Windows 11: a Microsoft vai arrasar finalmente a concorrência!

Na sua história a Microsoft tem decisões muito acertadas e outras menos bem conseguidas. Ao nível dos sistemas operativos tivemos versões com muito sucesso. No entanto também foram lançadas algumas de fugir. O Windows 98 foi um sucesso, mas o ME uma tragédia devido à gestão da memória. O Windows XP saiu-se muito bem e o Vista foi de fugir. E assim tem acontecido ao longo dos anos. Com o Windows 10 não se pode dizer que a Microsoft errou. De facto funciona muito bem. Mas a estratégia teve algumas falhas. Um dos grandes erros foi uma maior aposta a nível empresarial deixando o consumo de parte. No entanto, com o Windows 11 as coisas estão diferentes e é caso para dizer que a Microsoft vai arrasar finalmente a concorrência.

Windows 11: a Microsoft vai arrasar finalmente a concorrência!

A Microsoft por algum motivo negligenciou os consumidores com o Windows 10. Com consumidores quero dizer aquelas pessoas que utilizam o PC em casa para trabalhar, jogar e para assistirem a séries ou vídeos. Assim pretendeu focar-se mais nas empresas e isso saiu caro. Para um sistema operativo ter sucesso tem de haver ligação com os utilizadores e isso não aconteceu com a versão anterior. Só o Windows 11 é que está a fazer isso.

De facto com o Windows 11 a Microsoft está a pensar nas empresas mas também nos utilizadores. Temos um sistema operativo que dá para trabalhar, mas também pode ser a plataforma ideal para utilizarmos numa máquina de jogos. Sobretudo para quem adere ao XBOX Games Pass. Aliás no campo dos jogadores temos um conjunto de funções muito interessantes. Não só ao nível do HDR, como das otimizações que tornam o PC mais rápido. Claro que continua a existir uma aposta empresarial, mas a Microsoft quer que o Windows 11 agrade a todos.

Para além disso está a desenvolver e a escolher as funções certas como é exemplo a mais recente.

A Microsoft tem estado a trabalhar em várias funções que vão tornar o Windows 11 ainda melhor. Por exemplo, um dos principais objetivos é garantir que tudo funciona com o maior desempenho possível. Ou seja, algo que faz toda a diferença. É por esse motivo que o Sun Valley 2, outrora conhecido como a versão 22H2 vai utilizar uma nova função de gestor de tarefas. O objetivo é suspender as apps que utilizam muitos recursos do sistema. O que é certo é que isto torna o Windows 11 quatro vezes mais rápido.

A nova função presente no Windows 11 da Microsoft chama-se modo de eficiência ou modo Eco.

Dito isto, consegue combater o gasto desnecessário de bateria por parte dos portáteis. Ao mesmo tempo ajuda a aumentar o desempenho. Isto porque suspende a utilização de processos que estejam a consumir muitos recursos. Até pode ser feito de forma manual. Basta escolhermos um determinado processo no gestor de tarefas e escolher modo de eficiência.

Windows 11 mais rápido
Imagem: WindowsLatest.com

Neste momento quando lançamos o gestor de tarefas temos uma visão geral das atividades e processos. É assim que acompanhamos o que se passa ao nível do processador, memória, disco e utilização de rede.

Se uma app ou processo estiver a atrasar o sistema damos um clique nele com o botão direito do rato e escolhemos a opção terminar tarefa para o fecharmos. O modo de eficiência ou o modo eco resolvi isto. Tudo porque limita os recursos que podem ser consumidos pelas aplicações.

E isto é apenas um exemplo do que aí vem.

Temos também muitas melhorias na interface a caminho que dão ainda mais poder de personalização aos utilizadores.

Um arranque atribulado mas por uma boa razão

Quando o Windows 11 chegou parecia que a Microsoft estava a dar um tiro no pé. Isto devido a todas as questões relacionadas com os requisitos de instalação. No entanto, na realidade, estava a precaver-se dos problemas que ocorreram com o Windows 10, sobretudo com o lançamento de novos updates. Assim limitou o hardware onde o Windows 11 pode correr e assim salva-se de muitos problemas.

Unificar é a palavra de ordem

A Microsoft já andou a dar uma de querido mudei a casa na app de definições do Windows 11. Dito isto, temos uma nova interface mais fácil de navegar graças à barra lateral. Também foram adicionados ícones mais coloridos, integração do bing e um modo escuro que funciona como deve ser. Entretanto com o Sun Valley 2 a Microsoft tem mais novidades nas definições do Windows 11!

Esta otimização das definições é um trabalho em progresso. A app de definições do Windows começou a ser desenvolvida há nove anos e mais concretamente no Windows 8. O objetivo era e é substituir o painel de controlo. No entanto isto não tem sido fácil. De facto, mesmo no Windows 10 continuámos a ter uma grande misturada.

Windows 11 definições novidades

Seja como for a Microsoft prometeu migrar todas as opções do painel de controlo para as definições. Isto num futuro próximo e o Windows 11 será o primeiro a ter tudo unificado.

Entretanto teremos muito mais novidades em breve mas olhando para todas as potencialidades não há dúvidas que a Microsoft acertou em cheio com o Windows 11.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.