Hoje em dia, qualquer carro minimamente recente para a realidade do mais comum do Português (10~20 anos), vai apresentar níveis de fiabilidade muito interessantes, qualquer que seja o nível de exigência do condutor.
Porém, mesmo tendo isso em conta, tratar bem do carro é muito mais do que fazer as revisões atempadamente. Há outros cuidados a ter, que não são obrigatórios, mas que vão toda a certeza ajudar a que o seu veículo dure mais tempo em condições acima da média.
Tratar bem do carro. O que é isto? Como se faz?
Portanto, algumas destas dicas são fáceis de implementar no dia-a-dia, e vão com toda a certeza fazer a diferença. Outras… Nem tanto. Mas, como deve imaginar, existem condutores mais cuidadosos, enquanto outros nem tanto. É uma lista que dá para todos.
- Evitar arranques bruscos ou travagens bruscas.
- Dar pelo menos 30 segundos para ligar o automóvel, antes de começar a circular.
- Utilizar a potência em pleno apenas após o aquecimento do motor.
- Não descansar o pé em cima da embraiagem.
- Não subir passeios e cuidado nas lombas.
- Não deixar estacionado ao sol (dá cabo dos plásticos e da cola)
- Circular dentro de um intervalo de rotações confortável. (Nem demasiado alto, nem demasiado baixo.
- Circular com o motor dentro de um intervalo de rotações confortável. Não andar a rotações demasiado baixas nem demasiado altas.
- Manter estas rotações em reduções para poupar a embraiagem.
- Não utilizar acelerador a fundo em rotações muito baixas onde existe falta de potência.
- Meter em ponto morto no trânsito.
- Após uma viagem longa, fazer os últimos kms com mais calma antes de desligar.
- Quando estiveres parado no transito meter em neutro.
- Evitar cera nas lavagens automáticos. (Só jato de água)
- Apenas panos de micro-fibra para limpar.
- No caso de carros elétricos, evitar carregamentos rápidos, e carregamentos até 100%.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Tem mais alguma sugestão? Partilhe-a connosco na caixa de comentários em baixo.
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