Este Natal temos muito por onde escolher. É que o número de telemóveis não pára de aumentar e os preços estão cada vez melhores. Agora foi a vez da Honor anunciar o novo smartphone Honor 10 Lite. Como devem imaginar, à semelhança do que acontece com as versões Lite da Huawei, é um modelo um pouco mais modesto do Honor 10 que foi lançado no início deste ano.

Honor 10 Lite: O preço é um dos principais elementos diferenciadores

Primeiramente, o preço parece ser o grande fator diferenciador. Como tal, o Honor 10 Lite tem um custo a rondar os 200 Euros para o modelo básico com 4GB de memória. Entretanto, o modelo com 6GB de memória e 64GB de armazenamento custa 240. Por fim, a variante com 6GB e 128GB tem um preço a rondar os 270 Euros. Impressionante não é? No entanto, ainda é cedo para responder e como tal vamos olhar primeiro para as especificações.

Um ecrã de 6.21 polegadas e uma proporção de 19:9

O Honor 10 Lite, também conhecido como Honor 10 Youth Edition, possui um ecrã IPS LCD Full HD de 6,21 polegadas com resolução de 2280 x 1080 pixéis. Destaca-se ainda a proporção de 19:9. Um aspeto positivo deste equipamento é que tem uma relação ecrã-corpo na casa dos 90%. No interior este dispositivo é alimentado pelo chipset Kirin 710.

Kirin 710: Um chipset que não deixa os seus créditos por mãos alheias

O Kirin 710 foi o primeiro chipset de 12 nm da Huawei. Assim, o tamanho menor significa uma melhora significativa no consumo de energia e no desempenho quando comparado com o Kirin 659 de 16nm.

Em termos de desempenho, a velocidade de um único núcleo do Kirin 710 é 75% maior do que o do Kirin 659, enquanto que para o desempenho de vários núcleos, ele oferece um aumento de 68%.

Entretanto, o chipset é constituído por quatro núcleos Cortex-A73 com velocidades de relógio de 2,2 GHz e quatro núcleos Cortex-A53 com velocidades de 1,7 GHz. A placa gráfica é uma ARM Mali G5 que é 1,3 vezes melhor que a do Kirin 659 e um pouco mais eficiente em termos energéticos.

No novo chipset destaca-se também o suporte para LTE Cat. 12 e Cat. 13 e dual-SIM dual-4G VoLTE. Mas estes não são os únicos aperitivos!

A tecnologia GPU Turbo está presente no Honor 10 Lite para dar uma grande ajuda

Já que falámos em velocidade importa referir outro ponto importante. É que este equipamento suporta a tecnologia GPU Turbo, que aumenta significativamente o desempenho da placa gráfica, o que se traduz em melhorias do processamento gráfico em até 60%.

Acima já abordámos as três variantes deste equipamento. Assim, temos 4 ou 6GB de RAM, com uma combinação de 64 ou 128GB de armazenamento. A isto junta-se um slot para cartões microSD.

Ao nível da segurança importa destacar o sensor de impressões digitais na parte traseira.

Fotografia com o apoio da inteligência artificial

Ao nível da fotografia, este dispositivo vem equipado com uma configuração de câmara dupla na parte traseira, com um sensor primário de 13 megapixéis e um sensor secundário de 2. Estão organizados na vertical. Destacam-se ainda várias funcionalidades baseadas em IA, incluindo reconhecimento de cenas, otimização de imagem, entre outros. Há também uma câmara frontal de 24 megapixéis que também conta com a inteligência artificial.

Diversas opções de conetividade

As opções de conetividade deste dispositivo incluem Dual SIM, Wi-Fi 802.11 a / b / g / n, GPS com A-GPS, GLONASS, BDS, Bluetooth v5.0 LE e microUSB 2.0. Entretanto, o telemóvel executa o sistema operativo Android 9 Pie com a interface EMUI 9. Escusado será dizer qual é o único ponto que não nos agradou muito. Queríamos (tanto) ver uma porta USB Tipo-C.

Uma bateria de 3400 mAh

O dispositivo é alimentado por uma bateria de 3.400mAh, que deve ser suficiente para durar um dia inteiro com uma única carga.

O Honor 10 Lite vai estar disponível em quatro cores. Vermelho gradiente, Azul gradiente, Preto e Branco.

Olhando para tudo, é um dispositivo muito semelhante ao Honor 8X não acha?

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.