Inicio Especiais Microsoft levou a sua proteção ATP Defender às BIOS UEFI

Microsoft levou a sua proteção ATP Defender às BIOS UEFI

A Microsoft anunciou recentemente uma extensão ao seu sistema ‘Windows Defender System Guard’, que agora será capaz de cumprir a sua missão até nas BIOS UEFI das máquinas dos utilzadores. Sabe porquê? É que nos últimos anos, temos visto um aumento bem significativo dos ataques ao nível de firmware e hardware específico.

Por isso, o grande objetivo desta estratégia é garantir a segurança desde o firmware até ao processamento na Cloud.



Microsoft levou a sua proteção ATP Defender às BIOS UEFI

ATP Defender

Portanto, tudo isto será feito a partir do novo UEFI Scanner, um componente que foi agora implementado à defesa do Windows 10, oferecendo ao Microsoft Defender ATP a poderosa capacidade de monitorizar o sistema de firmware, para ter a certeza que tudo está em segurança no PC.

Como tudo isto é feito?

Muito resumidamente, ao funcionar em conjunto com o chipset do sistema, o UEFI Scanner conta com ter soluções de segurança:

  • UEFI Anti-Rootkit – Chega ao firmware através do SPI (Serial Peripheral Interface)
  • Full filesystem scannar – Analisa todo o conteúdo do firmware
  • Detection Engine – Identifica comportamentos estranhos e novos exploits

Em suma, esta ferramenta tem a grande missão de aumentar a probabilidade de deteção aos cada vez mais comuns ataques ao nivel de hardware (a olhar para ti Intel!).

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte


Remover funcionalidades ‘chatas’ do Windows 10 é ilegal!

Se por acaso usa o Windows 10 todos os dias, no trabalho ou no seu PC do dia a dia, é provável que esteja farto de lidar com algumas das suas especificidades. Pois bem, é exatamente por isso que existem algumas ferramentas como o Ninjutsu OS, um novo software com a capacidade de modificar o sistema operativo da Microsoft com vários tweaks, mods e funcionalidades extra.

No entanto, a popular ferramenta já levou com uma queixa DMCA em cima, vinda diretamente da Microsoft. Afinal de contas, segundo o aviso legal, personalizar, modificar, ou remover funcionalidades do Windows 10 é uma violação da licença de software! Mesmo que estas mudanças melhorem o SO em algumas áreas como a privacidade.



Leia o resto do artigo aqui. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Huawei recebeu da TSMC muito menos chipsets do que pediu

É muito provável que até ter surgido o problema dos Estados Unidos com a Huawei nunca tivesse ouvido falar do novo TSMC. É sem...

Se tem um smartphone Huawei vai mudar de sistema operativo!

Muito se tem falado da Huawei, do Android e de sistemas operativos adicionais. Algo que começou com a embirração de Trump face à gigante...

Google Play Store: descobertas novas apps perigosas! Apague já

Existem descobertas que surgem quando menos esperamos, inclusive na Play Store. De facto, uma rapariga de 12 anos que vive na República Checa estranhou...

Nokia 7 Plus: HMD Global continua a ser a rainha dos updates!

A HMD Global conseguiu a proeza de agarrar numa marca que estava desaparecida e trazê-la à vida. A meu ver conseguiu fazê-lo muito bem,...

Keanu Reeves na Marvel? Um sonho quase realidade!

A vinda de Keanu Reeves para o universo cinematográfico da Marvel, sempre foi um sonho de todos os fãs desta série de filmes e...