Microsoft levou a sua proteção ATP Defender às BIOS UEFI

A Microsoft anunciou recentemente uma extensão ao seu sistema ‘Windows Defender System Guard’, que agora será capaz de cumprir a sua missão até nas BIOS UEFI das máquinas dos utilzadores. Sabe porquê? É que nos últimos anos, temos visto um aumento bem significativo dos ataques ao nível de firmware e hardware específico.

Por isso, o grande objetivo desta estratégia é garantir a segurança desde o firmware até ao processamento na Cloud.



Microsoft levou a sua proteção ATP Defender às BIOS UEFI

Microsoft defender, uefi, bios

Portanto, tudo isto será feito a partir do novo UEFI Scanner, um componente que foi agora implementado à defesa do Windows 10, oferecendo ao Microsoft Defender ATP a poderosa capacidade de monitorizar o sistema de firmware, para ter a certeza que tudo está em segurança no PC.

Como tudo isto é feito?

Muito resumidamente, ao funcionar em conjunto com o chipset do sistema, o UEFI Scanner conta com ter soluções de segurança:

  • UEFI Anti-Rootkit – Chega ao firmware através do SPI (Serial Peripheral Interface)
  • Full filesystem scannar – Analisa todo o conteúdo do firmware
  • Detection Engine – Identifica comportamentos estranhos e novos exploits

Em suma, esta ferramenta tem a grande missão de aumentar a probabilidade de deteção aos cada vez mais comuns ataques ao nivel de hardware (a olhar para ti Intel!).

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte


Remover funcionalidades ‘chatas’ do Windows 10 é ilegal!

Se por acaso usa o Windows 10 todos os dias, no trabalho ou no seu PC do dia a dia, é provável que esteja farto de lidar com algumas das suas especificidades. Pois bem, é exatamente por isso que existem algumas ferramentas como o Ninjutsu OS, um novo software com a capacidade de modificar o sistema operativo da Microsoft com vários tweaks, mods e funcionalidades extra.

No entanto, a popular ferramenta já levou com uma queixa DMCA em cima, vinda diretamente da Microsoft. Afinal de contas, segundo o aviso legal, personalizar, modificar, ou remover funcionalidades do Windows 10 é uma violação da licença de software! Mesmo que estas mudanças melhorem o SO em algumas áreas como a privacidade.



Leia o resto do artigo aqui.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.