Review Huawei P20 Pro – Em boa verdade, o P20 Pro marcou uma nova etapa na vida da Huawei! Afinal de contas, foi o primeiro smartphones com câmara tripla do mercado, e consegue tirar fotos à noite como nenhum outro. Aliás, 10 meses depois, este equipamento foi comparado lado-a-lado com o Mate 20 Pro e embora empatado, ainda consegue uma pequena vantagem no vídeo.

Isto faz-nos pensar… Será que em 2019 ainda vale a pena comprar o Huawei 20 Pro? É a isto que vou tentar responder nas próximas linhas.

Review Huawei P20 Pro: Design

Para mim, o design do Huawei P20 Pro foi amor à primeira vista. Tem linhas elegantes e a cor twilight é sem dúvida fantástica.

É verdade que muitos utilizadores preferem cores mais sóbrias. Como aparte, este equipamento está disponível em cores mais “clássicas”. Ainda assim, na minha opinião, as cores gradiente são um casamento perfeito para o P20 Pro.

Review Huawei P20 Pro

Só é pena a Huawei não vender uma capa transparente para este dispositivo!

Infelizmente, temos de nos sujeitar às capas de outros fabricantes que na maioria dos casos não protegem a totalidade do módulo de lentes traseiro.

Review Huawei P20 Pro

No entanto, depois destes meses, mantenho a mesma ideia que este equipamento está muito bem equilibrado no que diz respeito à relação tamanho, peso e parece que tudo foi estudado para estar no sítio certo.

Embora a parte frontal seja muito atrativa, é a parte traseira deste equipamento que realmente domina.

Review Huawei P20 Pro

Review Huawei P20 Pro: O Processador Kirin 970

Um dos pontos de honra do Huawei P20 Pro é o processador Kirin 970. Ele foi lançado no ano passado e até já tem um sucessor.

Review Huawei P20 Pro

Contudo, apesar de não ter duas unidades de processamento neural como o Kirin 980 não noto qualquer diferença visível. De facto, 10 meses depois, este equipamento continua a funcionar tão rapidamente como no dia em que chegou às minhas mãos. A este chipset juntam-se 6GB de memória.

Review Huawei P20 Pro: Ecrã

O ecrã do Huawei P20 Pro é OLED, tem 6.1 polegadas e segue a proporção da moda de 18:7.9. Já no que diz respeito à resolução estamos perante um ecrã FHD+ com 1080 x 2244 pixéis.

Portanto, a imagem é sem dúvida excelente e qualquer pessoa que o utilizar vai concordar com esta questão.

Outra das caraterísticas muito interessantes do P20 Pro é a possibilidade de se esconder, ou não, a monocelha. Assim, apenas temos de ir à secção entalhe e optarmos pelo estilo predefinido que revela a monocelha, ou o modo que a oculta.

Mas é preciso dizer que isto não funciona muito bem em todas as aplicações… Algumas não se encontram otimizadas para este modo.

Nas opções alusivas ao ecrã é ainda possível alterar-se o modo de visualização, o tamanho do texto, ajustar a resolução para, por exemplo, se poupar energia.

De uma forma geral conseguimos ver bem o ecrã em todas as ocasiões, mesmo sob luz solar direta, caso não seja muito intensa.

Review Huawei P20 Pro: Câmeras

E eis que chegamos a um dos pontos mais importantes no Huawei P20 Pro, ou seja a configuração de câmara tripla!

Ora neste campo encontramos um sensor de 20 megapixeis monocromático, outro de 40 megapixéis RGB e ainda um de 8 megapixéis que disponibiliza o Zoom ótico de 3x. Eles têm aberturas diferentes, nomeadamente f/1.6, f/1.8 e f/2.4, respetivamente. Todas os sensores das câmaras têm, como não podia deixar de ser, a assinatura Leica.

Review Huawei P20 Pro

O sensor de 40 megapixéis é na realidade o sensor principal, sendo este que tem a seu cargo a captura de cor.

