado.

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

1 Comentário

Partilhe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Publicidade

Hardware

Entretenimento

Publicidade

Auto

Jogos


Copyright © 2018 Leak.pt Todos os direitos reservados


Alojamento Web - WebHS