Gboard: muitas novidades acabam de chegar! Entenda

Outro dia referimos na Leak que uma análise ao código do Gboard feita pelo conhecido site XDA-Developers tinha detectado muitas novidades a caminho da popular aplicação de teclado da Google. Assim, na prática, foi encontrado um novo botão que permite ativar o assistente de voz, sistema de continuação de escrita inteligente  e uma funcionalidade que faz a correção automática quando se carrega no backspace. Entretanto algumas delas acabam de chegar à versão final!

Gboard: muitas novidades acabam de chegar! Entenda

O Gboard v9.7.03 chega então com a funcionalidade que permite completar as frases de forma inteligente e com o sistema de autocorreção. De facto, um elemento da equipa do XDA até partilhou uma captura de ecrã que revela as novas funcionalidades em acção.

Gboard novidades

Como é possível vermos nas imagens temos um botão que permite ativar o sistema que completa as frases. À semelhança do que acontece no Gmail e no Google Docs, este sistema utiliza o machine learning para disponibilizar sugestões que ajudam a completar uma frase. Estas sugestões aparecem a seguir a qualquer coisa que esteja a escrever e caso não seja uma boa palavra, pode escolher a correta.

Gboard novidades

Juntamente com esta funcionalidade está o reverter através do backspace. Assim que for ativada por voltar rapidamente ao texto original, antes de qualquer correção, através de um simples toque numa tecla.

Para além disto, o Gboard começou a testar uma nova funcionalidade de ditado através do assistente da Google. Lembro que foi revelada pela primeira vez no Google I/O 2019. As linhas de código relativas a esta funcionalidade foram vistas na versão Gboard v9.6.3 beta e agora esta novidade parece já ter chegado a alguns utilizadores.

Quando se carrega no ícone do microfone surge uma nova interface de ditado que permite escrever usando a sua voz. Esta funcionalidade também lhe permite enviar uma mensagem ao dizer Enviar ou apagar.

À partida estas novidades parecem ser do lado do servidor, pelo que a atualização para a última versão pode não fazer com que elas apareçam.

Mais informações podem ser encontradas aqui.

O que acha destas novidades no Gboard?

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Galaxy S22: o grande upgrade nas câmaras não vai acontecer!

Já há vários meses que têm surgido na Internet rumores sobre o Galaxy S22 e isto não é uma surpresa. As pessoas querem sempre...

Semana brutal na Netflix! Viu os projetos que vão chegar?

De semana a semana, vamos recebendo novos projetos verdadeiramente brutais. Sendo que tal como na semana passada, também nesta teremos direito não só a...

Gmail para Android: não utilize mais sem fazer estas alterações!

O Gmail é sem dúvida das melhores plataformas de email. É fiável, tem uma grande capacidade de armazenamento e raramente falha. É por isso...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!