O Windows 8 chegou e tem feito as delícias de muitos utilizadores. Enquanto que para os utilizadores mais habituados a estas andanças a adaptação tem sido relativamente simples, para outros a curva de aprendizagem é um pouco maior. Para o ajudar a ter mais controlo sobre o Windows 8 preparámos um conjunto de dicas que vamos lançar ao ritmo de uma por dia e que serão essenciais para “tratar por tu” o mais recente sistema operativo da Microsoft.

Os mosaicos

Embora numa fase inicial os mosaicos lhe possam causar alguma confusão, enquanto substitutos do menu iniciar, verá que com o tempo se irá habituar a eles. Tudo começa pela organização e caso não saiba pode movê-los facilmente. Para isso terá apenas de dar um clique por cima do mosaico que pretende mover e mantendo o dedo a pressionar o rato, deslocá-lo para o local pretendido.

01

Se quando estiver a mover o mosaico pretender ter uma visão geral do que se encontra no ecrã principal basta movê-lo para a parte superior ou inferior do ecrã e verificar que os restantes ícones são reduzidos, revelando tudo o que se encontra no computador.

Existe outro modo de aceder a esta visualização completa do ecrã principal. Para isso, basta deslocar o rato ao canto inferior direito e dar um clique no sinal – que lá se encontra.

02

Quando estiver a utilizar esta vista em que os ícones de todo o ecrã inicial ficam pequenos, pode atribuir nomes aos diferentes grupos de aplicações e widgets. Assim, terá apenas de dar um clique com o botão direito do rato por cima destes grupos e escolher a opção dar um nome ao grupo.

03

No ecrã inicial encontra mosaicos com tamanhos diferentes, o que é útil para dar destaque às aplicações preferidas do utilizador, remetendo as outras para segundo plano. Redimensionar estes mosaicos é simples e o utilizador apenas necessita de dar um clique com o botão direito do rato no mosaico que pretende ver mais pequeno e posteriormente escolher a opção mais pequeno. Este clique com o botão direito do rato dá ainda acesso a mais opções como Remover do Iniciar ou Desinstalar.

04

Quer aceder a todas as aplicações e não só aquelas que tem em destaque no ecrã Iniciar? Nada mais simples. Basta dar um clique num espaço vazio do ecrã Iniciar com o botão direito do rato e dar um clique em Todas as aplicações.

05

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.