Samsung Galaxy S9 vs iPhone X: Quem vence a batalha?

Agora que a Samsung apresentou o novo Galaxy S9 no MWC, faz sentido olharmos para alguns dos equipamentos concorrentes como o iPhone X e percebermos de que forma eles se comparam ou se afastam. Quem vence a batalha?

Samsung Galaxy S9 vs iPhone X – O design

Agora que a Apple abraçou um design sem molduras no iPhone X, ficou muito mais semelhante à grande maioria dos modelos atuais Android. De facto, as molduras finas são uma tendência cada vez maior.

O S8 já seguia esta tendência e o S9 ainda a levou mais a sério, uma vez que a moldura superior e inferior são ainda mais finas. É na moldura superior que estão localizadas a câmara e os sensores.

A abordagem da Apple é ligeiramente diferente ao apostar numa monocelha para alojar a câmara e os sensores.

O leitor de impressões digitais no Galaxy S9 mudou de sítio e está agora localizado abaixo da câmara. Para além deste aposta no sistema de desbloqueio do rosto e da íris para rivalizar com o sistema Face ID da Apple.

Ambos os equipamentos possuem ecrãs OLED de 5,8 polegadas que no caso da Samsung é Super AMOLED. Dos dois, o S9 da Samsung possui um ecrã com uma resolução superior de 2960 x 1440 pixéis, para uma densidade de 570ppi. O iPhone X aposta num ecrã OLED de 2436 x 1125 pixéis, o que se traduz numa densidade de 458ppi.

A parte traseira de vidro do iPhone X é sem dúvida muito atrativa. Neste campo o Samsung Galaxy S9 também não destoa. Ao nível da resistência, o iPhone X tem certificação IP67, o que significa resistência a água e poeiras. No entanto, a certificação IP68 do S9 torna-o ainda mais resistente e pode inclusivamente estar submerso durante 30 minutos a uma profundidade de 1,5 metros. Já o iPhone X só pode ser submerso até 1 metro durante o mesmo período de tempo.

Ambos os equipamentos suportam carregamento sem fios. Importa salientar que o iPhone X não possui saída para auscultadores e que para utilizar acessórios com fios vai precisar de um adaptador Lightning. Já o S9 continua a manter a simpática porta de 3.5mm.

Já que falamos de áudio, importa salientar que o S9 fez algo interessante com os seus altifalantes ao incluir dois voltados para a afrente e ajustados pela AKG. Importa ainda salientar o suporte para Dolby Atmos.

Samsung Galaxy S9 vs Apple iPhone X – Qual é o mais poderoso?

Comparar um iPhone com um telefone Android ao nível do desempenho é quase como comparar maçãs com laranjas. É que os iPhones executam o seu próprio sistema operativo da Apple que foi otimizado para aproveitar ao máximo o hardware. No caso do Android, é um sistema operativo para milhares de dispositivos. Faz quase lembrar a “guerra” entre Windows e macOS.

Como sabem o S9 que chega a Portugal vem com o processador Exynos 9810 desenvolvido pela Samsung e que parece estar muito mais perto do A11 do iPhone X. De facto, tem mais semelhanças em termos de desempenho do que o Snapdragon 845 da Qualcomm que integra o S9 em alguns mercados. Resumindo, não esperem muitas diferenças ao nível do poder de processamento.

No caso da memória, o iPhone X vem equipado com 3 GB, enquanto o Galaxy S9 tem, pelo menos, 4 GB. Aqui importa dizer que a forma como o iOS e o Android lidam com a memória RAM é bastante diferente. Isto significa que um número maior não equivale necessariamente a um melhor desempenho.

A propósito disto gostava de fazer um aparte. O sistema operativo da Microsoft para dispositivos móveis pode ter sofrido com a falta de aplicações, o que eventualmente levou este fabricante a abandoná-lo. Ainda assim, sempre achei que tinha uma gestão de memória excelente. Lembro-me de testar diversos equipamentos Windows Phone que só tinham 512MB de memória e funcionavam de uma forma extremamente rápida, com todo o tipo de aplicações.

Voltando aos objetos desta análise, tanto o S9 como o iPhone X podem se adquiridos com uma capacidade de armazenamento de 64 ou 256GB. No entanto o Galaxy S9 tem uma vantagem que consiste na expansão de espaço através da utilização de cartões microSD.

O poder das câmaras

Ao nível das câmaras tanto o iPhone X como o Galaxy S9 possuem sensores de 12 megapixéis. Um tem uma câmara (S9) e o outro tem uma configuração de câmara dupla. O iPhone X tem um sensor com abertura f/1.8 e outro com sensor f/2.4. Ambos suportam a estabilização ótica de imagem.

apple iPhone X

Importa salientar que a abertura de f/1.8 disponível no iPhone X faz com que este equipamento permita oferecer bons resultados, em ambientes de baixa luz.

Já o Galaxy S9 tem apenas um sensor (a não ser a versão S9+ que tem dois) mas utiliza um sistema inteligente que consiste numa abertura mecânica variável entre f/1.5 e f/2.4. A abertura f/1.5 talvez seja a principal responsável pelo facto do Galaxy S9 se adaptar melhor às condições de fraca luz.

Samsung Galaxy S9 vs Apple iPhone X – Ponto final

Ao nível do design é muito difícil escolher-se um favorito. Ambos têm um ar premium e dito isto é tudo uma questão de gosto. Quem achar piada à monocelha e estiver habituado ao universo Apple vai certamente gostar do iPhone. Quem morreu de amores pelo design do S8, nem vai querer olhar para outro a não ser o S9. Ao nível do desempenho também não parecem existir grandes diferenças. De qualquer forma seria muito complicado estabelecermos uma comparação devidamente fundamentada. Como já referimos é como combinar maças com laranjas. Já no caso das câmaras, o S9 é capaz de conseguir melhores resultados em condições de baixa luz, graças ao truque da abertura variável.

Como devem imaginar o grande factor que diferencia estes equipamentos está no preço. O S9 vai estar disponível por 869,99€, enquanto o iPhone X está disponível a partir de 1129 Euros.

iPhone XGalaxy S9
Ecrã5.8-inch OLED
5.8-inch Super AMOLED
Resolução2436×1125 (458ppi)
2960×1440 (570ppi)
Aspeto16:918.5:9
Câmara traseira12MP f/1.8, OIS | 12MP f/2.412MP, f/1.5 – f/2.4 abertura variável
Câmara frontal7MP f/2.28MP, f/1.7
ChipsetApple A11 Bionic
Samsung Exynos 9810
RAM3GB4GB
Armazenamento64/256GB64GB/256GB
BateriaN/A3000mAh
CertificaçãoIP67IP68
Sensor de impressões digitaisNãoSim
Análise à íris / faceSim/NãoSim/Sim
Saída para auscultadoresNãoSim
PortaLightningUSB-C
Carregamento sem fiosQiQi/PMA
slot MicroSDNãoSDXC até 400GB
Peso174g163g

Também lhe pode interessar

VALE A PENA TROCAR O SAMSUNG GALAXY S8 PELO GALAXY S9 ?

SAMSUNG GALAXY S9+ VS GALAXY NOTE 8: QUAL ESCOLHER?

SERÁ QUE O SAMSUNG GALAXY S9 FAZIA MESMO FALTA NO MERCADO?

NOVO VÍDEO DA APPLE REVELA POTENCIAL DA CÂMARA DO IPHONE X