Não é segredo que o mining de criptomoedas ficou imensamente popular em 2017, perturbando o mercado de placas gráficas devido à falta de stock que por sua vez aumentou os preços de uma maneira nunca antes vista.
Um relatório de Jon Peddie Research revela que nem tudo é mau, visto que devido a tudo isto a AMD conseguiu reaver alguma quota de mercado fechando o fosso entre o seu grande rival, a Nvidia.
Em 2017 foram vendidas 3 milhões de placas gráficas, com o valor combinado à volta dos 776 milhões de dólares, mas parece que o maior beneficiado de tudo isto foi mesmo a AMD.
Apesar disto os gamers continuam a ser o grande foco de ambas as empresas.
“O Gaming tem sido e será sempre a grande força neste mercado, apenas aumentado pela procura por parte dos miners, no entanto, é esperado que a procura por parte destes diminua em resposta à queda das margens de lucros da actividade.”
Esta tendência no mercado de placas gráficas não beneficiou os jogadores, no entanto a AMD viu a sua quota de mercado aumentar 8.1% ao contrário da Nvidia que teve um declínio à volta dos 6%.
Isto pode não significar muito para o gamer normal, mas a verdade é que a AMD melhorou bastante a sua posição em relação ao seu rival, o que pode ser excelente para os consumidores no futuro.