Windows 11 22H2: este é o upgrade que todos vão querer fazer!

O Windows 11 22H2, também conhecido por Sun Valley 2, chega dentro de alguns meses. Mais especificamente espera-se que o lançamento seja no Verão. Será um grande update de aniversário focado sobretudo na qualidade e nas melhorias na interface. Mas de que estamos nós a falar ao certo?

Windows 11 22H2: este é o upgrade que todos vão querer fazer!

Windows 11 22H2

Como sabe, ou vai descobrir em breve caso ainda não tenha utilizado o novo sistema operativo, o Windows 11 chegou com um menu Iniciar redesenhado. No entanto algumas coisas ficaram de fora. Por exemplo, as opções na barra de tarefas são limitadas.

Outra das coisas em falta são os widgets de terceiros. Já existe suporte para os proprietários da Microsoft, mas para os outros não.

Parece que a API dos Widgets será aberta e qualquer app vai ter a capacidade de criar widgets. Isto até pelos websites. Tudo será muito parecido com os mosaicos do Windows 10.

Apesar de ser possível ativar os widgets de forma externa a Microsoft recomenda que eles sejam carregados para a Microsoft Store. Pelo menos para que possam ser mais facilmente descobertos. Entretanto parece que a loja da Microsoft terá algo chamado Widget Board para mostrar os widgets que podem ser instalados.

Olhando para tudo isto é provável que os widgets utilizem tecnologia web. No entanto e como refere o site mspoweruser isto não foi clarificado.

Escusado será dizer que o suporte para widgets de terceiros vai tornar esta novidade do Windows 11 muito mais apetecível.

O Windows 11 Sun Valley 2 ou versão 22H2 será uma versão com muitas melhorias. Elas vão garantir que o sistema operativo fica mais rápido e mais moderno. Para além disso terá uma maior integração do WinUI. A isto devem-se juntar novas aplicações nativas.

Entretanto a melhoria em 2022, mais óbvia, será a possibilidade de se arrastar atalhos para a barra de tarefas.

É que esta foi a pior alteração do Windows 11 e até deu origem a muita conversa. Mas esta não é a única alteração. Neste momento a famosa barra ainda está presa ao fundo do ecrã. No entanto, também isto vai mudar em breve. Isto deve-se em grande parte ao feedback dos utilizadores.

Windows 2022

Para além disso haverão também melhorias no menu Iniciar. Será possível afixar mais apps no menu e até recomendações.

No entanto, nem tudo se resume a alterações estéticas. De facto, existem também outras no interior. Elas vão garantir mais velocidade e estabilidade. Temos também definições melhoradas.

Outras novidades dão conta do suporte para mais widgets, sobretudo de terceiros. Até aqui eram apenas os da Microsoft, como o Microsoft To-Do, Weather, Notícias e Interesses, entre outros.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.