Nos últimos tempos temos assistido a grandes evoluções nas câmaras dos smartphones. De facto, esta evolução é tão notória que alguns fabricantes já começam a ficar preocupados. Recentemente Fujio Mitarai, CEO da Canon, disse numa entrevista à Nikkei, que o mercado de câmeras digitais vai cair cerca de 50% até 2021. Pode ler mais sobre este assunto aqui.

Penta-câmera: A fotografia nos smartphones está cada vez mais evoluída

Temos assistido a dispositivos móveis a serem capazes de disponibilizar resultados espetaculares. É um exemplo disso, as maravilhas que o Huawei P20 Pro consegue fazer com as fotografias à noite. O mesmo acontece com as inovações da Samsung nesta área, especialmente quando introduziu o sistema de abertura variável.


Leia também:

Google Fotos: é melhor escolher Alta-Qualidade ou Modo-Original


Agora as atenções viram-se para a Nokia que se prepara para apresentar ao mundo um equipamento com cinco câmaras.

Não sabemos ao certo o que esperar deste penta-câmera, mas se tudo estiver bem equilibrado teremos certamente um resultado final muito interessante.

Eventualmente muito melhor do que aquilo que a Samsung conseguiu fazer com quatro câmaras no A9. Análise completa aqui!

No entanto a Nokia não está sozinha e vai ter uma forte concorrência. É que a Xiaomi juntou-se à festa!

A julgar por uma imagem que chegou à Internet este fabricante já está a trabalhar num dispositivo penta-câmera.

E não pense que é falsa!

É que esta imagem foi revelada por o responsável de produto Wang Teng Thomas. Assim, ele utilizou a sua página na rede social chinesa Weibo para mostrar uma fotografia com um marca de água muito curiosa. “Shot on Mi AI Penta cam”.

penta-câmera

Para além das marcas de água, não temos nenhuma pista acerca da aparência deste smartphone. De facto, a imagem contém diversos equipamentos da Xiaomi que mostra os designs que foram utilizados até agora. Desde a monocelha mais larga à gota de água, passando pelo ecrã total do Mi Mix 3.

Não sabemos como será a qualidade final das imagens capturadas com este dispositivo. Ainda assim, a julgar pela fotografia que chegou à Internet, devemos ter resultados muito interessantes.

penta-câmera

De facto, o aumento do número de sensores nos smartphones tem sido responsável pela maior qualidade. Para além disso, garantem os efeitos que hoje em dia são tão procurados. Falamos, claro está, do efeito bokeh.

Entretanto e para surpresa de todos, ou talvez não, o responsável da Xiaomi apagou a foto pouco depois de ter chegado à Internet. Das duas uma.

Ou foi um engano, ou tratou-se de um belo teaser!

É que caso não tivesse acontecido, não estaríamos na Leak a falar disso.

Em suma, estamos perante uma novidade muito interessante.

Se a moda já começa a ser as cinco câmaras, estou muito curioso para ver o que gigantes como a Samsung e a Huawei irão fazer. No caso deste último, normalmente tem sempre bastantes truques na manga no campo da fotografia.

Resta-nos então aguardar para ficarmos a conhecer todas as novidades.