Apple Watch fez milagre e voltou a salvar uma vida

Há notícias que dão gosto escrever. Isto não é estar a defender marcas, mas sim destacar o que alguns fabricantes fazem e que devia ser a tendência. Um dos propósitos da tecnologia é tornar a nossa vida mais fácil. Se puder salvar vidas tanto melhor. Foi exatamente isso que voltou a fazer o Apple Watch.

Desta vez a situação de salvar uma vida passou-se na Europa!

Um norueguês que desmaiou na casa de banho e sofreu um traumatismo craniano só foi salvo depois do seu relógio ter contactado os serviços de emergência.

salvar

Com 67 anos, Toralv Østvang, estava a utilizar o Apple Watch 4 quando foi à casa de banho a meio da noite. Embora não saiba ao certo o que aconteceu, sabe que perdeu os sentidos e bateu com a cabeça tendo ficado com três fraturas no crânio.

O smartwatch da Apple alertou os serviços médicos de imediato. Encontraram a vítima no chão ensanguentada e inconsciente, meia hora depois.

Se ele não tivesse sido descoberto, não haveria hipótese de o salvar.

salvar

De facto todas estas funções têm de estar num smartwatch! Salvar vidas é sempre uma prioridade!

Segundo a filha da vítima, ele nunca levava o telemóvel consigo para a casa de banho e assim, mesmo que tivesse ficado consciente, não conseguiria chamar os serviços médicos.

Graças ao acelerómetro e ao giroscópio, o Apple Watch 4 consegue detetar quando uma pessoa cai.

Posteriormente, quando esta situação se verifica, pergunta à pessoa se está tudo bem. Caso não haja resposta e a pessoa estiver imóvel durante um minuto, contacta imediatamente os serviços de emergência. Nos Estados Unidos seria o 911. Para além disso envia uma mensagem com os dados de localização.

Importa salientar que esta funcionalidade é ativada, por defeito, para pessoas que têm mais de 65 anos.

De facto a Apple tem traçado um excelente caminho ao nível da saúde!

Entretanto, o mais recente Apple Watch tem também a capacidade de examinar o coração e verificar se existe algum problema cardíaco.

Esta funcionalidade pode ser complicada de implementar em todos os equipamentos. É que obrigaria à colocação de componentes muito precisos. Ou seja, custos muito maiores. Ainda assim, a deteção de quedas já seria mais fácil de implementar. É que de facto, muitas vidas poderiam ser salvas.

Fonte

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

App de fotografias do Windows 11 já está disponível para todos!

Duas semanas depois da nova aplicação de fotografias do Windows 11 ter chegado aos insiders que estão registados no canal Dev eis que ela...

Galaxy S21 FE: O que sabemos até agora! (Setembro)

Atualização (27/9/2021): Ao que tudo indica, a Samsung decidiu cancelar o evento de lançamento do Galaxy S21 FE. Ou seja... Telemóvel foi cancelado! (Em...

Windows 10 tem update de emergência! Atualize se tem problemas

Quem instalou os updates KB5005565 e KB5005101 de Setembro tem-se queixado de problemas com as aplicações. Por vezes encravam ou simplesmente deixam de funcionar....

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!