Saudades do Windows 95? Corra-o já no Windows 10, Mac e Linux

O Windows 95 foi sem dúvida muito popular uma vez que começou a trilhar o caminho para se chegar aos sistemas operativos modernos. Depois de alguns utilizadores terem conseguido instalar este sistema da Microsoft no Apple Watch, num smartwatch Android Wear e até na Xbox One, eis que alguém foi muito mais longe. O Windows 95 foi transformado numa aplicação que já pode executar no Windows, macOS e Linux.

O colaborador da revista Slack, Felix Rieseberg, é o responsável por esta grande aplicação, permitindo que os fãs da nostalgia brinquem com o Windows 95 num computador atual. Rieseberg também publicou o código-fonte e os instaladores de aplicações para este projeto no Github. Importa salientar que apps como o Wordpad, o MS Paint ou o Minesweeper funcionam totalmente e sem quaisquer problemas. Neste momento, apenas o Internet Explorer não é totalmente funcional, pois simplesmente não carrega as páginas.

A aplicação tem apenas 129MB e pode descarregá-lo para macOS e Windows no Github. Download aqui. Uma vez em execução, ocupa apenas cerca de 200 MB de RAM, mesmo ao executar todos os utilitários, aplicações e jogos antigos do sistema Windows 95.

Tudo é tão simples como descarregar e instalar como se fosse outra aplicação qualquer.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

pub