A nova geração de gráficas da Nvidia chegou com preços pouco simpáticos e uma dose generosa de déjà vu. A performance subiu, sim, isso é verdade. Mas, a realidade é que não houve nenhuma revolução.
Ainda assim, as RTX 50 estão a vender bem, e os dados mais recentes da Steam confirmam isso mesmo.
RTX 50: Caras, mais do mesmo, mas… um sucesso
Portanto, segundo o última Steam Hardware Survey, as placas gráficas da gama RTX 50 já representam 3,69% dos PCs analisados. Isto num espaço de tempo curto, tendo em conta que a série só começou a ser lançada em janeiro com a 5090 e 5080, seguindo-se a 5070 e a 5060 entre fevereiro e maio.
A 5070 já lidera a corrida!
Quem está na frente é a RTX 5070, que representa quase 1% do total de utilizadores da Steam. Logo atrás vêm a 5080 e a 5070 Ti. Até os modelos mais acessíveis, como a 5060 e a 5060 Ti, estão a ganhar terreno.
Até a 5090, mesmo com o seu preço absurdo, já marca presença.
Além de tudo isto, se olharmos para o gráfico, a coisa é clara: os gamers continuam a escolher Nvidia, mesmo quando não há grandes inovações. Nem sinal de gráficas AMD RX 9000, nem das Intel Arc B-series. Ou seja, a concorrência não está sequer a aparecer nas estatísticas.
A campeã continua a ser uma gráfica… de portátil
Curiosamente, a placa mais popular na Steam continua a ser a RTX 4060 para portáteis, com quase 5% da base instalada. Isto mostra como o mercado de laptops gaming tem crescido, e como muitos jogadores continuam a apostar em soluções móveis mais acessíveis.
Nvidia ganha sem esforço?
A pergunta que se impõe é… Basta ser Nvidia para vender? Os dados dizem que sim. Mesmo com críticas à falta de inovação, mesmo com preços que afastam muita gente, a marca continua a dominar com facilidade.