Já passou quase um ano desde que a Microsoft acabou com o suporte extra ao Windows 7. Aliás, foi uma jogada que obrigou muitas empresas a pagar uma taxa anual de suporte, o que trouxe muitos e belos euros aos cofres da Microsoft.
Contudo, esquecendo as empresas com ESUs, o W7 é agora um SO obsoleto e muito vulnerável para os utilizadores dito normais… Ainda assim, continua a ser extremamente popular.
- Bitcoin está perto dos 30 mil dólares! Vai ‘explodir’ em 2021?
- Alerta: não atualize o seu smartphone Xiaomi Mi A3!
Ainda temos 100 milhões de PCs com o Windows 7 instalado!
Portanto, apesar de todos os avisos da Microsoft, ainda temos cerca de 100 milhões de PCs com o Windows 7 instalado. Ou seja, quando estamos basicamente a 2 semanas de fazer 1 ano desde que o suporte ao SO terminou, ainda temos muito boa gente a confiar no velhinho sistema operativo.
Para ter a noção da popularidade do SO, em Agosto, 1/4 de todos os PCs ainda eram baseados no Windows 7! E na verdade, os números não estão a descer assim tanto quanto isso. O Windows 7 ainda tem uma quota de mercado de 17.6%, o que significa um aumento de 1% em relação ao mês anterior.
Contudo, os jogadores preferem o Windows 10, visto que o último Steam Survey revelou que cerca de 89% dos participantes usam a versão mais recente do Sistema Operativo da Microsoft, enquanto apenas 5% utilizam o velho Windows 7.
Entretanto, o próximo mês significa um aumento bem significativo nos ESUs, com as empresas agora a serem obrigadas a pagar 50$ por cada máquina Windows 7 Enterprise e 100$ por cada máquina Windows 7 Pro. Estes preços vão voltar a duplicar no início de 2022. Será que estes aumentos irão ser o suficiente para ver a taxa de adoção ao SO a diminuir?
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!