Connect with us

Especiais

Samsung Galaxy S9+ vs Galaxy Note 8: Qual escolher?

Nuno Miguel Oliveira

Publicado a

Se está no mercado à procura de um telemóvel topo de gama Samsung com um grande ecrã, as suas melhores opções são o Galaxy S9+ e o Galaxy Note 8. As diferenças entre os dois podem parecer óbvias, mas também pode não ser bem assim.

Aparência

A nível de aparência, o S9+ e o Note 8 são bastante diferentes, e não apenas devido ao tamanho, isto porque enquanto ambos os telemóveis têm um ecrã 18:9, o ecrã do Galaxy Note 8 de 6.3” pode ser demasiado alto para algumas pessoas. Já o S9+ com um ecrã também Super AMOLED, é um pouco mais pequeno com 6.2”.

Apenas quando vira os telemóveis, e olha para a parte traseira é que começa a notar as diferenças de geração para geração.

Câmaras

Samsung Galaxy S9+ Galaxy Note 8

O Galaxy S9+ é o primeiro telemóvel Galaxy S a usar o sistema de duas câmeras traseiras, enquanto que o Note 8 já o fez em 2017.

 As câmaras do Galaxy S9 são um grande salto em relação às gerações passadas, e não só a lente secundária. O que é realmente “excitante” é a câmara principal graças à sua abertura ajustável, o que permite diferentes níveis de luz e profundidade. Isto leva a qualidade fotográfica a um nível completamente novo! Esta abertura muda automaticamente de acordo com o que estamos a fotografar.

Samsung Galaxy S9+ Galaxy Note 8

Já o Note 8 conta com uma lente com a abertura de f/1.7 que faz um excelente trabalho a capturar boas fotografias. É uma daquelas situações que só vai notar a diferença se tentar por você mesmo.

Enquanto que o Note 8 representa o melhor da velha guarda, a performance da câmara do S9+ fica ainda melhor com aquilo que a Samsung chama de processamento Multi-Frame. A empresa já é conhecida pelo seu grande poder de processamento, mas agora com memória RAM presente no próprio módulo da câmara, a aplicação é capaz de tirar dezenas de fotos em simultâneo. Estas são depois organizadas em grupos de quatro, para conseguir perceber o nível de contraste e detalhe que precisa de ser processado.

Samsung Galaxy S9+ Galaxy Note 8

O Galaxy S9+ também tem alguns novos modos, como o Super Slow Motion e AR Emoji.

O modo Super Slow Motion é o novo modo de câmara lenta, que consegue gravar até 960 fps a uma resolução de 720p, conseguindo imagens fantásticas! O que é ainda melhor, é que a aplicação da câmera consegue identificar quando uma acção vai começar e começa a gravar automaticamente.

Já o modo AR Emoji é apenas um modo divertido. A câmara frontal cria uma caricatura da face do utilizador, que depois pode ser personalizada com vários penteados, roupas etc… Assim que gravar, o telemóvel irá capturar montes de imagens GIFs baseadas na caricatura que pode mandar a quem quiser!

Estes modos são basicamente exclusivos dos Galaxy S9, pelo menos por enquanto. Por isso, tendo tudo isto em conta, o Note 8 fica claramente uns quantos passos atrás no mundo da fotografia.

A S-Pen

Samsung Galaxy S9+ Galaxy Note 8

Com tantas funcionalidades embebidas na S-Pen, o Note 8 continua a ser uma excelente máquina de produtividade, podendo usá-la como um rato para precisão ou escolha mais fácil de objetos, escrita de notas off screen, ou apenas desenhar onde quiser.

A S-Pen oferece imensas funcionalidades interessantes, incluindo a capacidade de tirar um screenshot de toda a página e não apenas daquilo que vê no ecrã.

O Note 8 tem uma vantagem em relação ao Galaxy S9 no tema GIF, com as Live Messages.

Pode escrever uma mensagem usando a S-Pen e de seguida enviar a escrita animada a quem quiser, podemos chamar a este funcionalidade o AR Emoji do Note 8.

Bixby 2.0

Samsung Galaxy S9+ Galaxy Note 8

Depois temos o assistente Bixby, que parece ter grande melhorias no Galaxy S9.

A câmara Bixby consegue agora distinguir diferentes tipos de comida. Funciona com ainda mais aplicações, faz traduções em tempo real e até consegue ajudar o utilizador a maquilhar-se.

Tudo isto pode ser acedido através da aplicação da câmara ou o botão dedicado Bixby, que continua no lado esquerdo do aparelho. E sim o botão Bixby continua a ser apenas para a Bixby.

Ecrã Infinito

Samsung Galaxy S9+ Galaxy Note 8

O ecrã infinito continua a ser uma das melhores maneiras de consumir multimédia, especialmente graças à alta saturação dos ecrãs Super AMOLED e ainda do aspecto amplo.

O Galaxy S9+ leva esta experiência um pouco mais além, com grandes melhorias no áudio ao incorporar colunas estéreo, uma na parte de baixo e outra integrada na parte superior do aparelho. As duas juntas fazem do S9 1.4x mais potente em relação aos anteriores modelos, especialmente com as melhorias ao nível do Dolby Atmos.

Ah… e a saída para auscultadores continua no mesmo sítio !

Desempenho

Samsung Galaxy S9+ Galaxy Note 8

Obviamente que o desempenho aumentou com o uso do novíssimo procssador da Samsung. No entanto, o S9 Plus tem ainda mais uma vantagem em relação ao modelo mais pequeno, ao possuir 6GB de memória RAM em vez dos 4GB do S9.

O armazenamento mantém-se nos 64GB mas pode ser expandido via cartão microSD.

Em termos de bateria o Note 8 fica um pouco no meio do caminho, com 3300mAh, em comparação com os 3000mAh do S9 e 3500mAh do S9+.

Conclusão

Samsung Galaxy S9+ Galaxy Note 8

As grandes diferenças entre o Note 8 e o Galaxy S9+ são a S-Pen e a câmara traseira e acabam por mostrar parte do que podemos esperar para o Note 9 que será lançado este ano.

No entanto se não dá muito valor às novas capacidades da câmera, não irá perder muito se escolher o Note 8 em detrimento do S9+ e ainda ganhar com as funcionalidades da S-Pen. Ainda assim o lançamento do Note 9 também já não está muito longe e talvez valha a pena esperar.

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro computador aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

1 Comentário

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Advertisement

Hardware

Entretenimento

Advertisement

Auto

Jogos