Windows 10 vai voltar à aparência do Windows 7, Vista e XP!

O Windows 10 vai voltar a ter a aparência do Windows 7, Vista e XP já que a Microsoft pretende apostar nos cantos arredondados nas janelas de nível superior.

Windows 10 vai voltar à aparência do Windows 7, Vista e XP!

Até ao Windows 8 baseado na interface Metro, a Microsoft usava o efeito aerodinâmico. Tinha também cantos redondos em todas as janelas das apps. No entanto, tudo mudou. Isto depois do Windows 8 chegar com cantos agudos e blocos dinâmicos.

Agora e de acordo com um esclarecimento publicado pela Microsoft no Github, o muito aguardado WinUI trará cantos arredondados para janelas de nível superior e pop-ups de aplicações. No entanto, a implementação fica a cargo dos programadores das aplicações.

Isto significa que podemos esperar janelas de aplicações com cantos arredondados, semelhantes ao layout por defeito que tínhamos nas versões mais antigas do Windows.

Windows 10 XP

Como podemos ver na imagem acima, a Microsoft vai claramente substituir os cantos afiados que serviam como base da interface Metro do Windows 8.

Esta interface redesenhada faz parte da reforma do Fluent Design, como a própria empresa confirmou no GitHub.

Os cantos arredondados devem entrar em acção no segundo semestre de 2021. No entanto, como normalmente acontece quando chegam grandes mudanças, a Microsoft vai permitir que os beta testers do programa Windows Insider experimentem a nova interface. Claro está, antes de estar disponível para todos.

Se tivermos sorte e a Microsoft seguir a sua cronologia interna, poderemos ver a nova interface do Windows 10 no terceiro trimestre.

Windows 10 XPWindows 10 XPAs outras grandes mudanças estéticas dizem respeito aos ícones das apps do Windows 10. Assim no início deste ano, a Microsoft lançou uma nova forma de ícone que parece muito mais colorida e curva como refere o site Windows Latest.

A linguagem de design ainda é a Fluent Design. No entanto, está em constante evolução e assim agora dá ênfase às sombras e cantos arredondados.

Também é importante assinalar que o novo design de cantos arredondados já faz parte das principais aplicações do Windows 10. São exemplo disso, a Calculadora, Alarmes e Relógio, Calendário e até o Terminal do Windows. Na verdade, o novo design de cantos arredondados é usado ativamente no novo browser Edge. O que é baseado no Chromium.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também