Porque é que a Intel não aumentou o número de núcleos mais cedo?

A 9ª geração de processadores Intel Core está prestes a ser revelada! Marcando a primeira vez que a Intel irá lançar um CPU com oito núcleos para o mercado tradicional de consumo.

O que levanta algumas perguntas… Porque é que a Intel não aumentou o número de núcleos mais cedo? Afinal de contas, a AMD já tem processadores com 8 núcleos desde 2017!

É verdade que já sabemos que a Intel está a ter problemas graves com o seu processo de 10nm! E que em paralelo, o processo de 14nm também não está muito melhor, sendo incapaz de dar vazão a toda a procura.

Intel não aumentou

Mas parece que a Intel não o fez, porque acredita que os utilizadores não iriam utilizar os núcleos extra…

Guy Therien, chefe de arquiteturas no ‘Intel Client Computing Group’, afirma que mais núcleos não é a resposta! Mencionando que os jogos e programas atuais não estão otimizados para a utilização eficiente de múltiplos núcleos de processamento.

Isto não é novidade nenhuma! Ok, é possível que alguns dos leitores não soubesse isto… Mas a verdade é que é algo que faz parte do conhecimento comum, há muitos anos!


“Nós fazemos produtos com o objetivo de oferecer a melhor experiência e performance possível em todos os segmentos.

Qualquer que seja a necessidade de computação que as pessoas tenham – desde gaming, a criação de conteúdo, até workstations topo de gama. Por isso, qualquer que sejam os workloads que os utilizadores utilizam. Nós vamos meter no mercado os melhores, e mais fantástico núcleos para as suas necessidades.”


Ok, é verdade que existem aplicações que não utilizam mais que 4 núcleos. Similarmente, também é verdade que a maioria dos jogos atuais não são otimizados para utilizar múltiplos núcleos de processamento… Mas é algo que não faz qualquer sentido dizer, quando a AMD já conseguiu lançar no mercado processadores com mais núcleos, a preços extremamente competitivos.

Aliás, se a Intel tivesse aumentado o número de núcleos mais cedo… Os estúdios responsáveis pelos jogos que tanto gostamos, saberiam que a tecnologia estava a ser adoptada. E por isso, iriam optimizar os seus jogos de acordo com o hardware existente no mercado.

A AMD já começou a fazer isso mesmo, e agora com a Intel a lançar processadores de 8 núcleos e 6 núcleos, certamente que os programadores irão começar a ter isso em consideração!

Afinal de contas, em 2018, já existem muitas aplicações que muitos consumidores utilizam no seu dia-a-dia, que tiram partido de um maior número de núcleos e threads, por isso é uma desculpa um pouco patética vinda da Intel.

No entanto, ‘Guy Therien’ continua, dizendo que:

“É sempre divertido desenvolver funcionalidades e capacidades para produtos de alta performance, que permite criar novos records, e ter grandes pontuações nos benchmarks. Mas, que também tenham uma boa performance no mundo real, para as workloads e aplicações que irão beneficiar todos os consumidores em todos os segmentos de mercado.”


Porque é que a Intel não aumentou o número de núcleos mais cedo? – O que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Box Android IPTV barata: os riscos ocultos que tem de conhecer!

As boxes Android IPTV estão cada vez mais populares, prometendo acesso a uma vasta gama de conteúdos de streaming a preços acessíveis. No entanto,...

Vigilantes da estrada: uma espécie de Waze no Facebook!

Há quem diga que as redes sociais vieram trazer várias coisas negativas. No entanto, isto nem sempre corresponde à verdade. De facto, existem grupos...

Já pode descarregar torrents no iPhone sem precisar de Jailbreak!

Há muito que a Apple proibiu as aplicações de torrents na sua App Store, uma vez que estas ferramentas são frequentemente utilizadas para infringir...

Google prepara revolução na Google Play Store! Veja

Um dos elementos mais importantes para quem tem um smartphone da Google é sem dúvida a loja de aplicações. Para além disso, acaba por...

Mito ou verdade: o ar condicionado causa dor de garganta?

É suposto o ar condicionado tornar a nossa vida mais confortável. Normalmente, funciona. No entanto, há alturas em que o ar condicionado pode provocar...

Automóveis autónomos não querem que faça o dedo do meio!

A General Motors está determinada em preparar o caminho para um futuro em que os carros autónomos e os veículos autónomos façam mais sentido....

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados