do CEO

Com o Samsung Galaxy S10 lançado eis que todas as atenções se viram agora para o maior concorrente. Falo concretamente da nova gama Huawei P30. De facto, estamos a poucos dias do lançamento oficial e como tal é uma boa altura para fazermos uma ronda por todos os leaks e rumores que foram chegando à Internet. É verdade que não são informações oficiais mas é tudo o que foi dito acerca destes equipamentos.

Assim, teremos uma boa ideia do que vamos poder esperar dos novos P30 Lite, P30 e P30 Pro

O primeiro até digamos que já é oficial uma vez que foi apresentado na China com outro nome. Mas já lá iremos.

Todos os rumores e Leaks do P30 e P30 Pro: Eis o Design

Ao nível do design o mundo foi conhecendo várias opções diferentes. Das primeiras vezes em que falámos do suposto design do Huawei P30 foi quando chegou à Internet uma suposta informação relacionada com as câmaras. Fo mais concretamente em Dezembro conforme pode ler aqui.

Nesta altura o Leak chegou através do fabricante de capas ‘Olixar‘! Revelou que o Huawei P30 Pro, deverá chegar ao mercado com uma monocelha em forma de gota de água, bem como um sistema de 4 câmaras na traseira.

Estas câmaras estariam na vertical como se pode ver na imagem abaixo.

leaks do Huawei P30

Nessa altura o responsável da Huawei na Europa, Walter Ji, recusou fazer qualquer comentário aos leaks e a toda à especulação… Assim confirmou apenas que a empresa estava a trabalhar, de modo a inovar novamente na experiência fotográfica.

Mais tarde em Janeiro, o YouTuber Waqar Khan desenvolveu uma renderização muito detalhada do Huawei P30 Pro.

leaks do Huawei P30

Esta renderização foi feita com base em todas as informações que foram chegando à Internet. Depois disto o maior leak surgiu de uma parceria entre a @OnLeaks e a 91 mobiles. O vídeo do P30 pode ser visto abaixo.

Numa coisa todos os designs concordavam. Um dispositivo com um design metálico, embora coberto por vidro, um módulo de câmara na vertical e uma monocelha em forma de gota de água.

A maior alteração nestes leaks talvez fosse a presença de uma terceira câmara no P30.

O P20 standard vinha apenas com uma. Entretanto como não se via qualquer sensor de impressões digitais na parte traseira também se considerou que iríamos ter um sensor integrado no ecrã. No fundo algo que veio do Mate 20 Pro.

Entretanto no caso do P30 Pro, os rumores iniciais falavam de uma configuração de quatro lentes juntas na vertical. Entretanto os rumores mais recentes levaram-nos noutro sentido. Aqui o leak com mais impacto foi aquele que partiu de Roland Quandt, conforme pode ler aqui.

leaks do Huawei P30

A imagem partilhada por Quandt revelou que a parte traseira do Huawei P30 Pro integra três sensores montados na vertical, juntamente com um quarto sensor em separado.

Na prática é como o P20 Pro, mas com um sensor a mais.

leaks do Huawei P30

Eventualmente Quandt costuma acertar naquilo que partilha. Assim, o leak deste “leakster” no que diz respeito ao Huawei P30 Pro deve estar provavelmente certo.

Já o Huawei P30 tem o mesmo design frontal do P30 Pro. Especula-se que ele chegue com um ecrã OLED de 6 polegadas e um sensor de impressões digitais integrado no ecrã.

A grande diferença entre os dois é que o P30 Pro tem três câmaras na parte traseira sem outros sensores à parte. Entretanto, o ecrã deverá ser plano e não curvo.

Foi com todos estes leaks que o design ficou mais ou menos esclarecido dentro da cabeça dos utilizadores.

Entretanto este leakster revelou mais uma novidade recentemente. Na prática afirmou que os smartphones Huawei P30 e P30 terão superfícies com um corte plano na parte superior e inferior. Na prática vai permitir aos dispositivos ficar de pé em superfícies lisas.

Entretanto, este corte que permite aos dispositivos ficar de pé não é por acaso

Dito isto, a maioria dos smartphones que estão disponíveis no mercado têm molduras superiores e inferiores levemente curvas. Por esse motivo, não é possível que eles fiquem de pé. De facto, ter as partes superior e inferior com um corte plano tem a vantagem de fazer com que o smartphone possa ser colocado em pé para tirar selfies e fotos noturnas sem usar um tripé.

Quanto ao design parece que estamos conversados. Assim vamos avançar para as especificações.

Leaks do Huawei P30 e Pro: Especificações

O que se tem passado com os modelos anteriores é que o chipset que é integrado na gama Mate chega à gama P no ano seguinte. Assim não será uma surpresa o processador que deverá vir integrado neste smartphone.

O Kirin 980 é sem dúvida o chipset que vai estar presente no P30 Pro. A isto deverão juntar-se até 8 GB de RAM. Alguns rumores afirmam que haverá uma versão 5G deste equipamento com 12 GB de RAM. O P30 deverá ter menos memória, eventualmente, 6GB.

Ao nível dos ecrãs, os leaks afirmam que o P30 terá um sensor OLED de 6.1 polegadas. Já o P30 Pro deverá integrar um ecrã de 6.47 polegadas.

do CEO

A resolução será de 2340×1080 pixéis.

Estas especificações foram confirmadas no dia 13 de Março quando o Huawei P30 Pro apareceu na conhecida plataforma de benchmarking AnTuTu.

Pode ler mais sobre isto aqui.

Ao nível da bateria a passagem do Huawei P30 Pro pela entidade reguladora chinesa 3C confirmou que este dispositivo vai suportar um carregamento rápido de 30w.

Leaks do Huawei P30 e P30 Pro: as câmaras

Antes de falarmos dos rumores referentes às caracteristicas das câmaras talvez importe começarmos por algo que já é oficial.

O vice-presidente da marketing da Huawei, Clement Wong, confirmou ao site Android Central que o Huawei P30 Pro virá com uma câmara estilo periscópio. Na prática, disponibiliza grandes capacidades de Zoom.

A câmara periscópio quadrada vai substituir essencialmente a lente telefoto no P20 Pro e Mate 20 Pro. O objetivo é fazer “algo que ninguém fez antes”, segundo Clement Wong.

Apesar deste responsável ter recusado explicar o significado total destas palavras, supõe-se que esteja presente alguma forma de zoom mecânico.

periscópio

Não se sabe exatamente qual a capacidade do P30 Pro utilizar o Zoom sem se perder a qualidade da imagem.

No entanto, uma vez que o P20 Pro já suporta uma impressionante tecnologia de zoom “híbrido” de 5x, espera-se que no sucessor ela seja de 10x.

Entretanto, a Huawei também está a prometer uma grande atualização ao nível do desempenho em condições de pouca luz. Esta diferença será notória, até mesmo quatndo comparada com o P20 Pro e com o próprio Mate 20 Pro.

periscópio

A propósito disto, o responsável de marketing da Huawei referiu que o P30 Pro não vai se contentar com uma solução de visão nocturna “apenas baseada em software”. Assim, isto pode ser uma bicada ao Pixel 3 do Google.


Leia também:

Veja a impressionante capacidade do Zoom do Huawei P30 Pro


Vamos olhar para os outros rumores que se centram mais nas especificações das câmaras. O P30 deverá incluir um sensor primário de 40 megapixéis com abertura f/1.8. A isto deverá juntar-se outro sensor de 16 megapixéis e outro de 8. A câmara para selfies no P30 e no P30 Pro deverá ter 32 megapixéis.

O P30 deverá disponibilizar a funcionalidade de zoom híbrida até 5X que estava presente no P20.

Já a capacidade de zoom do P30 Pro deverá chegar às 10x, o que é realmente fantástico. Isto foi algo indirectamente confirmado por um responsável da Huawei na rede social chinesa Weibo.

Um dos responsáveis pela linha de dispositivos móveis da Huawei, Bruce Lee, partilhou algumas capturas feitas com o P30 Pro na rede social Weibo. Na prática, o executivo da Huawei partilhou quatro fotos de uma torre 5G.

Um olhar mais atento às fotografias revelam que elas foram capturadas com diferentes distâncias focais. Assim temos uma foto com Zoom de 10x, outra com Zoom de 5x, outra sem Zoom e outra grande angular. Pode ler este artigo completo aqui.

A câmara principal do P30 Pro deverá integrar um sensor principal de 40 megapixéis. A isto deverá juntar-se outro de 20 e por fim o de 8 responsável pela capacidade de zoom.

A outra câmara será um sensor Time-of-Flight (ToF).

Todos os leaks do Huawei P30 e P30 Pro: preços

É sempre prematuro falar de preços antes de um lançamento. Ainda assim, quando foram lançados, o P20 custava cerca de 649 Euros e o P20 Pro 899 Euros. Na minha opinião os modelos deste ano, tecnologicamente mais avançados e com aspetos caros com a integração do sensor de impressões digitais no ecrã, deverão ser entre 100 a 200 Euros mais caros.

Assim é provável que o P30 chegue com um preço a rondar os 800 Euros e o P30 Pro com um custo de 1000 Euros.