Windows Lite: um sistema para dar vida a todos os computadores

Se acompanha com regularidade as notícias relacionadas com a Microsoft e com o sistema operativo Windows, já ouviu falar que o gigante de Redmond está a desenvolver um versão simplificada do Windows 10 para dispositivos mais baratos. Será este o Windows Lite?

Windows Lite: uma versão mais leve e rápida

Falar-se em Windows Lite não é propriamente uma novidade. Este nome já tinha sido vista no SDK do Windows 10. Entretanto o jornalista americano Brad Sams também já tinha falado disto com alguns colaboradores da Microsoft.

Para além de mudanças estruturais teremos também alterações a nível estético. Algo que será posto fora serão os famosos mosaicos.

Segundo algumas fontes que falaram com o site Windows Central, o Windows Lite terá um launcher de aplicações estático ao invés do menu Iniciar do Windows 10. Isto é na prática o que acontece com o Android, iOS ou até com o Chrome OS. 

Conforme referimos isto pode significar o fim dos mosaicos, uma funcionalidade do Windows 10 que permite disponibilizar informações, como a meteorologia e a quantidade de emails que ainda não leu.

As razões que levam ao fim dos mosaicos

A primeira não é assim tão difícil de adivinhar. Ninguém utilizava estes mosaicos. É que muito poucos utilizadores abriam o menu iniciar para verificar estes mosaicos. Para além disso, a maioria das apps não procuram utilizar esta funcionalidade. Em segundo lugar, um design mais simples pode ajudar a reduzir os requisitos de sistema. É por este motivo que redesenhar o menu Iniciar pode ser uma boa ideia.

Windows Lite

Como se pode observar na imagem acima, o Windows Lite deverá ser mais colorido e trazer algum dos aspetos a que estávamos habituados no Windows 7. Isto é sem dúvida uma boa notícia. É que muitos utilizadores gostavam deste sistema operativo. Para além disso teremos um funcionamento mais eficaz em sistemas com especificações mais reduzidas.

Um sistema operativo muito rápido e com poucas exigências

O novo Windows vai funcionar com rapidez. O melhor de tudo é que como acontece com o Chrome OS, deverá ser rápido em computadores com apenas 2GB de memória e 32GB de capacidade de armazenamento.

Para conseguir isto, o Windows Lite deverá apostar sobretudo em aplicações web progressivas. São apps desenvolvidas para correr num browser web e em plataformas universais Windows. Assim correm em qualquer sistema, desde o Windows 10 Mobile à XBOX.

A ser verdade, os utilizadores estarão presos à loja Windows. Ainda assim são sempre boas notícias. É que tudo aquilo que os utilizadores procuram é velocidade.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Microsoft Edge 95: a última build já está disponível! Descarregue já

A Microsoft lançou hoje a build final do Edge 95 no canal Dev. Esta é a última versão antes do novo Edge estar disponível...

Galaxy S22: reveladas as novas cores e há uma surpresa!

A Samsung sabe que os olhos também comem e como tal aposta muito no design dos seus smartphones e inclusivamente nas cores. Ora o...

Placas gráficas novas em 2021? RTX 3080 Super já apareceu!

Na opinião de muitos especialistas, faz ZERO sentido lançar uma nova gama de placas gráficas, quando a atual continua tão rara e tão cara....

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!