Connect with us

Especiais

Será que o Samsung Galaxy S9 fazia mesmo falta no mercado?

Nuno Miguel Oliveira

Publicado a

Um dos grandes focos da Samsung para o Galaxy S9 é melhorar a conectividade a pensar na Internet das coisas, mas acima de tudo tornar a vida dos utilizadores mais facilitada com o uso da nova câmara e das novas capacidades de inteligência artificial.

O mundo está a mudar, mas a gigante Sul Coreana quer mudar também, isto porque as redes sociais mudaram a maneira como as pessoas usam o smartphone no dia a dia.

Mas será que os fabricantes também mudaram a maneira como fabricam um smartphone?

É preciso ter em conta que em 2017, os utilizadores de smartphones tiraram 2.3 triliões de fotos e enviaram 5 mil milhões de emojis.

Por isto, a Samsung acredita que está na altura de mudar o smartphone e é necessário não só algo que tire fotos fantásticas, mas sim um produto que todo ele seja fantástico.

O Samsung Galaxy S9 é o primeiro telemóvel construído a pensar na forma como se utiliza o telemóvel.

O ecrã do S8 já era inovador, mas agora no S9 está ainda mais refinado, e claro… continua sem notch – ou Monocelha como preferirem 😛

Em paralelo, dá mais primazia à segurança mesmo sem perder funcionalidades como o sensor de impressão digital – mais uma bicada à grande rival da Samsung, a Apple e o seu iPhone X.

Foi por isso que a Samsung apresentou o “Inteligent Scan” que consiste na conjunção do scanner de íris que já conhecemos com o reconhecimento facial agora integrado no novo S9.

O aspecto também é importante !

Como já tínhamos dito, o novo topo de gama da Samsung vai chegar em 4 cores – preto, cinza, azul e cor de rosa, com os típicos nomes que a Samsung costuma dar às suas cores, ou seja, Midnigth Blue, Titanium Grey, Coral Blue e Lilac Purple.

De olho na câmara

A inovadora câmara do Galaxy S9 consegue processar 4x mais informação do que o modelo anterior, o S8, dispondo ainda de um novo modo de Câmera Super Lenta capaz de 960 fps, que é impressionante em comparação ao modo de câmara lenta tradicional.

Este novo modo tem imensas funcionalidades, oferecendo muitas horas de “brincadeira” para quem tiver imaginação de sobra. Com certeza irá mudar o seu Instagram e Snapchat Game!

A funcionalidade que achei mais interessante, talvez seja a mais simples, a câmara dispõe de um modo de captura automática. Assim que houver movimento na área escolhida, a filmagem começa automaticamente.

Brutal para pessoas como eu com pouco jeito para apanhar os timings correctos !

Claro que a Samsung com tanto foco nesta funcionalidade aproveitou para oferecer maneiras de ver o seu vídeo em câmara super lenta em modo invertido e ainda maneiras para defini-lo como papel de parede.

Tudo graças ao novo processador super rápido pensado para vídeo slow motion !

Ah e claro que ainda deu tempo para mais um “facadita” à Apple, ao confirmar que o S9 irá continuar a dispor de armazenamento amovível via cartão Micro-SD.

Câmara ou Câmaras ?

Como já tínhamos informado, o Galaxy S9+ irá ter um sistema com duas câmaras, enquanto o modelo mais pequeno, S9 irá ter apenas uma. No entanto fique a saber que ambos os sensores do S9+ vão ter estabilização automática de imagem(OIS).

Que no fundo é uma jogada bastante feia que começa a ser tendência das grandes marcas, reservar as melhores especificações para o modelo maior(e mais caro)…

A única diferença entre os dois modelos deveria ser o tamanho(e por consequência a capacidade da bateria), apenas e só isso !

No meio de toda esta informação a Samsung confirmou ainda que o S9 vai conseguir apanhar todos os momentos importantes para si e família nas condições mais complicadas, graças a resistência à água e pó.

Emojis com Reconhecimento Facial

Já sabíamos que a Samsung iria apresentar a sua versão dos Animojis da Apple, os rumores não desiludiram.

Os Animojis da Samsung vão ser criados com realidade aumentada, e serão parecidos com o utilizador graças ao uso de reconhecimento facial.

Assim que regista a sua face, o telemóvel cria 18 emojis com o seu “Boneco”, que poderá enviar por mensagem ou partilhar em qualquer plataforma como Facebook Messenger ou WhatsApp.

Surpreendentemente uma das coisas mais engraçadas do evento, apesar de na minha opinião o S9 não conseguir replicar com muita precisão os movimentos faciais do utilizador.

No entanto, a ideia de fazer um “avatar” com a nossa aparência parece excelente, e já me conseguia ver a mandar isto ao pessoal no facebook.

Bixby está de volta mas agora aperfeiçoada !

Agora a Bixby 2.0 oferece pesquisas e traduções em tempo real, mas não fica por aqui.

A Samsung está realmente a fazer tudo para facilitar a vida dos seus utilizadores, num esforço também para facilitar um estilo de vida saudável.

Por isso, com a câmara do S9 pode identificar uma grande quantidade de alimentos e até descobrir as suas calorias.

Maquilhagem… virtual ?

Algo um pouco mais virado para o público feminino, existe um modo de maquilhagem virtual, para que não só consiga ver como fica, mas também possa comprar a que mais gostar !

Imaginem só… um mundo em que não precisa de acompanhar a sua namorada ou mulher ao centro comercial !!!!

Isto sim, é o futuro !

A apresentação foi na minha opinião positiva, e o Galaxy S9/S9+ parece realmente ser um excelente aparelho, mas será que faz sentido abrir os cordões à bolsa?

Com o modelo mais barato a custar 839€, modelo esse que nem sequer é o “topo-de-gama” visto que não tem o sistema de câmara dupla, não é uma resposta fácil.

O que posso fazer com este aparelho que não faça hoje em dia com o Galaxy S8, que por acaso é a nível de design… 99% igual ?

Tudo seria melhor se a Samsung não tivesse aumentado os preços, ainda que pouco. É que assim dominaria o mercado de uma forma completamente avassaladora e daria uma grande machadada nos concorrentes diretos.

Como é que a Apple conseguiria lutar contra um S9, por exemplo, a 600 ou 700 Euros, quando o seu topo de gama, que oferece exatamente o mesmo, custa o dobro ?

Pensem nisso…

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro computador aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

3 Comentários

3 Comments

  1. V.T.

    26 Fevereiro, 2018 at 17:34

    Se a Samsung já é a referência, agora ainda vincou mais esse facto!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Advertisement

Hardware

Entretenimento

Advertisement

Auto

Jogos