Google Play Store: As funcionalidades que tem de aproveitar

na Play Store

A Play Store da Google é essencial para qualquer utilizador Android. De facto e caso esta loja não existisse seria muito mais complicado deitarmos a mão a todas as aplicações disponíveis para o sistema operativo Android.

Para além disso, seria muito mais inseguro! 

É que corremos muito mais riscos a descarregar apps a partir de sites que não conhecemos, do que a partir desta loja que apesar dos perigos é muito mais controlada. Nas próximas linhas vou mostrar como a podem tentar aproveitar ao máximo.

Não deixe que outras pessoas façam compras com a nossa conta

Por vezes partilhamos a nossa conta gmail com a família. Quer seja a nossa cara-metade ou filhos, isto pode representar um risco.

A questão não se trata propriamente da privacidade.

O grande problema é que as outras pessoas podem fazer compras, sem elas próprias se aperceberem. Caso isso aconteça, o dono da conta pode ter algumas dores de cabeça, especialmente se forem valores altos.

Prevenir é sempre o melhor remédio. Neste caso a solução é restringir a compra de aplicações. Para isso será necessário ativar a autenticação na Google Play Store. Vá a definições e posteriormente na secção controlos de utilizador (ou de usuário) carregue na opção Exigir autenticação para compras.

Depois escolha a opção Para todas as compras através do Google Play neste dispositivo.

Isto deverá ser feito em todos os dispositivos que utilizam a sua conta.

Aproveite a Play Store para nunca ficar sem espaço

A Play Store disponibiliza um indicador que revela quanto espaço de armazenamento está disponível para instalar novas aplicações.

Play Store

Na prática, a funcionalidade Estado de Armazenamento revela qual o espaço interno do smartphone que já está ocupado. E claro, também mostra o espaço de armazenamento disponível.

Se estiver a ficar sem espaço de sem armazenamento e necessitar de arranjar algum, basta tocar na barra de estado de armazenamento e será conduzido à página de espaço livre. Aí, terá a hipótese de desinstalar qualquer aplicação de que não necessite. O objetivo é sempre o mesmo. Arranjar mais espaço!

Play Store

Atenção que as aplicações são listadas na ordem inversa de utilização!

Por outras palavras, as aplicações que já não utiliza há muito tempo vão aparecer na parte superior. Já as aplicações mais utilizadas estão presentes na parte inferior.

Utilize as aplicações instantâneas

Esta é uma funcionalidade de que se fala pouco, mas é muito interessante. Na prática podemos experimentar uma aplicação sem a termos de instalar no nosso smartphone e sem a comprarmos. Logo à partida poupamos espaço, o que é muito bom!

Ativar esta funcionalidade é simples!

No menu Definições, procure e carregue em Google Play Instant. Depois é so escolher a conta Google que quer associar às aplicações instantâneas. A partir desse momento já as vai poder utilizar.

Para ver que jogos estão disponíveis sem ter de os descarregar clique aqui. Quando carregar em algum deles, em vez de instalar, carregue em experimentar. Assim a demo será carregada e vai poder jogar. Se gostar depois pode descarregá-la ou comprá-la se for caso disso.

Aceda a aplicações que só estão disponíveis em outros países

Esta é uma área cinzenta e eventualmente pode passar à frente. Por vezes, uma determinada aplicação é lançada apenas num determinado país para efeitos de teste. No entanto, se gosta de ter sempre as últimas novidades no seu smartphone, é normal que queira testá-la.

Caso tenha esta vontade a sua única hipótese será utilizar uma VPN!

Mas atenção que embora existam várias gratuitas será sempre uma boa opção utilizar opções pagas. É que afinal de contas não quer informações suas a circularem sabe-se lá por onde.

Ao ligar-se por exemplo a uma VPN americana vai poder aceder a apps que só estão disponíveis nos Estados Unidos. O mesmo acontece com outros países. Se procurar por VPN no Google Play verá que surgem várias opções.

Atualize as aplicações apenas em redes Wi-Fi

Esta opção é muito importante. É verdade que hoje em dia os nossos planos de dados já são muito maiores do que eram há alguns anos. Ainda assim, existem limites. Como tal, será sempre uma boa ideia, certificar-se que as atualizações apenas são feitas quando está ligado a uma rede Wi-Fi.

Para ativar isto nada mais simples. No menu definições, procure e carregue em Atualizar automaticamente aplicações. Aí escolha Apenas por Wi-Fi.

Assim vai evitar surpresas no seu plano de dados.

Espaço Indie: pode estar a perder um mundo de jogos espetaculares

Os jogos mais “xaram” costumam aparecer logo na página inicial da Play Store. No entanto, há jogos espetaculares que lhe podem estar a passar ao lado.

De facto, a maioria dos jogos encontrados neste espaço são grátis e encontrei títulos muito bons!

A única diferença é que são feitos por pequenos estúdios, ou pessoas, independentes. Mas acredite, a qualidade está toda lá. Aliás já houve muitos títulos Indie que se destacaram nos últimos tempos. São exemplo disso, o Old Man’s Journey e o famoso Alto’s Odyssey com milhares de fãs em todo o mundo.

Para que seja fácil acederem a esta secção na Play Store, aqui fica o link.

Uma pesquisa ainda mais eficaz

Com tantas apps que estão presentes na Play Store não é fácil encontrarmos o que procuramos. Assim, limitarmos a pesquisa é sempre uma boa ideia. Para que tudo corra da melhor forma a tecla – dá mesmo muito jeito.

Imaginemos que queremos uma aplicação só para fotografia e não para vídeo. Assim temos de escrever na pesquisa da Play Store fotografia -video. 

Em suma, estas são algumas dicas para aproveitar ao máximo a Play Store.

Este artigo vai ser atualizado com frequência para que nunca perca as novidades da loja Android mais popular do mundo. Se quiser partilhar connosco alguma diga ou necessita de ajuda para qualquer questão, utilize, por favor, a caixa de comentários.