Vale a pena trocar o Samsung Galaxy S8 pelo Galaxy S9 ?

Como sabem o Samsung Galaxy S9 é a última geração de uma linha já antiga de telemóveis topo de gama, aliás muitos utilizadores ainda usam o Galaxy S7, que já tem 2 anos, por isso, se tiver já tiver o Galaxy S8, será que vale a pena trocar ?

Com os telemóveis a tornarem-se cada vez mais poderosos ano após ano, será que ainda faz sentido trocar de aparelho regularmente?

Vamos ver como o S9 se comporta contra o seu antecessor, o Galaxy S8.

Apesar desta ser a nona geração de telemóveis Galaxy S, há muitas melhorias e funcionalidades novas para falar.

Aparência

Apesar do aspecto do S9 ser quase idêntico ao S8, o novo modelo tem muitas melhorias debaixo do capô que torna esta nova iteração muito apetecível aos olhos dos consumidores, e a Samsung conseguiu torna-lo um pouco mais pequeno, apesar de apenas conseguir reparar nisso quando os compara lado a lado.

Ambos os telemóveis possuem certificação IP68 para resistência à água e ao pó.

Na frente pouca coisa mudou esteticamente, apesar de algumas melhorias notáveis como a inclusão de colunas Stereo Dobly Atmos no Galaxy S9, aumentando bastante a experiência de consumo multimédia neste novo topo de gama.

Segurança

Samsung Galaxy S8 Galaxy S9

Apesar de não ser um problema tão grave como algumas pessoas querem fazer parecer, o sensor de impressão digital que se situava ao lado da câmera, mudou de sítio, encontrando-se agora por baixo das câmeras(ou câmera), o que acaba por ser uma boa decisão pela parte da Samsung, tornando o desbloqueio do aparelho mais natural.

Mas não foi só aqui que a Samsung fez algumas mudanças, a gigante Sul Coreana teve um grande foco na segurança ou implementar algumas leituras biométricas com o Intelligent Scan, que é basicamente a combinação do scanner de íris que já existe no Galaxy S8 com reconhecimento facial que foi tornado famoso pelo Apple iPhone X no fim do ano passado.

O leitor de impressão digital revela outra grande mudança no S9+, uma câmera secundária, um pouco à imagem do Note 8, incluindo uma segunda lente zoom.

Câmaras

Samsung Galaxy S8 Galaxy S9

A câmara principal também foi imensamente melhorada, com uma abertura mecânica ajustável, é sem dúvida o que mais impressiona neste aparelho, e leva a qualidade fotográfica deste S9 a um patamar completamente novo, com a capacidade de mudar a abertura entre f/1.5 e f/2.4 dependendo das condições de luz, ou até manualmente no modo Pro.

Com esta adição será possível tirar fotos fantásticas, sem se preocupar muito, pois se não for grande guru do mundo fotográfico, o modo de captura automático faz todas as modificações necessárias, mudando a abertura da lente automaticamente.

Samsung Galaxy S8 Galaxy S9

O Galaxy S9 também é agora capaz de tirar dúzias de fotos simultaneamente para melhor processamento de imagem, ao usar três grupos de quatro fotos de forma a perceber o detalhe e contraste da imagem, basicamente irá usar todas estas fotos para lhe apresentar uma imagem perto da perfeição.

A aplicação de câmera também foi actualizada para acomodar os novos modos e limpar um pouco a interface.

Câmera Lenta – Slow Motion

O modo de vídeo Slow Motion já estava disponível no Galaxy S8, mas foi imensamente melhorado no S9, conseguindo agora gravar até 960fps na resolução de 720p, e para que não perca o timing correcto, o telemóvel tem agora a capacidade de começar a gravar automaticamente quando detecta movimento na tela !

AR Emoji

Samsung Galaxy S8 Galaxy S9

Finalmente, os AR Emoji, que são basicamente a versão da Samsung dos Animoji da Apple, permitem criar uma caricatura do utilizador, que pode depois ser enviada na forma de GIFs personalizados em qualquer aplicação de mensagens, como o Facebook Messenger ou WhatsApp.

Ou seja, assim que criar a sua caricatura, com roupa e outros utensílios à sua escolha, pode ser gravada na galeria uma série de 18 GIFs únicos criados automaticamente para partilhar com quem quiser e como quiser.

Bixby

Mas as melhorias na câmera não ficam por aqui, com a inclusão de mais capacidade de IA no telemóvel a Samsung apostou ainda mais no seu assistente Bixby, que continua a ter o seu botão dedicado na lateral esquerda do aparelho.

Agora até consegue distinguir comida, mostrando as suas calorias no ecrã, também conseguindo fazer traduções em tempo real e até ajudar o utilizador a maquilhar-se, oferecendo opções de compra se gostar de um certo produto.

Estas melhorias podem chegar ao Galaxy S8 através de uma actualização de software, mas por enquanto são apenas do S9.

Desempenho

Samsung Galaxy S8 Galaxy S9

O Galaxy S9 é também significativamente mais rápido que o Galaxy S8, com o uso do novo Qualcomm Snapdragon 845 ou Exynos 9810 dependendo da região e 6GB de memória RAM no S9+(4GB no modelo S9).

O S9 e S9+ trazem ecrãs de 5.8” e 6.2” respectivamente, ou seja, idênticos aos modelos do ano passado, apesar de na linha S9 a curvatura não ser bem igual à linha S8, parecendo mais refinada.

A capacidade da bateria continua também a mesma do ano passado, com 3000mAh para o S9 e 3500mAh para o S9+.

Conclusão

O Galaxy S9 e S8 são parecidos em muitos aspectos… agora se vale a pena trocar se já possui o modelo do ano passado, apenas depende de si mesmo.

As grandes diferenças estão na câmara, se for um fã da fotografia, então talvez este seja o telemóvel indicado para si… senão talvez deva manter a sua carteira bem fechada.