Inicio Android Gboard: muitas novidades acabam de chegar! Entenda

Gboard: muitas novidades acabam de chegar! Entenda

Outro dia referimos na Leak que uma análise ao código do Gboard feita pelo conhecido site XDA-Developers tinha detectado muitas novidades a caminho da popular aplicação de teclado da Google. Assim, na prática, foi encontrado um novo botão que permite ativar o assistente de voz, sistema de continuação de escrita inteligente  e uma funcionalidade que faz a correção automática quando se carrega no backspace. Entretanto algumas delas acabam de chegar à versão final!

Gboard: muitas novidades acabam de chegar! Entenda

O Gboard v9.7.03 chega então com a funcionalidade que permite completar as frases de forma inteligente e com o sistema de autocorreção. De facto, um elemento da equipa do XDA até partilhou uma captura de ecrã que revela as novas funcionalidades em acção.

Gboard novidades

Como é possível vermos nas imagens temos um botão que permite ativar o sistema que completa as frases. À semelhança do que acontece no Gmail e no Google Docs, este sistema utiliza o machine learning para disponibilizar sugestões que ajudam a completar uma frase. Estas sugestões aparecem a seguir a qualquer coisa que esteja a escrever e caso não seja uma boa palavra, pode escolher a correta.

Gboard novidades

Juntamente com esta funcionalidade está o reverter através do backspace. Assim que for ativada por voltar rapidamente ao texto original, antes de qualquer correção, através de um simples toque numa tecla.

Para além disto, o Gboard começou a testar uma nova funcionalidade de ditado através do assistente da Google. Lembro que foi revelada pela primeira vez no Google I/O 2019. As linhas de código relativas a esta funcionalidade foram vistas na versão Gboard v9.6.3 beta e agora esta novidade parece já ter chegado a alguns utilizadores.

Quando se carrega no ícone do microfone surge uma nova interface de ditado que permite escrever usando a sua voz. Esta funcionalidade também lhe permite enviar uma mensagem ao dizer Enviar ou apagar.

À partida estas novidades parecem ser do lado do servidor, pelo que a atualização para a última versão pode não fazer com que elas apareçam.

Mais informações podem ser encontradas aqui.

O que acha destas novidades no Gboard? Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

WhatsApp recebe imagens autodestrutivas! Veja como funciona

O WhatsApp tem estado a testar uma novidade de imagens autodestrutivas nos últimos meses. As primeiras provas surgiram pela primeira vez no início deste...

Windows 10 recebe patch com lista monstruosa de correções

Depois da pequena lista de correções de bugs do Patch Tuesday de setembro para a atualização do Windows 10 de outubro de 2020 (versão...

Android 11 na TV: o que está presente na nova versão!

A Google está a acompanhar o lançamento do Android 11 com muitas novidades. Dito isto, foi lançada uma nova versão do Wear OS, o...

Galaxy Note 20 vs Galaxy Note 20 Ultra: qual é mais resistente?

Embora pertençam à mesma gama, existem algumas diferenças entre o Galaxy Note 20 e o Galaxy Note 20 Ultra. Eles usam diferentes ecrãs, câmaras,...

Com medo dos 825GB da PlayStation 5? Ainda bem!

Se há coisa que assusta na nova geração de consolas, principalmente na PlayStation 5 que apenas conta com 825GB de capacidade de armazenamento na...