Windows 10X: veja tudo o que muda no novo Windows!

Primeiro parecia que a Microsoft estava quase a colocar o Windows 10X na gaveta. No entanto, a situação mudou e parece-nos que esta empresa esta finalmente pronta para lançar o novo sistema operativo. Ainda assim não será algo tão imediato. Dito isto, devemos ter de esperar até à primavera de 2021 para o podermos ver a funcionar nos novos equipamentos. Veja assim tudo o que muda no novo Windows 10X.

Windows 10X: veja tudo o que muda no novo Windows!

À medida que nos aproximamos do lançamento o site Windows Latest tem tido acesso a muitos leaks que revelam como o futuro do Windows poderá ser. Exemplo disso é o mais recente contacto coma versão RTM para o Windows 10X.

Logo à partida a primeira coisa que tem de fazer para começar a usar o Windows 10X é criar uma conta da Microsoft. Isto caso ainda nao tenha uma. De facto, no Windows 10X, a conta da Microsoft é um requisito. Assim os utilizadores não podem configurar uma conta local.

Windows 10X novo

Uma vez ligado, passa a ter acesso ao mundo do Windows 10X. Uma área de trabalho em branco e uma barra de tarefas centrada com três tamanhos diferentes: pequeno, médio e grande.

O Windows 10X usa componentes da Web e do WinUI, o que faz com que o sistema operativo pareça muito diferente em comparação com a experiência atual do Windows 10. Por exemplo, o Action Center foi completamente redesenhado no Windows 10X.

Entretanto a Microsoft também removeu a ‘bandeja do sistema’ da barra de tarefas e o Centro de Acção agora pode ser usado para alterar o volume e o brilho.

Centro de Ação do Windows

Os controlos de volume e brilho estão na parte superior, enquanto as configurações rápidas de Bluetooth, WiFi e energia estão no meio. Dito isto, podemos personalizar com um clique através do botão direito no ícone.

Windows 10X novo

A abordagem é muito parecida com o ChromeOS e a Microsoft também removeu muitas coisas que estavam presentes no Windows 7. Isto significa que não temos acesso ao Editor do Registo, Editor de Política de Grupo, Painel de Controlo e Gestor de Tarefas.

Explorador de ficheiros

Com o Windows 10X, a Microsoft está desenvolver um novo e moderno Explorador de Ficheiros. Por defeito ele foi desenvolvido para navegar nos ficheiros do OneDrive. No entanto, também pode navegar no armazenamento local e sincronizar ficheiros entre o seu disco e o online.

Windows 10X novo

A nova interface parece familiar porque é baseada no OneDrive e usa componentes da web com integração com o Windows 10.

Linguagem de design consistente

Toda a interface foi desenvolvida do zero. Assim a Microsoft mantém uma única linguagem de design consistente em todo o sistema operativo.

Windows 10X novo

Alterações nas aplicações do Windows 10X

As apps estão cheias de cantos arredondados e não só. Assim um estilo que também está presente no menu Iniciar e no Centro de ação.

Uma nova pesquisa

O Windows 10X também vem com uma nova experiência de pesquisa, que esta integrada diretamente no menu Iniciar. Tudo funciona com mais rapidez. Entretanto continua a poder mostrar uma combinação de resultados locais e resultados da internet gerados pelo Bing.

Windows 10X novo

O fim dos mosaicos dinâmicos

Os mosaicos dinâmicos fazem parte da área de trabalho do Windows desde o Windows 8. O Windows 10X dá-lhes a machadada final em favor dos ícones estáticos.

Windows 10X novo

Ecrã inicial do Windows 10X

Entretanto o menu Iniciar no Windows 10X é semelhante ao Microsoft Launcher para Android e mostra os ícones de uma forma muito clean.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

pub