Inicio outros Windows Lite: um sistema para dar vida a todos os computadores

Windows Lite: um sistema para dar vida a todos os computadores

Se acompanha com regularidade as notícias relacionadas com a Microsoft e com o sistema operativo Windows, já ouviu falar que o gigante de Redmond está a desenvolver um versão simplificada do Windows 10 para dispositivos mais baratos. Será este o Windows Lite?

Windows Lite: uma versão mais leve e rápida

Falar-se em Windows Lite não é propriamente uma novidade. Este nome já tinha sido vista no SDK do Windows 10. Entretanto o jornalista americano Brad Sams também já tinha falado disto com alguns colaboradores da Microsoft.

Para além de mudanças estruturais teremos também alterações a nível estético. Algo que será posto fora serão os famosos mosaicos.

Segundo algumas fontes que falaram com o site Windows Central, o Windows Lite terá um launcher de aplicações estático ao invés do menu Iniciar do Windows 10. Isto é na prática o que acontece com o Android, iOS ou até com o Chrome OS. 

Conforme referimos isto pode significar o fim dos mosaicos, uma funcionalidade do Windows 10 que permite disponibilizar informações, como a meteorologia e a quantidade de emails que ainda não leu.

As razões que levam ao fim dos mosaicos

A primeira não é assim tão difícil de adivinhar. Ninguém utilizava estes mosaicos. É que muito poucos utilizadores abriam o menu iniciar para verificar estes mosaicos. Para além disso, a maioria das apps não procuram utilizar esta funcionalidade. Em segundo lugar, um design mais simples pode ajudar a reduzir os requisitos de sistema. É por este motivo que redesenhar o menu Iniciar pode ser uma boa ideia.

Windows Lite

Como se pode observar na imagem acima, o Windows Lite deverá ser mais colorido e trazer algum dos aspetos a que estávamos habituados no Windows 7. Isto é sem dúvida uma boa notícia. É que muitos utilizadores gostavam deste sistema operativo. Para além disso teremos um funcionamento mais eficaz em sistemas com especificações mais reduzidas.

Um sistema operativo muito rápido e com poucas exigências

O novo Windows vai funcionar com rapidez. O melhor de tudo é que como acontece com o Chrome OS, deverá ser rápido em computadores com apenas 2GB de memória e 32GB de capacidade de armazenamento.

Para conseguir isto, o Windows Lite deverá apostar sobretudo em aplicações web progressivas. São apps desenvolvidas para correr num browser web e em plataformas universais Windows. Assim correm em qualquer sistema, desde o Windows 10 Mobile à XBOX.

A ser verdade, os utilizadores estarão presos à loja Windows. Ainda assim são sempre boas notícias. É que tudo aquilo que os utilizadores procuram é velocidade. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Oppo Reno4 Lite: certificação revela especificações principais

A Oppo está a trabalhar arduamente na familia de smartphones Reno. Dito isto, já apresentou o Oppo Reno4 e o Reno4 Pro na China...

TicWatch Pro 3: justifica-se um preço de 299 Euros?

A Qualcomm revelou dois novos chipsets para wearables em junho. Falo do Snapdragon Wear 4100 e 4100+. Os novos chips são uma atualização significativa...

Nokia 7.3: novas imagens revelam todos os pormenores!

Antes do evento Nokia Mobile há alguns dias, houve relatos de que o Nokia 7.3 seria lançado em 22 de setembro. No entanto, este...

Chegou o MIUI for TV 3.0! Conheça as principais novidades!

A Xiaomi lançou o MIUI for TV 3.0 em julho e agora a atualização está finalmente disponível e a chegar aos dispositivos. Dito isto,...

Android 11 provoca paragem de digestão no Google Pixel 4a

A gama de dispositivos Pixel da Google passou por algumas controvérsias. Falo de bugs de software e problemas de hardware. Mais especificamente, as questoes...