Remover funcionalidades ‘chatas’ do Windows 10 é ilegal!

Se por acaso usa o Windows 10 todos os dias, no trabalho ou no seu PC do dia a dia, é provável que esteja farto de lidar com algumas das suas especificidades. Pois bem, é exatamente por isso que existem algumas ferramentas como o Ninjutsu OS, um novo software com a capacidade de modificar o sistema operativo da Microsoft com vários tweaks, mods e funcionalidades extra.

No entanto, a popular ferramenta já levou com uma queixa DMCA em cima, vinda diretamente da Microsoft. Afinal de contas, segundo o aviso legal, personalizar, modificar, ou remover funcionalidades do Windows 10 é uma violação da licença de software! Mesmo que estas mudanças melhorem o SO em algumas áreas como a privacidade.



Remover funcionalidades ‘chatas’ do Windows 10 é ilegal!

ninjutsu OS

Portanto, caso não saiba, o Windows sempre teve versões modificadas na Internet, bem como aplicações que servem apenas e só para mudar algumas das suas especificidade, para se encaixar melhor no dia a dia dos utilizadores. Dito isto, o novo Ninjutsu OS tem como grande objetivo levar estes mods a um nível completamente novo, algo que a Microsoft não gostou muito.

Afinal de contas, tendo sido lançado no dia 7 de Maio, o Ninjutsu OS afirma ser capaz de transformar o Windows 10 num Sistema Operativo muito mais leve, rápido, eficiente, seguro e menos chato! Adicionando cerca de 800 ferramentas feitas a pensar na privacidade, aplicações como o qBitTorrent e Tor Browser, tudo isto ao mesmo tempo que são removidas várias funcionalidades base do OS que são na sua grande maioria tidas como inúteis pelos utilizadores.

No entanto, a ‘casa’ do projeto no Github foi agora fechada, devido ao facto do Ninjutsu OS ir contra os direitos de autor da Microsoft. Tudo devido às violações nestes campos:

  • Personalização do Windows 10
  • Proteção da privacidade
  • Desativação de funcionalidades
  • Remoção de componentes
  • Remoção/desativação de vários programas e/ou serviços

Provavelmente estará agora a pensar que o Ninjutsu OS é uma versão pirateada do Windows 10 que anda a ser partilhada na Internet. No entanto, essa linha de pensamento não corresponde à verdade, visto que é necessário uma licença válida para que tudo funcione a 100%.

Ou seja, a Microsoft não perde dinheiro nenhum com a popularidade da ferramenta. Aliás, segundo a equipa, o código base da Microsoft não foi modificado, nem o projeto serve para vender algo que não é seu.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também