Já a câmara de 20MP, sendo monocromática, centra-se especialmente no detalhe, o que ajuda a aumentar a definição da imagem capturada. Para finalizar, a câmara com 8MP fica assim responsável pelo Zoom ótico e pela distância focal adicional.

Outras caraterísticas do Huawei P20 Pro dão conta de um zoom híbrido de 5X, zoom ótico de 3x, focagem preditiva e gravação de vídeo em super câmara lenta com 960 fps.

Review Huawei P20 Pro

Sinceramente e depois de tantos meses só tenho boas coisas a dizer acerca da câmara do Huawei P20 Pro. Já me passaram vários topos-de-gama de outros fabricantes pelas mãos e nunca consegui atingir os mesmos resultados… Dito isto, depois de tantos anos neste meio, dizer isto acaba por ser um sinal daquilo que a Huawei tem vindo a conseguir no mercado, o que é de louvar.

Review Huawei P20 Pro

As imagens capturadas pelo Huawei P20 Pro são realmente muito boas, até mesmo quando se utiliza o zoom. Portanto, mesmo com a utilização do Zoom híbrido conseguimos obter muitas detalhes nas imagens que com outro equipamento não seria possível.

Outra das situações em que este equipamento é algo do outro mundo é na fotografia com condições de luz reduzida!

De facto conseguimos capturar imagens que de outro modo nunca seria possível, como revelam as imagens abaixo.

Review Huawei P20 Pro

O modo noturno é sem dúvida algo impressionante e nunca tínhamos conseguido capturar uma imagem com esta qualidade, sem ser necessário recorrer a um tripé. Nenhum outro consegue disponibilizar estes resultados.

Eis outro exemplo, a aproveitar o pôr-do-sol:

Review Huawei P20 Pro: Bateria

O P20 Pro da Huawei chegou ao mercado com uma bateria de 4000mAh, conseguindo garantir sem grandes problemas, autonomia para cerca de dia e meio com uma utilização regular.

Mas é preciso salientar, que passados tantos meses, a autonomia continua igual! De facto, posso afirmar sem qualquer reserva que quem tem um P20 Pro não necessita de um powerbank para nada.

Review Huawei P20 Pro: Software

Ao nível do software devo confessar que gosto muito do EMUI. É uma interface muito completa, altamente personalizável e relativamente leve. Gostei da versão 8.1 que vinha com o P20 Pro. E agora que recebi, apenas esta semana, o EMUI 9 baseado no Android Pie, estou ainda mais satisfeito.

Em termos da interface propriamente dita não vão notar grandes diferenças. Tudo continua no mesmo sítio.

Assim, vão reparar sim num menu de definições mais simplificado e num cliente de email com pequenas melhorias. Para além disso, temos também um maior desempenho, graças à presença da tecnologia GPU Turbo 2.0 e uma autonomia melhorada.

Review Huawei P20 Pro

Temos também um sistema operativo mais preparado para os gestos. Que realmente, depois de alguma habituação, são uma vantagem. Deixamos de ter os botões Android na parte inferior do ecrã e parece que temos um melhor aproveitamento do painel.

Review Huawei P20 Pro: O Veredicto

Ademais, quando testei este equipamento que foi lançado em Março do ano passado, gostei bastante do Huawei P20 Pro. Destaco o facto de ser ultra-rápido, ter uma câmara traseira de sonho e um design muito atrativo.

Em suma, quase um ano depois, continua a ser um dos melhores equipamentos do mercado! Não ficando nada atrás daquilo que foi sendo lançado nos restantes meses do ano de 2018.

Review Huawei P20 Pro

Aliás, considerando que até já o conseguem comprar por cerca de 500/600 Euros, quando na altura custava 899… É sem dúvida um dos melhores smartphones que podem levar para casa!


Afinal de contas, o que achou desta análise, partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.